Resumo:
- É importante ensaiar alguns discursos breves para diferentes situações, o chamado de elevator pitch;
- Sempre relembre suas capacitações mais fortes e tenha certeza de que os entrevistadores saibam delas;
- Quando se candidatar a um novo emprego, já comece a preparar esse discurso. Use-o no final da entrevista para deixar uma boa impressão.
Você sabia que pode (e deve) ter mais de um “elevator pitch” (um discurso rápido para convencer alguém sobre uma ideia ou proposta) para usar quando surgem diferentes oportunidades?
Um elevator pitch pode durar entre 10 segundos e 3 minutos. Independentemente de quão curto ou longo seja, porém, o objetivo é o mesmo: resumir quem você é, explicar o que você pode oferecer de novo e, no caso de uma promoção na carreira, indicar por que deseja uma oportunidade.
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Um dos melhores momentos para usar esse tipo de discurso é quando você está encerrando uma entrevista e recebe a pergunta: “Tem mais alguma coisa que gostaria de fazer?”.
Veja na galeria de fotos abaixo como dominar o elevator pitch e se destacar nas próximas entrevistas:
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GettyImages/EricAudras 1) Comece a preparar e praticar seu elevator pitch assim que se candidatar para uma vaga de emprego
Você pode já ter um elevator pitch com o qual consegue trabalhar. Mas, caso contrário, pode começar do zero e escrever uma mensagem poderosa que reforce o que foi declarado em sua entrevista, bem como um resumo das qualificações identificadas em seu currículo.
Você pode se perguntar a razão de isso ser tão importante. Por vários anos, servi como entrevistador. Também digitalizei (sim, digitalizei) milhares de currículos para diminuir o número de candidatos em potencial àqueles que estavam mais bem qualificados para avançar com uma entrevista. Quando você entrevista 20 ou mais pessoas por dia, as mensagens podem ficar complicadas e diluídas.
No entanto, quando se ouve um discurso poderoso, isso fica marcado. Você pensa: “Esse é um candidato interessante”. É por isso que, se você quiser avançar em sua carreira, é fundamental dominar seu discurso e se tornar esse “candidato interessante”.
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GettyImages/MartinBarraud 2) Explique quem você é e mostre o que pode oferecer
Em outras palavras, explique por que você é o melhor candidato para o trabalho. Sua entrevista pode ter sido mais ou menos, mas seu elevator pitch pode ser uma oportunidade para demonstrar conhecimento, proficiências e habilidades que você pode oferecer à empresa.
Por exemplo, durante a entrevista, você pode ter acabado de identificar suas habilidades de gerenciamento de programas. No elevator pitch, é possível dizer algo como: “Por meio de minhas excelentes habilidades de gerenciamento de programas, exclusivas do setor governamental, desejo apoiar o objetivo estratégico da empresa de adquirir 10 contratos governamentais de US$ 1,1 bilhão ou mais, assim como fiz na corporação XYZ “.
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GettyImages/Westend61 3) Mostre que a sua proposta beneficia todas as partes
Na mesma linha do exemplo anterior, acrescente: “Sou considerado um especialista em negociações e tenho as mais altas certificações, bem como as conexões necessárias, que são diferenciais quando se trata de contratos de excelência”.
1) Comece a preparar e praticar seu elevator pitch assim que se candidatar para uma vaga de emprego
Você pode já ter um elevator pitch com o qual consegue trabalhar. Mas, caso contrário, pode começar do zero e escrever uma mensagem poderosa que reforce o que foi declarado em sua entrevista, bem como um resumo das qualificações identificadas em seu currículo.
Você pode se perguntar a razão de isso ser tão importante. Por vários anos, servi como entrevistador. Também digitalizei (sim, digitalizei) milhares de currículos para diminuir o número de candidatos em potencial àqueles que estavam mais bem qualificados para avançar com uma entrevista. Quando você entrevista 20 ou mais pessoas por dia, as mensagens podem ficar complicadas e diluídas.
No entanto, quando se ouve um discurso poderoso, isso fica marcado. Você pensa: “Esse é um candidato interessante”. É por isso que, se você quiser avançar em sua carreira, é fundamental dominar seu discurso e se tornar esse “candidato interessante”.
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