Nas carreiras dominadas por homens e operadas de acordo com normas, valores e expectativas masculinas, as mulheres sempre tiveram mais dificuldade em avançar do que o outro sexo. Elas recebem menos oportunidades de se desenvolver profissionalmente e são julgadas mais duramente que os homens. E, agora que muitos funcionários têm sido solicitados a permanecer em casa, as dificuldades do avanço profissional das mulheres estão aumentando.
Gerentes que têm pouco ou nenhum contato próximo com seus subordinados –conexão que pode fazer surgir talentos e capacidades reais aparentes– são muito mais propensos a tomar decisões com relação a atribuições e avaliações afetadas pelo viés implícito de gênero.
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É impossível definir quanto tempo durará o trabalho em casa, mas não será pelo resto de sua carreira. Enquanto isso estiver acontecendo, no entanto, não pare. Concentre-se no longo prazo, não se preocupe com as pequenas coisas e ria o máximo que puder. Se o fizer, emergirá no final deste tempo terrível, mais sábia, habilidosa e preparada para avançar do que nunca.
Se você é uma mulher que trabalha em casa, veja abaixo quatro etapas a serem seguidas a fim de garantir a continuidade no avanço de sua carreira, apesar do coronavírus:
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Getty Images / Klaus Vedfelt 1. Permaneça visível
Simplesmente manter a cabeça baixa e fazer um trabalho de qualidade não a fará avançar. Use todas as interações relacionadas ao trabalho, seja por e-mail, aplicativo de mensagens, telefone ou vídeo, a fim de se apresentar como alguém com presença, competência e cordialidade. Essas interações, no entanto, podem não torná-la visível para algumas das pessoas-chave que avaliam seu desempenho e influenciam sua remuneração e avanço. Portanto, tente encontrar uma maneira de tornar esses profissionais periodicamente cientes de suas atividades, conquistas e atribuições futuras. Talvez um e-mail a cada certo período de tempo com um resumo sobre o que está fazendo seja bem recebido por seus supervisores. Talvez um canal específico para essa troca no Slack, Jabber ou outro aplicativo de mensagens seja mais eficiente e eficaz. Ou então, pode ser preferível apenas informar sobre a conclusão dos projetos, juntamente com uma auto-avaliação da sua contribuição. Qualquer que seja o método de suas comunicações ou o tempo delas, certifique-se de que todos os que têm influência em sua carreira estejam periodicamente conscientes de seu trabalho, comprometimento e realizações.
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Getty Images / izusek 2. Mantenha-se engajada
Agora, mais do que nunca, é preciso levantar a mão. Ofereça-se para realizar novas tarefas, esteja disponível para projetos especiais e procure oportunidades de avançar na carreira. Obviamente, se tiver filhos pequenos em casa e não receber ajuda de ninguém que não seja seu parceiro (caso tenha um), talvez não consiga lidar com sua carga de trabalho normal. Nesse caso, verifique se seus gerentes conhecem sua situação e forneça a eles uma avaliação realista de seus recursos atuais. Seja qual for a situação, continue levantando a mão na medida do possível.
Sem interações presenciais e fácil acesso a um networking informal do escritório, pode ser difícil saber quando novos projetos e oportunidades ficam disponíveis. Isso significa que é necessário informar regularmente seus gerentes sobre sua disponibilidade, interesse em novos desafios e desejo de expandir seu conjunto de habilidades. Explore a melhor maneira de fazer isso para que, quando surgirem tarefas importantes, você esteja em primeiro lugar na mente deles.
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Getty Images 3. Continue o networking
Só porque está fora do escritório não significa que deve desistir de expandir sua rede. O LinkedIn é uma das maneiras mais eficazes de fazer isso. Verifique se o seu perfil está atualizado, participe de grupos que achar interessantes e comente nas postagens dos outros. Tente se conectar com pessoas que talvez não conheça, mas cujo trabalho admira ou que ocupa cargos os quais gostaria de alcançar um dia. Com uma nota bem-pensada de admiração e solicitação de aconselhamento profissional, você pode se surpreender com o quão bem suas propostas são recebidas. Afinal, muitos desses indivíduos também estão trabalhando em casa e podem receber bem a oportunidade de alguma interação social (virtual).
