Resumo:
- Uma vez que o recurso mais valioso de uma empresa são as pessoas, funcionários felizes, motivados e dedicados constituem a base para qualquer negócio de sucesso;
- Algumas das melhorias no trabalho da equipe que o serviço de um coach de desempenho pode trazer são melhor comunicação, menos desgaste e mais positividade;
- Apresentar as sessões de coach de forma atrativa, disponibilizá-las como um momento de compartilhar qualquer tipo de problema, não restringi-las individualmente e pedir feedback à equipe são estratégias para obter resultados ainda mais positivos.
O recurso mais valioso da sua empresa não é o seu produto ou serviço: são as pessoas. Funcionários felizes, motivados e dedicados constituem a base para qualquer negócio de sucesso. Isso é especialmente verdadeiro na área de relações públicas, onde uma parte essencial do trabalho é comunicar e representar várias empresas com entusiasmo e graciosidade. Fora o período de férias, promoções e aumentos, de que forma se pode apoiar e incentivar os funcionários a continuarem a melhorar seu trabalho?
VEJA MAIS: Tudo sobre coaching: como não errar na escolha de um bom profissional
No ano passado, nossa agência implementou o serviço de um coach de desempenho e vimos uma mudança drástica na equipe, incluindo melhor comunicação, menos desgaste e maior positividade. Ao trabalhar com este profissional, nossa equipe não apenas recebeu ferramentas específicas para ajudar a alcançar a próxima etapa da carreira de cada um, mas também demonstrou que a empresa está investindo ativamente nela.
Está considerando experimentar essa experiência? Então veja algumas estratégias eficazes para aproveitar ao máximo a contratação de um coach:
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Getty Images / Caiaimage Martin / Barraud Apresente a ideia
Para que seu coach seja mais eficaz, cada funcionário deve estar presente e aberto a participar de suas sessões. Apresentamos nosso profissional no retiro da empresa e realizamos exercícios de formação de equipes antes de nos dividirmos em sessões individuais. Isso permitiu que o grupo se sentisse confortável não apenas com a ideia de realizar as atividades, mas também com a pessoa que conduz as sessões. Após um dia de risadas em meio aos exercícios e familiarização com o processo, a equipe estava pronta para mergulhar na experiência.
Se você deseja envolver seus funcionários, recomendo convocar uma breve reunião para apresentar o coach e seu papel na companhia. Assegure-se de introduzir a ideia como uma prática positiva e convencer a equipe que o profissional estará presente para ajudar a atingir todo o seu potencial. Quanto mais aberto for o funcionário à experiência, mais ele poderá aproveitar o aprendizado de cada sessão.
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Getty Images / Lucy Lambriex Amplie o escopo
Como todos sabemos, nem tudo que afeta nossa capacidade de trabalhar está confinado ao escritório. Antes das sessões individuais, é recomendável incentivar a equipe a falar sobre qualquer coisa que os esteja impedindo, mesmo que tenha se originado fora do local de trabalho. Embora as conversas não tenham sido projetadas para terapia, descobrimos que esse incentivo ajuda os membros do grupo a identificar quaisquer problemas e a compartimentá-los, resultando em melhores resultados no trabalho. Em minha agência, mantemos em sigilo cada uma das sessões de nossos funcionários, a fim de promover um espaço seguro para que eles se sintam à vontade a compartilhar suas experiências.
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GettyImages / Caiamage Agnieska Olek Entenda que não é apenas uma missão individual
Além de oferecer sessões individuais, também é recomendável pedir ao seu coach para realizar sessões “de dois em dois” entre os gerentes e cada um dos membros de sua equipe. O objetivo aqui é ajudar a estabelecer linhas claras de comunicação desde o início e não corrigir um problema posteriormente.
Semelhante a uma empresa com escritórios em diferentes países, achamos essa técnica especialmente útil, pois ajudou os membros da nossa equipe a aperfeiçoarem suas habilidades de comunicação para além das fronteiras. A qualquer funcionário que trabalhe com um coach de desempenho, recomendo experimentar essas sessões conjuntas.
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Getty Images /Thomas Barwick Obtenha feedback
Ao implementar uma nova tática, é importante verificar regularmente com sua equipe o progresso deles. Após algumas sessões, consultamos nossa equipe para avaliar se eles as consideravam úteis e o que pensavam do processo. Eles estavam se sentindo mais confiantes no trabalho? Sendo mais apoiados? Em que viram mudanças? Esta lista é importante para avaliar quem está aproveitando ao máximo e como você deve ajustar os futuros passos.
Apresente a ideia
Para que seu coach seja mais eficaz, cada funcionário deve estar presente e aberto a participar de suas sessões. Apresentamos nosso profissional no retiro da empresa e realizamos exercícios de formação de equipes antes de nos dividirmos em sessões individuais. Isso permitiu que o grupo se sentisse confortável não apenas com a ideia de realizar as atividades, mas também com a pessoa que conduz as sessões. Após um dia de risadas em meio aos exercícios e familiarização com o processo, a equipe estava pronta para mergulhar na experiência.
Se você deseja envolver seus funcionários, recomendo convocar uma breve reunião para apresentar o coach e seu papel na companhia. Assegure-se de introduzir a ideia como uma prática positiva e convencer a equipe que o profissional estará presente para ajudar a atingir todo o seu potencial. Quanto mais aberto for o funcionário à experiência, mais ele poderá aproveitar o aprendizado de cada sessão.
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