Influência sem autoridade é uma habilidade crítica para administradores de projetos. Manter uma equipe, sem ser o chefe, requer uma combinação de forte gerenciamento do fluxo de trabalho e habilidades de comunicação. Quando você reúne isso com alavancas de influência, pode dominar os trabalhos mais complexos.
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A autoridade é, sem dúvida, a maneira mais direta de influenciar os outros. Quando você gerencia recursos diretamente, pode definir suas direções e prioridades. Mas, se ser o chefe, há um tempo e um lugar para alavancar a autoridade, seja sua ou de outra pessoa. Por exemplo, chame os superiores se você não conseguir resolver as principais pendências. Mas não antes de tentar resolvê-las individualmente.
Veja, na galeria de fotos abaixo, 5 dicas para influenciar mesmo sem ser o chefe:
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iStock 1. Tenha expertise
Expertise é um poderoso fator de influência. A expertise específica em disciplina, por exemplo, é fundamental quando diversas pessoas, de funções diferentes, atuam juntas em um projeto. Use seu conhecimento para embasar suas recomendações e solicitações. Um exemplo de gerenciamento de projetos seria explicar todas as etapas de um cronograma para justificar um prazo. -
iStock 2. Informação
A informação é mais poderosa quando compartilhada. Influencie os outros dividindo o que você sabe regularmente, de forma clara e concisa. Como gerente de projetos, você tem objetivos e cronogramas. Em grupos de trabalho complexos, papéis e responsabilidades podem ser confusos. A informação é uma via de mão dupla. -
iStock 3. Recursos
Ter os recursos certos é um fator crítico para o sucesso do projeto. O uso criativo de recursos pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Influencie o orçamento com exemplos de projetos anteriores. Influencie as habilidades, delineando os principais resultados e documentando as habilidades necessárias para alcançar os resultados. Influencie as pessoas, mantendo um controle sobre questões de carga de trabalho e priorização. -
iStock 4. Relacionamentos
Conheça pessoas e forme conexões e relacionamentos mais profundos. Isso permite que você saiba o que esperar. Preveja reacções e atitudes e se prepare para objecções, em vez de ser pego de surpresa. As pessoas que confiam em você estarão muito mais dispostas a segui-lo. Relacionamentos profundos e duradouros permitem que você peça favores ocasionais. Finalmente, um sentimento de camaradagem também ajuda muito as pessoas a resolverem problemas juntas. -
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iStock 5. Atitude
Sua atitude, ou como você trata as outras pessoas, é um dos fatores mais importantes de influência. Seja honesto e direto. Um lapso na sua integridade custará a sua confiança por um longo tempo. Não desperdice o tempo das pessoas, esteja preparado e organizado. Comunique informações e urgências, mas não estresse o time. Seu tom de voz, sua escolha de palavras e o reconhecimento de situações difíceis podem ser sua arma mais poderosa.
1. Tenha expertise
Expertise é um poderoso fator de influência. A expertise específica em disciplina, por exemplo, é fundamental quando diversas pessoas, de funções diferentes, atuam juntas em um projeto. Use seu conhecimento para embasar suas recomendações e solicitações. Um exemplo de gerenciamento de projetos seria explicar todas as etapas de um cronograma para justificar um prazo.