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Getty Images / Tim Robberts 4. Mantenha uma atitude positiva
Talvez o maior desafio ao progresso na carreira, no contexto da ordem de permanência em casa, se permanecer focado, comprometido e positivo. Quatro qualidades o ajudarão nesse sentido: coragem, mentalidade positiva, senso de humor e uma imagem confiante de si.
Tenacidade é a sua capacidade de sustentar o esforço para alcançar um objetivo de longo prazo, apesar das adversidades. Estar sujeito a uma ordem de permanência em casa e ter de lidar com o aumento do viés de gênero impulsionado pelos estereótipos é certamente uma adversidade. Logo, opte pela visão de longo prazo. Planeje, execute e, se as coisas não funcionarem como deseja, reformule e execute novamente.
Embora a coragem seja essencial nesses tempos estressantes, pode ser difícil incorporá-la, a menos que acredite que seus esforços resultarão em mudanças positivas por estar ficando mais inteligente, hábil e astuta. Isso significa que precisa de uma mentalidade positiva: uma visão de sua inteligência e habilidades como capazes de desenvolvimento e crescimento, ao invés de fixas ou estáticas. Com um mindset positivo, é possível enxergar o viés de gênero orientado pelos estereótipos não como um bloqueio na carreira, mas sim como um apelo a ser mais habilidosa, inovadora e aberta às mudanças.
De todas as qualidades mais necessárias nesses tempos sem precedentes, o humor está no topo da lista. Fisiologicamente, quando ri ou sorri, as endorfinas são liberadas na corrente sanguínea, de modo a reduzir o estresse, aumentar o senso de felicidade e melhorar a capacidade de lidar com situações desafiadoras. Com um senso de humor para lidar com as situações, você é mais autoconfiante e menos hesitante em se expor a interações, performances e projetos potencialmente difíceis. Não é preciso ser um comediante de stand-up, mas alguém que diz com entusiasmo: “Você não vai acreditar no que acabou de acontecer!”, ou então dar um sorriso irônico que pode ser incrivelmente benéfico para ajudá-lo a lidar com o estresse, frustração e conflitos.
Tenacidade, mentalidade positiva e um senso de humor para lidar com as situações são qualidades que impactam positivamente os seus sentimentos, mas também é necessário influenciar a forma como os outros se sentem com você. O avanço na carreira depende em grande parte de ser visto como alguém de confiança, força, talento e controle. Geralmente, isso se sujeita à sua capacidade de projetar exatamente esse tipo de imagem própria.
Não se pode simplesmente dizer a si mesmo para projetar autoconfiança, mas é possível aumentar seu senso de força e capacidade a partir de duas maneiras: registrar na mente a partir da escrita (apenas para si) um momento em que se sentiu particularmente feliz ou poderosa e assumir e manter “poses de poder” como a postura da Mulher Maravilha. A realização de um desses exercícios por alguns minutos antes de uma ligação importante, apresentação crítica, negociação complicada ou tarefa de alta pressão aumentará significativamente sua autoconfiança, senso de força e tolerância a riscos e dores.
1. Permaneça visível
Simplesmente manter a cabeça baixa e fazer um trabalho de qualidade não a fará avançar. Use todas as interações relacionadas ao trabalho, seja por e-mail, aplicativo de mensagens, telefone ou vídeo, a fim de se apresentar como alguém com presença, competência e cordialidade. Essas interações, no entanto, podem não torná-la visível para algumas das pessoas-chave que avaliam seu desempenho e influenciam sua remuneração e avanço. Portanto, tente encontrar uma maneira de tornar esses profissionais periodicamente cientes de suas atividades, conquistas e atribuições futuras. Talvez um e-mail a cada certo período de tempo com um resumo sobre o que está fazendo seja bem recebido por seus supervisores. Talvez um canal específico para essa troca no Slack, Jabber ou outro aplicativo de mensagens seja mais eficiente e eficaz. Ou então, pode ser preferível apenas informar sobre a conclusão dos projetos, juntamente com uma auto-avaliação da sua contribuição. Qualquer que seja o método de suas comunicações ou o tempo delas, certifique-se de que todos os que têm influência em sua carreira estejam periodicamente conscientes de seu trabalho, comprometimento e realizações.
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