O mercado de trabalho está mais turbulento do que já é, e o desemprego está alto na maioria dos países. Enquanto alguns estão sendo dispensados, outros estão enfrentando demandas crescentes, tornando-os mais ocupados do que nunca. Outros ainda relatam que seu emprego parece estar em risco, e alguns estão tentando reconstruindo suas carreiras após as mudanças profissionais.
Agora é a hora de criar resiliência em sua carreira, e a melhor maneira de fazer isso pode ser inesperada: é preciso fazer as pequenas coisas muito bem. Portanto, deixe de lado sua necessidade de ser notado e seu desejo por um projeto espetacular. Surpreendentemente, geralmente são os pequenos esforços que causam o maior impacto na carreira.
LEIA MAIS: 3 dicas para conseguir estabelecer limites no trabalho
Porque as pequenas coisas importam
Primeiro, você deve ter um bom desempenho regularmente. As pessoas têm memória curta, então, você deve ser bom o tempo todo. Seu projeto brilhante do ano passado ou os insights que fizeram toda a diferença na reunião do último mês são ótimos. Mas não perca muito tempo se parabenizando, porque essas realizações rapidamente se tornam velhas. Aproveite as oportunidades de ter continuamente um bom desempenho. Coisas pequenas se tornam grandes quando se acumulam com o tempo. Destaque-se por ser consistente, confiável e a pessoa que sempre se pode contar para ter grandes resultados.
Ao mudar sua atenção da busca de grandes momentos para as pequenas coisas, considere o poder do “flywheel”. Um “flywheel” é uma espécie de roda, um dispositivo mecânico que ajuda a conduzir todos os tipos de máquinas, como em carros. Funciona pois, depois de colocá-la em funcionamento, ela fornece energia para outras partes da máquina. Fazer um esforço intencional cria um “flywheel” que gera impacto contínuo na sua carreira, uma vez que você se esforça relativamente pouco para estabelecer seu valor mas, continua alimentando essa reputação positiva e continua a fazer as coisas bem. Aumentando o sucesso geral de sua carreira.
O que fazer?
Contribua dentro da sua área de responsabilidade. Para tornar sua carreira resiliente, certifique-se de estar se concentrando nas demandas de seu trabalho atual. Não cometa o erro de colocar toda a sua atenção na oportunidade que você deseja a seguir e perder energia no seu desempenho atual. Sua adequação para o próximo passo será julgado com base no desempenho de hoje, portanto, certifique-se de fornecer as demandas básicas e acudir sua função atual da melhor maneira.
VEJA TAMBÉM: As 7 características do empreendedor de apps de sucesso
Veja a seguir cinco pequenos passos que criam resiliência em sua carreira:
-
Aliestair Berg 1. Tome iniciativa
Observe as pequenas maneiras de otimizar seu tempo. Assim você pode encontrar um jeito mais eficiente de fazer seu trabalho ou de contribuir com novas ideias para o projeto desafiador de um colega de trabalho. Esteja sempre atento à próxima ideia ou oportunidade de melhorar. Mesmo que suas contribuições não sejam revolucionárias, se elas agregarem valor de forma consistente, líderes e colegas irão apreciá-las.
-
People Images/ Getty Images 2. Demonstre disciplina
Mostre que você está prestando atenção aos detalhes. Apareça sempre nas reuniões virtuais e presenciais pontualmente. Acompanhe as tarefas e cumpra os seus compromissos. A ação disciplinada é um paradoxo às vezes, porque, quando você está a fazendo bem, não recebe muita atenção, mas se você deixá-la de lado, as pessoas vão achar seu desempenho geral insuficiente.
-
Ariel Skelley/ Getty Images 220%
Aumento percentual de reuniões criadas no Skype durante a pandemia, segundo a Kantar, especialista global em pesquisa de mercado.
-
Getty Images 4. Gerencie momentos
Faça o seu melhor para evitar comportamentos negativos. Coisas pequenas podem ter um grande impacto em como as pessoas julgam sua capacidade de realizar o trabalho. Se você perder a calma em um conflito ou se disser algo ofensivo, mesmo que isso aconteça de forma limitada, pode ser extremamente prejudicial. Antes de enviar um e-mail furioso, espere algumas horas ou reflita à noite sobre ele.
-
Anúncio publicitário -
Rich Legg/ Getty Images 5. Mostre seu caráter
Talvez o mais importante de tudo, os pequenos comportamentos ao longo do tempo mostram quem você é como pessoa e como profissional. As pessoas tenderão a desconfiar de você se você demonstrar comportamentos inconsistentes; portanto, previsibilidade aumenta confiança. Além disso, como você se comporta no dia a dia denota como você pensa, o que você valoriza quem você é no seu íntimo.
1. Tome iniciativa
Observe as pequenas maneiras de otimizar seu tempo. Assim você pode encontrar um jeito mais eficiente de fazer seu trabalho ou de contribuir com novas ideias para o projeto desafiador de um colega de trabalho. Esteja sempre atento à próxima ideia ou oportunidade de melhorar. Mesmo que suas contribuições não sejam revolucionárias, se elas agregarem valor de forma consistente, líderes e colegas irão apreciá-las.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.