Trabalhar em harmonia com pessoas competentes de quem você gosta e em quem confia significa que ideias e planos têm potencial de avançar com maior rapidez e eficácia. É a diferença entre se sentir apoiado e oprimido, sucesso e fracasso, fazer o trabalho para o qual foi designado e atuar de forma que o impeça de se desenvolver.
Se sua empresa exige formação de equipes, é crucial que a dinâmica esteja correta. Há uma distinção colossal entre um time excepcional e um ruim, que você pode ter experimentado em primeira mão.
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Grupos bem-sucedidos não são criados automaticamente, é preciso paciência, persistência e comprometimento com uma causa comum, qualquer que seja.
Aqui estão 10 sinais de que você tem uma ótima equipe:
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Getty Images / Luiz Alvarez 1. Risos
O riso é uma forma de comunicação e desempenha um papel fundamental na dinâmica do grupo. Alguém conta uma piada que talvez nem seja tão engraçada, mas os membros da equipe querem apoiar seu companheiro, então eles riem. É um vínculo encorajador e um sinal muito bom.
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Getty Images / Schuelke-EyeEm 2. Mentalidade de colmeia
Marco Aurélio escreveu: “O que não é bom para a colmeia não pode ser bom para a abelha.” A colmeia vem primeiro uma vez que o bem do coletivo é prioritário, e isso sempre será bom para os integrantes. Grandes equipes pensam no conjunto, por exemplo, percebem como o trabalho individual de um membro beneficiará a atuação de todos. Para que isso funcione, não pode haver programas egoístas nem mentalidade de abelha.
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Getty Images /10000 Hours 3. Entusiasmo pelo trabalho
Sempre que há muita conversa, é porque a equipe está discutindo o trabalho em questão. A evolução das ideias, a solicitação de segundas opiniões e formas de deliberar abertamente a solução de desafios auxiliam o progresso e são estratégias produtivas de colaboração. Se a conversa for baseada em escapismo, no entanto, isso pode ser um sinal de desengajamento.
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Getty Images / Photo By Rafa Elias 4. Benefício da dúvida
Em grandes grupos, o benefício da dúvida é sempre dado. Alguém não precisa ser visto como confiável. Caso seja realizada uma supervisão, os colegas de equipe assumirão que há uma boa razão para isso. É possível ser dito: “Ele geralmente é muito diligente, então, não posso imaginar que tenha esquecido isso” e haver uma defesa antes de o curso real dos eventos ser revelado.
Sob companheirismo dessa intensidade, as equipes florescem, uma vez que os membros conscientes sabem que seus colegas estão cuidando deles e se unem sem a necessidade de um inimigo comum.
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Getty Images / People Images 5. Expressão de gratidão e incentivo
Quando os membros da equipe atuam com o melhor interesse um pelo outro, isso é reconhecido e apreciado. Os integrantes se esforçam muito por cada um e por seu trabalho, os resultados são gerados pelo conjunto e seus esforços vão além. Agradecimentos são expressos generosamente a cada fase.
Os membros do grupo confiam nas habilidades um do outro e são capazes de dar um incentivo útil que é bem recebido.
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Getty Images / People Images 6. Relações horizontais
O livro de Ichiro Kishimi e Fumitake Koga “The Courage To Be Disliked” (“A Coragem de Ser Desgostado” em tradução livre), diz que louvar alguém implica a aprovação de um julgamento por uma pessoa com capacidade sobre outra que não tem essa capacidade. Isso leva a “relacionamentos verticais” e sentimentos de inferioridade. Expressões como “parabéns” ou “bom trabalho”, no contexto profissional ou familiar, provavelmente só serão ditas em uma direção.
Os autores consideram “relações horizontais” como preferíveis. As equipes com esse tipo de relacionamento elogiam todos os profissionais de todas as posições ou, em vez disso, expressam gratidão ou incentivo e evitam elogios gerais. Equipes fortes prosperam quando as interações horizontais são mais proeminentes.
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Getty Images / People Images 7. Críticas construtivas
Nas melhores equipes, críticas construtivas podem ser dadas e recebidas com alegria entre os membros, independentemente da posição ou do título. Se todos estão trabalhando para atingir os mesmos objetivos a partir de um ethos (conjunto de traços e modos de comportamento que conformam o caráter ou a identidade de uma coletividade) compartilhado, o feedback é útil e bem-vindo.
Os membros de grupos bem-sucedidos estão constantemente aprendendo uns com os outros, em uma tentativa de melhorar o que fazem e ninguém tem preferência quanto às sugestões.
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Getty Images / skynesher 8. Reconhecimento da equipe inteira
Um indivíduo destacado por seu excelente trabalho garantirá que seus colaboradores sejam reconhecidos. Ele faz questão de revelar que qualquer triunfo foi um esforço de grupo e sabe que seus colegas fariam o mesmo. Na verdade, é mais propenso a destacar o trabalho do grupo e diminuir sua parte individual.
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9. Desalinhamento óbvio
Quando todo mundo está operando para o bem da colmeia, aquele que faz o contrário se destaca. Qualquer desalinhamento fica óbvio, porque é a exceção, não a regra. As equipes bem-sucedidas e felizes estão comprometidas com a excelência e não aceitariam um membro que não contribuísse ou trabalhasse para melhorar.
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Getty Images/ Momo Productions. 10. Confiança no futuro
As melhores equipes andam juntas na montanha-russa. Elas sabem que enfrentarão altos e baixos, mas têm total confiança em sua capacidade de lidar com as turbulências. Além disso, confiam em suas convicções e têm plena fé em sua habilidade de resolver qualquer obstáculo que lhes seja lançado. Por fim, podem se lembrar com carinho dos desafios que enfrentaram antes e estão cientes de que não precisam se preocupar em lidar com eles novamente.
1. Risos
O riso é uma forma de comunicação e desempenha um papel fundamental na dinâmica do grupo. Alguém conta uma piada que talvez nem seja tão engraçada, mas os membros da equipe querem apoiar seu companheiro, então eles riem. É um vínculo encorajador e um sinal muito bom.
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