A exemplo do que vem acontecendo nas últimas semanas, as mudanças e novas contratações nas posições C-level têm levado em conta o mercado latinoamericano. As empresas têm considerado também o atual cenário de pandemia da Covid-19, que exige abordagens criativas, inovadoras e responsáveis por parte de seus representantes e porta-vozes.
O período foi marcado por mudanças em empresas dos mais diversos setores. A Plamev Pet, por exemplo, anunciou a chegada de Pedro Svacina, ex-vice-presidente da Claro. A Levi’s, um dos maiores nomes da indústria têxtil, mudou Rui Araújo de posição para que ele se concentre na América Latina. A Zenklub, plataforma de saúde emocional, anunciou a contratação de Raj Rani, que acumula experiências em países de todo o mundo. E a QSaúde tem um novo vice-presidente executivo, o cirurgião cardiovascular Anderson Nascimento.
LEIA TAMBÉM: 20 setores que transformarão a economia global no pós-pandemia
Os últimos dias foram movimentados também na Bayer. A gigante no setor farmacêutico anunciou quatro mudanças em seu quadro, seguidas do anúncio de aposentadoria de Pierina Rossetti, atual líder da divisão farmacêutica da companhia na região Conosur, que abrange Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Bolívia. Daniel Londero, Marcelo Bonato, Phillip Glaser e Tiago Dias são os novos nomes que ocupam cargos com atuação no Brasil e na América Latina.
Esta edição também dá destaque à contratação de diversas mulheres para posições estratégicas. A Deezer, um dos principais serviços de streaming de música, anunciou Beatriz Oliveira como diretora de marketing para o Brasil. No setor de hotelaria, Gabriela Schwan assumiu como a nova CEO da Rede Swan Hotéis. Na fabricante de chocolates Hershey, Larissa Diniz está agora à frente da diretoria de marketing.
Os setores das indústrias criativas ganharam espaço nos últimos meses. Nesta edição, conversamos com Bruna Alvarenga, nova diretora de broadcast e música da LOUD, produtora de conteúdo famosa entre os digital influencers.
Bruna tem mais de uma década de experiência no mercado de publicidade, sendo quatro deles dedicados a projetos de games e música. Ela passou por projetos como Afrogames, Rock and Play e Play for Us e é ex-sócia da MissClick TV.
Confira a entrevista completa com Bruna Alvarenga na Forbes Brasil:
Forbes: O período de isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19 evidenciou a importância das indústrias criativas. Como diretora de uma empresa do setor, o que você considera como sucesso no médio/longo prazo no cenário atual?
Bruna Alvarenga: A pandemia acelerou uma tendência que já estava em crescimento, que eram as transmissões ao vivo e a produção de conteúdo online, e mostrou para o mercado de entretenimento que é fundamental entender as novas tecnologias que estão surgindo e as oportunidades que elas trazem para o crescimento do negócio.
No médio prazo, eu acredito que o sucesso é conseguir manter o que a pandemia acelerou, mas buscando mais qualidade, excelência e diferenciação. E, no longo prazo, onde teremos uma queda da demanda online, o que vai fazer a diferença para o sucesso é como a indústria vai usar este aprendizado, trabalhando a convergência natural dos mercados online e offline. O cinema e a música sempre tiveram uma sinergia muito grande onde um mercado impulsionava e produzia para o outro, e agora vemos essa tendência com música e games, o que permite a criação de novos produtos e experiências para o público. Um exemplo muito bom é a realização de um show dentro de um game. Há algum tempo, isso era inimaginável. Hoje, é o tipo de projeto que certamente veremos com mais frequência.
F: O setor de produção de conteúdo é muito dinâmico, inclusive as áreas relacionadas à música e jogos, que você lidera. Quais suas propostas para potencializar o alcance da LOUD?
BA: O mercado de entretenimento e produção de conteúdo é mesmo muito dinâmico, o interesse do público muda constantemente. A LOUD sempre focou nos fãs e no que eles queriam consumir, e isso trouxe um resultado de sucesso gerando uma base de 25 milhões de seguidores nas redes sociais. Nas áreas de broadcast e música o foco continua sendo o mesmo, mas dessa vez pensando nas experiências que podemos criar para os fãs e o que podemos oferecer para que eles estejam cada vez mais próximos e conectados à LOUD. E isso vale tanto para o online quanto para o offline.
VEJA MAIS: Por que o TikTok está no foco da indústria musical
F: Nos últimos tempos, o número de pessoas que empreendem como digital influencer vem crescendo muito. Como profissional com experiência nessa área, quais dicas você daria para um influencer que deseja ter sucesso nos dias de hoje?
