Essa edição da C-Suite acompanha as mudanças estruturais e organizacionais em 28 empresas dos mais diversos setores.
No setor de tecnologia, a Samsung anunciou, há alguns dias, Kevin Seo como o novo presidente no Brasil depois da mudança de Yoonie Joung para a divisão de mobile da companhia nos Estados Unidos.
LEIA TAMBÉM: Em menos de três meses, Creditas capta novo investimento e vira unicórnio
A GE anunciou Caio Abreu como o novo líder de life care solutions para América Latina, o que reforça uma tendência que vem se repetindo nos últimos meses de valorizar a região.
No varejo, o Grupo Dia realizou duas mudanças no alto escalão, parte de uma reestruturação local e global. Marcelo Maia agora é membro do Conselho de Administração e Enéas Pestana foi nomeado o novo CEO do Grupo.
No setor bancário também há mudanças. O atual presidente e CEO do Banco Mercedes-Benz, Christian Schüler, anunciou sua saída e a instituição financeira ainda não definiu o novo sucessor.
Já no mercado editorial, o destaque vai para a nomeação de Anna Wintour como a nova diretora de conteúdo (Chief Content Officer, em inglês) do grupo Condé Nast. Anna continua comandando a “Vogue” norte-americana e, a partir de agora, acumula as outras 25 edições feitas em outros países e outros títulos do grupo.
A gigante alimentícia Kraft Heinz fez uma reestruturação regional que tem como objetivo dar mais foco ao mercado brasileiro. Nesta edição, conversamos com Fernando Rosa, que assume a presidência no Brasil após ter atuado como vice-presidente comercial. A posição era ocupada por Pedro Navio, que em 2019 passou a concentrar toda a região.
VEJA TAMBÉM: Investimentos sustentáveis com abordagem de gênero: o caso da Plataforma NINA
Confira, a seguir, a entrevista completa com Fernando Rosa:
Forbes Brasil: Quais são as características do Brasil que tornam o país um dos principais mercados do mundo para a Kraft Heinz?
Fernando Rosa: A companhia passou, nos últimos anos, por uma grande transformação no modelo de negócios do país, o que rendeu resultados expressivos de participação de mercado e de expansão de margem. A evolução colocou o Brasil na posição de mercado prioritário para a Kraft Heinz no mundo, sendo destino de investimentos significativos em capacidade produtiva, com uma nova fábrica em Goiás, estruturação do food service e campanhas de marketing.
F: Quais serão suas ações no médio e longo prazos no país em um cenário pós-pandemia?
FR: Vamos focar nas pessoas, nas marcas e, principalmente, nas inovações. Durante a pandemia, reforçamos o que já estávamos fazendo e colocamos as necessidades e cuidados dos nossos colaboradores em primeiro lugar. Foram meses atípicos e que pegaram todos de surpresa, mas com as medidas certas e ágeis, além de implementação de programas para o bem de todos, conseguimos superar obstáculos e nos manter firmes.
Vamos trabalhar para manter as opções abertas àqueles que fazem a diferença, com um retorno suave e opcional, além de mantermos benefícios que criamos durante a crise, como o programa Viva Bem, com foco na saúde mental dos funcionários, distanciamento de mesas e sanitizantes espalhados pelo espaço.
Quanto às marcas, continuaremos a investir no desenvolvimento e na relação de confiança que elas têm com os consumidores, garantindo uma comunicação mais perene.
Já no que diz respeito à inovação, entendemos que ela deve fazer parte de nosso core. Somos parte de uma indústria que está sempre mudando no meio de uma revolução digital e o objetivo é resolver desafios “antigos” com novas soluções para sermos mais ágeis, eficientes e inovadores. É importante que a indústria trate digitalização e inovação como parte do negócio e parte da estratégia de crescimento, ao invés de pensar nisso somente em momentos pontuais.
F: Você foi responsável por uma grande transformação no modelo de atuação da empresa. Quais foram os principais resultados da nova estratégia?
FR: Desde 2019 a gente vem implementado na companhia um novo modelo de atendimento ao mercado no Brasil, apoiado em um forte modelo de distribuição como forma de ampliar a capilaridade geográfica e a força de nossas marcas em todo o país.
