Resumo:
- Até fim do ano, é possível aplicar métodos simples e gratuitos para se desenvolver profissionalmente;
- Mudanças de comportamento e perspectiva são fundamentais para se aprimorar no trabalho;
- Limpar o ambiente que o cerca, ser curioso e um excelente ouvinte são algumas das maneiras de impulsionar a carreira.
Ainda há dias úteis antes do encerramento do ano. Ou seja, dá tempo de ainda obter desenvolvimento profissional, sem gastar um centavo.
LEIA MAIS: 3 tendências de espaço de trabalho que os líderes devem conhecer
Aqui estão as 20 melhores (e gratuitas) maneiras de melhorar sua carreira antes do início da nova década:
-
GettyImages/ Hinterhaus Productions 1. Esclareça sua história (de carreira)
Todo mundo tem uma história única, mas nem todos aproveitam seu poder. Criada adequadamente, sua história de carreira ajuda a diferenciá-lo de seus concorrentes, destacar seu valor e atrair indivíduos que agreguem no seu desenvolvimento. Ela fornece um fio comum que une suas experiências pessoais e profissionais, bem como habilidades transferíveis, de modo a facilitar a conexão dos pontos por outras pessoas. Conhecer e ser capaz de articular claramente sua história de carreira é transformador; use-a com sabedoria.
-
GettyImages/ Westend61 2. Compartilhe sua sabedoria
Sabedoria é a capacidade de pensar e agir a partir do conhecimento, experiência, entendimento, bom senso e discernimento. Tudo isso se transforma em algo verdadeiramente poderoso quando é compartilhado, uma vez que todo o saber do mundo não tem sentido sem aplicação. Muitos líderes, entretanto, optam por guardar suas ideias. Eles não entendem uma verdade simples: compartilhar sua sabedoria não diminui seu impacto, mas o amplifica. E hoje, a melhor maneira dar amplitude a sua mensagem é aproveitar o poder e o alcance das mídias sociais.
-
GettyImages/ Luis Alvarez 3. Limpe seu ambiente (de trabalho)
Seu ambiente, que inclui amigos, colegas, localização, hábitos e estilo de vida, pode afetá-lo para melhor ou para pior muito mais do que imagina. Você não pode fazer uma mudança significativa e duradoura sem alterar alguns elementos. O real crescimento acontece quando entendemos quem e o que suporta da maneira mais eficiente aquilo que queremos e, depois, nos alinhamos a estas pessoas e lugares. Seu ambiente sempre vence, portanto, verifique se ele suporta seus objetivos.
-
GettyImages/ Morsa Images 4. Diga “não”
Se você deseja desenvolver sua carreira, precisa aprender a dizer não a quase tudo (e a todos) que não o anima, corresponde a seus valores, promove sua missão na vida ou ajuda a alcançar seus objetivos. Lembre-se de que, ao dizer não às coisas e às pessoas que não agregam mais, é possível dizer sim àqueles que o fazem.
-
Anúncio publicitário -
GettyImages/ nd3000 5. Diga “sim”
Dizer sim pode ser um benefício para sua carreira, pois abre novos desafios e oportunidades, promove a colaboração, fortalece os outros e cria um ambiente em que é seguro tentar, falhar, aprender e inovar.
-
GettyImages/Westend61 6. Aprimore suas habilidades interpessoais
A inteligência emocional está enraizada nelas, os líderes empresariais reconhecem seu poder e por isso permanecem em alta demanda. Estou falando de habilidades interpessoais, aquelas frequentemente incompreendidas e subvalorizadas, que impulsionam o sucesso na carreira.
No início deste ano, o LinkedIn lançou seu relatório anual Global Talent Trends 2019, que explora as quatro grandes tendências no que diz respeito ao futuro do local de trabalho. No topo da lista? Habilidades interpessoais.
Essa constatação ressalta uma verdade fundamental: em sua essência, os negócios envolvem relacionamentos. Não importa sua função ou cargo, para ter sucesso, você deve interagir com outras pessoas. E aqueles que encontram uma maneira de combinar suas habilidades técnicas com as pessoais, criam ambientes que capacitam e animam suas equipes, encantam seus clientes e estimulam o crescimento sustentável.
-
GettyImages/ Hero Images 7. Domine o gerenciamento de tempo
Sua capacidade de priorizar e concentrar sua atenção no desenvolvimento de projetos de trabalho é crucial. Como e com quem você passa seu tempo e coloca em prática sua produtividade, demonstra seu foco e compromisso com aquilo que é mais importante. Ao dominar o gerenciamento de tempo, aprende-se a dizer não, executar, decidir, delegar ou excluir tarefas, agendar compromissos rotineiros, eliminar distrações, fazer uma obrigação de cada vez, conhecer e trabalhar seus próprios ritmos e desenvolver pausas para recuperar energia.