BA: O mercado vem crescendo e, atualmente, vemos uma forte tendência em nano e micro influenciadores, o que abre oportunidades para aqueles que querem focar em um assunto específico ou nicho. Para quem quer entrar nesse mercado, acredito que a dica mais importante seja começar. Iniciar fazendo o conteúdo que lhe agrada, que você gostaria de assistir, de um assunto que você domina, e encarar isso realmente como um trabalho, com seriedade. Fazer um planejamento inicial, entender o assunto que quer abordar, o que o seu público quer consumir e não ter medo de errar e ser criticado.
Confira, na galeria abaixo, outros profissionais C-level que assumiram novas posições ou deixaram seus cargos nos últimos dias:
-
Divulgação GFT contrata Alberto Rosati, ex-head de banking e financial services da Tata Consultancy
A empresa global de tecnologias exponenciais para transformação digital e Business Agility anunciou Alberto Rosati como diretor de negócios exponenciais (head exponential business), área recém-criada para focar em projetos transformacionais, clientes e mercados exponenciais. A nova contratação traz liderança e visão estratégica para expandir a presença da GFT no país e apoiar o crescimento da empresa na América Latina e Estados Unidos.
-
Divulgação Alexandre de Juniac deixará o cargo de diretor-geral da IATA
O ex-diretor-geral da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) anunciou que deixará o cargo em março de 2021. “Tem sido um privilégio servir ao setor global de transporte aéreo. Nos últimos anos, a IATA aumentou estrategicamente sua relevância como a voz da indústria global. Isso ficou evidente na crise da Covid-19”, afirma Juniac. Carsten Spohr, presidente do Conselho de Governadores da IATA e CEO da Lufthansa. Para o lugar de Juniac foi designado Willie Walsh, executivo irlandês que já ocupou a função de CEO do International Consolidated Airlines Group, British Airways e Aer Lingus.
-
Divulgação Anderson Nascimento assume a vice-presidência da Qsaúde
O cirurgião cardiovascular Anderson Nascimento acaba de assumir a vice-presidência executiva da Qsaúde, plano que propõe um novo conceito de assistência à saúde. O executivo estará à frente de uma operação com quase 200 funcionários. “Estou feliz em começar esta etapa da minha carreira em uma companhia nova, baseada em um modelo inovador, que resgata os planos individuais, oferece uma rede premium de parceiros e a proposta de cuidar da saúde de seus clientes”, afirmou Nascimento.
-
Roncca/Divulgação Deezer anuncia Beatriz Oliveira como nova diretora de marketing para o Brasil
Beatriz trabalhou em grandes empresas de tecnologia, apoiando o time de vendas em geração de negócios com ações de marketing. “Chego na Deezer super entusiasmada com o potencial de crescimento do negócio no Brasil e admirada com o time e a curadoria de conteúdo regional”, revela.
-
Anúncio publicitário -
Divulgação Bayer anuncia movimentações na divisão farmacêutica do Brasil e América Latina
Daniel Londero é o novo líder da divisão farmacêutica na região Conosur, que abrange Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Bolívia. Ele substituirá Pierina Rossetti.
Phillip Glaser assumirá o cargo de head de cardiologia no país. Tiago Dias sucede Glaser e passa a ser o head de especialidades no Brasil.
Marcelo Bonato assume a antiga posição de Londero e é o novo líder de farma no Chile e head da área cardiovascular para o Conosur. -
Divulgação Igah, Ventures. anuncia a chegada de Dennis Wang
A Igah,Ventures., gestora de investimentos recém-lançada e fruto da fusão entre e.bricks e Joá Investimentos, anuncia Dennis Wang como diretor executivo. Wang foi responsável pela área de operações e atendimento do Nubank entre 2017 e 2020. O novo diretor pretende utilizar seu conhecimento e experiência no mercado financeiro e empresas de tecnologia para ampliar a conversa com o ecossistema de inovação.
-
Divulgação Braspag tem novo head comercial
A Braspag, empresa do Grupo Cielo especializada em soluções de meios de pagamento para e-commerce, contratou Fabio Gerber Khatcherian como novo head da área comercial. A contratação faz parte da estratégia de manter a liderança de mercado, estreitar o relacionamento das áreas técnica, comercial e pós-venda e expandir a carteira de clientes. O profissional acumula 25 anos de experiência na área comercial, sendo os últimos 22 no mercado de meios de pagamento, atuando em grandes players do segmento.