Essa iniciativa foi responsável por expandir a presença da Kraft Heinz, mais do que dobrando o número de pontos de venda que atendemos no mercado e colocando também bastante foco em execução nas lojas que atendemos diretamente, já que marcas como Heinz e Quero merecem espaço e atenção constante nesses locais. Além disso, como forma de recompensar a equipe de vendas, revisamos nosso modelo de remuneração variável sempre prezando por um de nossos valores mais fortes, a meritocracia. Nunca tivemos tanta participação de mercado na história da companhia no Brasil e nos consolidamos como líderes em três das quatro categorias com as quais atuamos. Tudo isso nos trouxe escala e agilidade para operar em um ciclo de forte crescimento no país.
VEJA TAMBÉM: Impacto da pandemia nas startups, Avaya, Loft, Ser Educacional & Muito Mais
Veja, na galeria a seguir, outras movimentações de posições C-level nas últimas duas semanas:
-
Divulgação Nokia nomeia Ailton Santos como head no Brasil
Há três anos na companhia, Santos, que lidera a área de software para a América Latina, assumirá, a partir de janeiro de 2021, a operação brasileira, à frente da equipe concentrada nas oportunidades de desenvolvimento no país, com foco nos benefícios da adoção do 5G e da IoT. “Temos um compromisso com o Brasil e nossos esforços estão voltados para criar um ecossistema de 5G aberto, robusto e com redes de alto desempenho, com segurança e integridade. Atuamos nos segmentos da economia que estão vivendo a transformação digital, fortalecendo nossas parcerias com as áreas B2B das operadoras, indústrias e beneficiando os também usuários finais”, afirma o executivo.
-
Divulgação Omie anuncia nova diretora de vendas diretas e enterprise
A Omie, empresa de sistemas de gestão (ERP) na nuvem, anunciou a contratação de Alessandra Lima de Castro para o cargo de diretora de vendas diretas & enterprise, nova área estratégica da scale-up para aumentar o portfólio de clientes. A executiva tem 20 anos de experiência na área de vendas e, nos últimos seis anos, atuou como diretora de vendas na Totvs. Com sólida experiência em reestruturação de áreas comerciais em empresas de tecnologia e telecom, passou por empresas como Vivo, Net e Oracle.
-
Divulgação Alexandre Bratt é o novo CEO da Grand Cru
Na Grand Cru há mais de um ano, Bratt participou ativamente da transformação digital e mercadológica da marca, trazendo ideias, liderando equipes e colocando em prática um olhar de fora com foco no mercado nacional. O executivo também é o líder que assina a revolução de processos de digitalização pela qual a importadora vem passando desde o início do ano. Bratt está alinhado com as novas tendências de consumo de vinho, formadas por consumidores mais digitais, abertos a novidades.
-
Divulgação Pipefy anuncia novo presidente e COO
Ananth Avva, ex-executivo da Lastline e Wrike, juntou-se à Pipefy como presidente e COO da operação global. O executivo tem mais de 15 anos de experiência no setor de tecnologia, incluindo funções executivas para a organização de software de gestão de trabalho empresarial. A startup de SaaS (Software as a Service), que tem presença no Brasil, espera potencializar seu crescimento sob a gestão de Avva e com o lançamento do Pipefy 2.0, que será disponibilizado aos clientes no primeiro trimestre de 2021.
-
Anúncio publicitário -
Reprodução/Forbes Anna Wintour é promovida a diretora de conteúdo da Condé Nast
A conhecida editora da “Vogue” foi nomeada editora de conteúdo global (Chief Content Officer ou CCO, em inglês) da Condé Nast, mesmo depois de duras críticas sobre conduta intolerante no ambiente de trabalho em relação a pessoas negras, principalmente durante os protestos que se seguiram à morte de George Floyd. A empresa afirmou que a nomeação de Anna faz parte da nova estratégia global, na qual ela continuará liderando a publicação nos Estados Unidos, mas assumirá, ao mesmo tempo, a supervisão das outras 25 publicações da editora ao redor do mundo. Em junho, Anna enviou um email interno aos funcionários e se desculpou por não encontrado “maneira suficientes de dar mais espaço a editores, escritores, fotógrafos, designers e outros profissionais negros.”
-
Divulgação GetNinjas anuncia novo diretor de marketing
O GetNinjas, aplicativo de contratação de serviços que atua em toda a América Latina, acaba de anunciar Bruno Morano como novo chief marketing officer (CMO). Com mais de 10 anos de experiência em marketing, estratégia de produtos e comunicação, Morano já atuou em empresas como Tembici, Spectrum Brands, Unilever e PepsiCo. A chegada do executivo integra o plano estratégico do GetNinjas de fortalecer o crescimento e reforço da marca como top of mind do setor de serviços no Brasil e na região.
