Para alguns, essa é a principal meta da carreira: conseguir um emprego no Google. Antes de tentar uma vaga, porém, verifique se você sabe o que o Google está procurando. Não há um caminho direto ou fórmula predefinida para quem quer se tornar um “Noogler” — termo usado pela gigante de tecnologia para um novo funcionário. Como cada entrevista pode ser única, não há guia ou manual para a ocasião.
LEIA MAIS: Google investe US$ 700 milhões em centro de dados ecológico
Mas algumas ideias podem ajudar. E, se você esquecê-las às vésperas da entrevista, basta pesquisar no Google. Veja, na galeria de fotos abaixo, quatro dicas para ser contratado pelo Google:
-
Getty Images 1. Linkedin atualizado: currículo importa
É hora de limpar seu perfil do Linkedin. Pode ser senso comum, mas seu currículo é a primeira fonte de informações que o Google vai ter de você. A empresa enxerga o currículo como o local ideal para destacar conquistas. Se você ocupou uma posição de liderança, o Google quer saber. Qual foi o seu papel? Como liderou e influenciou os outros? Como mensurou seu êxito?
-
Getty Images 2. Entrevistas por telefone ou Google Hangout
As entrevistas por telefone ou Google Hangout podem durar de 30 a 60 minutos e são uma oportunidade para falar com um gerente ou colega em potencial. Se desejar uma posição como engenheiro de software, esteja preparado para discutir algoritmos e estruturas de dados. Você provavelmente será convidado a escrever de 20 a 30 linhas de código.
Durante a entrevista, lembre-se dessas quatro etapas ao ser confrontado com uma pergunta aberta:
– Faça questões esclarecedoras
– Explique sua resposta em um algoritmo
– Converta esse algoritmo em um código viável, de acordo com o caso
– Otimize. Teste. Encontre falhasSe você não é engenheiro de software, deverá ter de responder a perguntas comportamentais, hipotéticas ou baseadas em casos.
-
Getty Images 3. Como você pode dominar a entrevista
Embora você não saiba exatamente como serão as entrevistas, alguns conselhos são sempre úteis:
– Anote as possíveis perguntas e respostas que pode receber. Comece pelas mais comuns e prováveis. Se não souber, procure no Google
– Mostre como você pensa
– Explique como toma decisões
– Demonstre como aborda e resolve problemas
– Não há problema em fazer perguntas esclarecedoras para entender o que é questionado
– Mostre suas posições e demandas com evidências e dadosSe você está se candidatando a um cargo técnico, esses conselhos podem ajudá-lo:
– Conheça pelo menos uma linguagem de programação
– Concentre-se na compreensão de conceitos (em vez de memorização)
– Aborde o problema com algoritmos
– Compreenda a classificação e as estruturas de dados
– Espere receber possíveis problemas de matemática -
Getty Images 4. Como ter “Googlyness”
Sim, essa é uma palavra real — assista ao filme “Os Estagiários”, com Vince Vaughn e Owen Wilson, para mais informações. “Googlyness” incorpora vários atributos intangíveis, como paixão, motivação, empreendedorismo, criatividade, persistência e determinação — assim como uma crença inerente na possibilidade de a tecnologia tornar o mundo um lugar melhor. Se você é um Googler, pode ter sua própria definição — melhor — do conceito. Você não é obrigado a ter “Googlyness” durante a entrevista, mas considere isso um bônus adicional.
1. Linkedin atualizado: currículo importa
É hora de limpar seu perfil do Linkedin. Pode ser senso comum, mas seu currículo é a primeira fonte de informações que o Google vai ter de você. A empresa enxerga o currículo como o local ideal para destacar conquistas. Se você ocupou uma posição de liderança, o Google quer saber. Qual foi o seu papel? Como liderou e influenciou os outros? Como mensurou seu êxito?