-
Divulgação Rede Swan Hotéis eleva jovem executiva a CEO do grupo
Gabriela Schwan é a nova CEO do grupo que atua no Rio Grande do Sul e em Portugal. Na nova posição, as primeiras ações de Gabriela serão o rebranding da marca e lançamentos. A nova CEO anunciou que, em 2021, haverá investimentos em um grande projeto de reposicionamento da unidade Molinos, em Porto Alegre, apostando no conceito de coworking e coliving, e a construção de um novo hotel, na cidade de Canela, focado no conceito de lifestyle.
-
Divulgação Wayne Dover Fueling Systems tem novo vice-presidente para a América Latina
Hector Trabucco assume a vice-presidência para a América Latina da Wayne Fueling Solutions, especializada no fornecimento de equipamentos e soluções de abastecimento e automação para postos de combustíveis. Na nova posição, o executivo se reportará diretamente ao presidente mundial. “O convite da Wayne me entusiasmou por várias razões, a começar pela sinergia com os valores éticos e a política de compliance, que inclui uma cultura colaborativa e de muito respeito com as pessoas”, diz.
-
Divulgação Hershey anuncia nova diretora de marketing para América Latina
A Hershey, gigante norte-americana de chocolates, anuncia a contratação de Larissa Diniz para a diretoria de marketing. A executiva chega com o desafio de liderar a área definida como New LATAM, que reúne os mercados brasileiro e latino-americano. O objetivo é dar continuidade à estratégia de crescimento e fortalecer a presença da marca nas regiões. Com mais de 20 anos de experiência, Larissa tem um histórico de sucesso em iniciativas de inovação, construção de marca, marketing digital e vendas em organizações globais dos segmentos de alimentos, bebidas, cuidados pessoais e farmacêutico.
-
Divulgação Pedro Svacina assume como CEO da Plamev Pet
O ex-vice-presidente da Claro Pedro Svacina chega à Plamev Pet com o desafio de liderar a expansão da marca, que acaba de chegar a várias cidades do Brasil. Raphael Clímaco, médico veterinário, ex-CEO e sócio-fundador do negócio, passa a atuar como diretor médico veterinário e atendimento, dedicando-se mais à pesquisa científica.
-
Divulgação Zenklub apresenta o head da sua recém-criada área de educação
Raj Rani acaba de ser contratado para estruturar uma área de pesquisa e suporte de metodologias de aprendizagem para a empresa. “Treinar o nosso olhar para a saúde emocional pode ser simples, mas a construção pedagógica por trás deste processo é complexa. É preciso utilizar uma linguagem acessível e engajadora que não esbarre em abordagens diretivas e impositivas”, afirma Rani.
-
Divulgação Rui Araújo assume operações da Levi’s na América Latina
Rui Araújo, até então managing director para o Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, foi escolhido para o cargo de vice-presidente e managing director Latam. Após oito anos na Levi’s, Araújo substituirá Haluk Aksoy. Outras duas mudanças anunciadas pela companhia referem-se à estrutura da marca no Brasil. A partir do próximo ano, toda relação de business que envolva as áreas de brand environment, marketing e produto serão localizadas na Levi’s Brasil.
-
Ueslei Marcelino/Reuters Consultoria contrata ex-ministro Sergio Moro como diretor
O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro será o novo sócio-diretor da consultoria Alvarez & Marsal na área de disputas e investigações. A consultoria global de gestão de empresas afirmou, em comunicado, que a contratação de Moro está alinhada com seu compromisso estratégico. O ex-juiz passou um ano e quatro meses no Ministério da Justiça do governo de Jair Bolsonaro após abandonar a magistratura após 22 anos.
-
Divulgação Sodexo Benefícios e Incentivos anuncia transição para novo CEO
A empresa de benefícios Sodexo anunciou Thierry Guihard, atual CEO da Sodexo Benefícios e Incentivos no México, como o novo líder das operações brasileiras. Guihard assumirá o posto em janeiro, com o suporte de Geraldo França, atual CEO, como conselheiro nos primeiros seis meses.
GFT contrata Alberto Rosati, ex-head de banking e financial services da Tata Consultancy
A empresa global de tecnologias exponenciais para transformação digital e Business Agility anunciou Alberto Rosati como diretor de negócios exponenciais (head exponential business), área recém-criada para focar em projetos transformacionais, clientes e mercados exponenciais. A nova contratação traz liderança e visão estratégica para expandir a presença da GFT no país e apoiar o crescimento da empresa na América Latina e Estados Unidos.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.