-
GettyImages/ Compassionate Eye Foundation/Mark Langridge 8. Torne-se mais consciente sobre si mesmo
A maioria dos indivíduos pensa na autoconsciência como conhecimento sobre si mesmo. Os líderes autoconscientes têm um entendimento claro de suas forças, fraquezas, pensamentos, crenças, motivação e emoções. Eles são honestos referente ao que querem, a suas habilidades e ao que é mais importante. Além disso, têm uma percepção precisa do que os diferencia e podem usar seus talentos exclusivos a fim de ampliar seu impacto em um ambiente que melhor lhes convém. Por outro lado, também entendem e reconhecem suas dificuldades e áreas que precisam ser melhoradas.
Mas a autoconsciência não é apenas saber como você se move pelo mundo; é saber como sua energia afeta os outros. Essa perspectiva permite que você entenda que tudo está conectado (suas interações com outras pessoas, como elas percebem você, sua atitude e suas respostas a elas no momento) e que tudo pode ser aprimorado por meio de uma melhor autoconsciência.
-
GettyImages/ Maskot 9. Seja curioso
A curiosidade pode ser definida como um forte desejo de saber ou aprender algo. Contudo, é muito mais que isso.
Quando você está curioso, está disposto a aprender, ou seja, explorar novas ideias, experiências e possibilidades. Tem vontade de conhecer novas pessoas e obter novos conhecimentos. Está preparado para deixar mentalidades desatualizadas e crenças limitantes a fim de abrir espaço ao seu eu mais evoluído. E é essa disposição, essa curiosidade que alimenta o desenvolvimento.
Quando você abraça a curiosidade, você se transforma em um aprendiz ao longo da vida, que é o objetivo do crescimento pessoal e profissional.
-
GettyImages/ Thomas Barwick 10. Sorria mais
Você já possui uma ferramenta simples, mas profundamente poderosa, a fim de melhorar instantaneamente sua carreira: o sorriso. Pesquisas apontam que sorrir deixa os outros confortáveis, inspira confiança, faz bem a você, o torna “magnético”, mais criativo e é contagioso.
-
GettyImages/ Maskot 11. Seja criativo
Criatividade é a capacidade de perceber o mundo de novas maneiras, encontrar padrões ocultos, estabelecer conexões entre coisas aparentemente sem sentido e gerar soluções inovadoras. Quando você é criativo, é capaz de transformar ideias novas e imaginativas em realidade. Os líderes empresariais concordam que, para cultivar sua criatividade, você deve fazer grandes perguntas, prestar atenção, ter uma mente aberta, reservar um tempo para que sua mente divague e não ter medo de correr riscos.
-
GettyImages/ 10'000 Hours 12. Pratique empatia
Simon Sinek, Oprah Winfrey e Gary Vaynerchuk citam a empatia como uma habilidade essencial de liderança. Para se tornar mais empático, mude sua mentalidade para colocar as pessoas em primeiro lugar, vendo-as como seres humanos e não como um meio para o fim de uma transação ou tarefa, faça perguntas ponderadas e profundas que extraem implicações e sentimentos que, por sua vez, promovem conexão e ouça mais e fale menos.
Ao praticar a empatia, você entenderá melhor seus clientes, colegas e parceiros e poderá usar essas informações de maneira a melhor servir e se comunicar com eles.
-
GettyImages/ Hero Images 13. Seja corajoso o suficiente para usar esta palavra de cinco letras
Veja a vulnerabilidade como uma força, não como uma fraqueza. Quando encontramos a coragem de pedir AJUDA, modelando a vulnerabilidade, ela cria um efeito cascata positivo. Damos aos outros permissão para fazer o mesmo, criando uma cultura e um ambiente de abertura e colaboração. Lideramos com empatia, o que aprimora a conexão e a comunicação e cria confiança.
-
GettyImages/ Thomas Barwick 14. Mude sua perspectiva
Sua perspectiva é a lente pela qual você vê a si mesmo, sua carreira e o mundo. Isso afeta a história que você conta a si e a história que conta aos outros. Isso afeta seu potencial e, de acordo com Gary Vaynerchuk, fundador e CEO da VaynerMedia, também é o caminho mais rápido para o sucesso e a felicidade.
“Se há algo que eu poderia desejar que você tivesse, mais do que ética de trabalho, energia ou carisma, seria a mentalidade e a perspectiva”, disse Vaynerchuk em um artigo recente. “Muito de nossas vidas é baseado em como encaramos as situações que nos cercam.”
