Ela não é apenas um ícone da mídia, ela é uma das maiores marcas de todos os tempos. O patrimônio líquido de Oprah Winfrey é estimado em US$ 2,5 bilhões e sua influência tem aumentado exponencialmente desde que ela se focou em ter sucesso no anos 1970.
Como ex-apresentadora de talk show, ela fala bastante. E muitas de suas falas e conselhos revelam uma sabedoria sólida que empreendedores de todos os estágios precisam ouvir.
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Veja a seguir cinco lições que os empreendedores precisam aprender com Oprah:
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Adam Bettcher- Correspondente/ GettyImages 1. Saiba quem você é
Uma vez que você realmente entende quem você é e o qual é o seu propósito, todo o resto se ajusta. A paixão leva a um objetivo. Então, a motivação vem facilmente e é fácil resistir à procrastinação. Descubra quem você quer ser neste mundo. Para Oprah, não se trata de ter sucesso ou ter um legado. É cumprir a expressão mais elevada e verdadeira de si mesmo como um ser humano.
Isso ultrapassa o dinheiro, a fama e os elogios, quem é você? O que você faria se fosse a última pessoa na Terra, e qual é o seu dom único que ainda não foi realizado? Você está vivendo a realidade no agora ou ainda precisa mudar algo? A própria Oprah já disse: “Paixão é energia. Sinta o poder que vem de se concentrar no que o deixa feliz”.
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Emma McIntyre- Equipe/ GettyImages 2. Faça da excelência ser sua marca
Em cada situação, cada conversa e cada encruzilhada, Oprah escolhe sempre a excelência. Ela prefere fazer a coisa certa quando não era a opção mais fácil. Seu nome se tornou sinônimo de excelência e construção de uma tribo, abrindo portas difíceis.
Oprah diz que “dar o melhor de si neste momento, o coloca no melhor lugar no próximo momento”. Deixe que cada minuto e cada palavra que você diga o prepare melhor para a próxima conversa ou encontro. Comprometa-se com a excelência e nunca escorregue. Observe tudo, melhore constantemente e veja como você incorpora esse conceito.
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Vera Anderson- Colaborador/ GettyImages 3. Quando não há luta, não há força
Uma vez Oprah disse: “Transforme suas feridas em sabedoria”. Aprenda como superar adversidades, passar por obstáculos e prosperar em uma crise. Ela passou por momentos difíceis e deu a volta por cima; superando as expectativas, estabelecendo novos recordes e se tornando uma benfeitora para outros. Se é possível para ela, é possível para você.
Quais obstáculos você é grato por ter superado? Quais batalhas o fazem parte da construção de quem você é e quais infortúnios o ensinaram a trabalhar mais e nunca aceitar um “não” como resposta final? Sem treinamento pesado, você não pode construir músculos. Sem treinar, você não pode vencer uma luta de boxe. A fonte de sua força vem das montanhas que você escalou, então, fique grato na próxima vez em que uma aparecer.
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Handout/ GettyImages 4. Existe um preço que vem com o sucesso
Com poder, vem a responsabilidade. E responsabilidade traz críticas. Oprah diz que “nem sempre as pessoas vão gostar de você”, isso porque seu sucesso pode espelhar algo que essas pessoas não reconhecem em si mesmas. Ter a ousadia de seguir seus sonhos e as circunstâncias favoráveis para ter sucesso traz amigos e fãs, mas também traz inimigos e inveja.
Faça a escolha. Você prefere ter milhões de dólares ou apenas ter sucesso em sua área, e desse modo, receber algumas críticas e ter algumas pessoas que não gostam de você, ou não fazer nada e não receber nenhum reconhecimento? Em “A Guerra da Arte – Supere os Bloqueios e Vença Suas Batalhas Interiores de Criatividade” de Steven Pressfield, ele pontua: “Esse é o preço por estar no meio da arena e não bancos assistindo”. Saiba o preço e pague-o com prazer. Qual seria a alternativa?
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Andrew Chin- Colaborador/ GettyImages 5. Serviço + significância = sucesso
Em um discurso de formatura em 2019, Oprah citou Martin Luther King ao dizer: “Nem todo mundo pode ser famoso, mas todo mundo pode ser excelente porque a grandeza é determinada pelo seu serviço”. Serviço sem significância é sinônimo de agregar valor não relevante. Isso significa fornecer uma solução para algo que não precisa de uma. Uma mão amiga não necessária. Oprah acredita que “a melhor maneira de ter sucesso é descobrir o que você ama e, em seguida, encontrar uma maneira de oferecer isso aos outros como uma forma de serviço”.
Serviço com significância e intenção quer dizer que suas ações e suas palavras encontram as pessoas certas no momento que elas precisam ouvi-las. Significa ressoar profundamente com os outros e ser capaz de resolver o problema exato de alguém. O foco no serviço e na importância depende da produção determinada e prolífica e da confiança de que o que você está fazendo é verdadeiramente revolucionário, para você e para os outros.
1. Saiba quem você é
Uma vez que você realmente entende quem você é e o qual é o seu propósito, todo o resto se ajusta. A paixão leva a um objetivo. Então, a motivação vem facilmente e é fácil resistir à procrastinação. Descubra quem você quer ser neste mundo. Para Oprah, não se trata de ter sucesso ou ter um legado. É cumprir a expressão mais elevada e verdadeira de si mesmo como um ser humano.
Isso ultrapassa o dinheiro, a fama e os elogios, quem é você? O que você faria se fosse a última pessoa na Terra, e qual é o seu dom único que ainda não foi realizado? Você está vivendo a realidade no agora ou ainda precisa mudar algo? A própria Oprah já disse: “Paixão é energia. Sinta o poder que vem de se concentrar no que o deixa feliz”.
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