-
GettyImages/ Hero Images 15. Abrace as quatro palavras que ajudarão você a se comunicar e se conectar melhor
Com muita frequência, assumimos que todos pensam, se comportam e se comunicam da mesma maneira que nós. Pior, cometemos o erro de concentrar nossos argumentos de vendas e comunicação sobre nós, em vez de nossos públicos-alvo. Independentemente do seu setor ou profissão, quatro palavras têm o poder de alterar seus resultados instantaneamente: não é sobre você.
Os melhores líderes entendem que, colocando os outros em primeiro lugar e adotando uma mentalidade de serviço, podem melhorar sua comunicação e conexão, estabelecer confiança, aprofundar relacionamentos e construir negócios.
-
GettyImages/Thomas Barwick 16. Aprenda a ser mais carismático
Carisma é mais do que ser envolvente ou espirituoso. Somos atraídos por aqueles que realmente nos ouvem, que se concentram totalmente em nós e nos deixam com sentimento de estarmos sendo vistos e ouvidos. Aqueles que ousam ser vulneráveis e que realmente desejam se conectar, compartilhar e nos tratar com respeito e bondade. E, em troca, oferecemos nossa atenção e confiança inabaláveis.
Na sua essência, o carisma não é apenas a sua simpatia ou capacidade de contar uma boa história. Em vez disso, seu poder real tem menos a ver com você e tudo a ver com a forma como você faz os outros se sentirem.
-
GettyImages/ Hero Images 17. Atreva-se a ser um “contrariador de carreira”
Os “contrariadores de carreira” compartilham a capacidade de adotar uma perspectiva muitas vezes impopular e fazê-la funcionar para eles. Em vez de se conformarem com caminhos e abordagens convencionais ou práticos, eles buscam meios alternativos para a realização da carreira. Isso significa que eles percebem que há mais de um caminho para o sucesso (e provavelmente não é linear), ficam à vontade para se sentir desconfortáveis (até mesmo e principalmente quando fracassam), confiam em seus instintos, jogam o jogo longo, eliminam a negatividade e entendem que seguir um caminho alternativo pode inspirar outra pessoa a fazê-lo também.
-
GettyImages/ Hero Images 18. Concentre-se em atenção e confiança
Seth Godin sugere que “a moeda de quem quer mudanças imediatas são atenção e confiança. E isso é um ciclo virtuoso. Você não recebe atenção a menos que seja confiável. Você não é confiável, a menos que obtenha atenção.”
Bondade e respeito geram atenção e confiança. Você pode demonstrar essas qualidades ao diferenciar entre boa e má atenção (algo que se alinha com suas crenças e será recebido positivamente), não enganar o sistema (não use um jogo de poder para tentar influenciar as pessoas) e ser generoso (e não egoísta, esperando algo em troca).
-
GettyImages/ Thomas Barwick 19. Torne-se um excelente ouvinte
Sir Richard Branson resume seu credo de liderança em cinco palavras: “Ouça mais do que fala”. Os benefícios de ouvir são numerosos. A escuta ativa demonstra respeito, gera confiança e faz as pessoas se sentirem valorizadas. Cria um ciclo virtuoso: naturalmente gravitamos para aqueles que nos ouvem e, quando nos sentimos ouvidos, nos abrimos e compartilhamos. A escuta ativa também permite que os líderes aprendam sobre coisas boas e ruins, para que possam descobrir novas idéias e oportunidades, além de detectar e ser criativos ao resolver problemas em potencial quando ainda estão nos estágios iniciais.
-
GettyImages/ Luis Alvarez 20. Supere seu medo e pare de se esconder
O medo é uma emoção poderosa. Muitas vezes se disfarça como uma capa de proteção, impedindo-nos de fazer coisas que podem nos causar danos. Mas, às vezes, o dano real vem da falta de ação que o medo permite.
Evitamos a todo custo as coisas que nos deixam desconfortáveis, mas não há crescimento no status quo. Mais cedo ou mais tarde, essa cautela e os medos que impedem que você se machuque ou se exponha, deixam-no estagnado. Tudo o que você sempre quis está esperando, é hora de parar de se esconder e seguir em frente.
1. Esclareça sua história (de carreira)
Todo mundo tem uma história única, mas nem todos aproveitam seu poder. Criada adequadamente, sua história de carreira ajuda a diferenciá-lo de seus concorrentes, destacar seu valor e atrair indivíduos que agreguem no seu desenvolvimento. Ela fornece um fio comum que une suas experiências pessoais e profissionais, bem como habilidades transferíveis, de modo a facilitar a conexão dos pontos por outras pessoas. Conhecer e ser capaz de articular claramente sua história de carreira é transformador; use-a com sabedoria.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.