-
Divulgação Caio Abreu é o novo líder de Life Care Solutions da GE Healthcare para a América Latina
Na companhia desde abril de 2017, quando assumiu a gestão comercial do time de LCS para o Brasil, Abreu é graduado em Fisioterapia pela Universidade São Camilo e tem pós-graduação em terapia intensiva pela Universidade Federal de São Paulo.O executivo registra passagens pelo Hospital Israelita Albert Einstein e pela multinacional Dräger.
-
Divulgação Lycra reforça time comercial
A The LYCRA Company, indústria especializada no desenvolvimento de soluções em fios e tecnologias para o setor têxtil, anunciou a contratação de Carlos Eduardo Fernandes como diretor comercial da organização para a América do Sul. Fernandes tem quase 20 anos de experiência no mercado têxtil, com atuação na formação de equipes comerciais. Seu último cargo foi como diretor comercial da NILIT Fibras de Poliamida para a América Latina.
-
Divulgação Assist Card nomeia novo CEO Internacional
Carlos Stefani é o novo CEO da Assist Card. “Estou orgulhoso e muito grato pela confiança depositada em mim. Neste ano, que foi tão particular para o setor, continuaremos promovendo iniciativas que ajudem a reativar o turismo, liderando a transformação digital de forma a facilitar a experiência do usuário e o acesso aos nossos produtos”, comentou o executivo.
-
Divulgação Adobe anuncia Cassio Pantaleoni como novo VP de digital experience
A Adobe anunciou a chegada de Cassio Pantaleoni como vice-presidente da área de digital experience no Brasil. O executivo, que acumula mais de 30 anos de experiência no setor de tecnologia, saiu recentemente do SAS, onde era presidente. Pantaleoni afirma que está preparado para assumir novos desafios na companhia, com foco nas possibilidades da transformação digital para todo o time de vendas de digital experience da Adobe, que inclui soluções voltadas para o marketing digital.
-
Divulgação Banco Mercedes-Benz anuncia troca de comando a partir de 2021
Há quase quatro anos à frente das operações do Banco Mercedes-Benz no Brasil como presidente e CEO, Christian Schüler assumirá, a partir de 2021, a operação global da Athlon, empresa de mobilidade do grupo Daimler, com sede na Holanda. “Os excelentes resultados que conquistamos nesse período são reflexo de uma estratégia sólida de crescimento, em parceria com a fábrica e a rede de concessionários, aliada aos esforços de toda nossa equipe em desenvolver e oferecer as melhores soluções financeiras e de seguros para nossos clientes”, afirmou Schüler. O sucessor do atual presidente e CEO ainda não foi anunciado.
-
Divulgação Clarissa Sadock é a nova CEO da AES Brasil
A AES Brasil, empresa de energia renovável, comunicou que seu conselho elegeu Clarissa Sadock como a nova CEO da companhia. Com 16 anos de experiência em empresas da AES e economista de formação, Clarissa era vice-presidente de finanças e relações com investidores desde 2017. No cargo, foi protagonista da transformação da companhia, que passa por um ciclo de forte crescimento.
-
Divulgação Svitzer Americas nomeia novo diretor-executivo para o Brasil
Após uma mudança na configuração organizacional e gerencial na Svitzer Americas, Daniel Reedtz Cohen foi nomeado novo diretor executivo da operação brasileira. “Vemos muito potencial de crescimento no Brasil e estou muito satisfeito que Daniel tenha aceitado o cargo. Estou confiante de que ele, com seu profundo conhecimento do mercado brasileiro, das nossas operações e da organização, é a pessoa certa para liderar o Brasil por essa importante trajetória de crescimento”, comentou Arjen van Dijk, diretor geral da Svitzer Americas, empresa especializada em operações portuárias globais.
-
Divulgação G&P contrata Denis Miranda
Com 14 anos de experiência na indústria financeira, Denis Miranda assume a diretoria de negócios da G&P, empresa de tecnologia da informação, com responsabilidade pela área de business process outsourcing (BPO) para o mercado financeiro. A nomeação do executivo vai ao encontro da nova estratégia da companhia de diversificar as ofertas de BPO para o mercado financeiro e ofertar soluções tecnológicas que permitam que o backoffice das instituições seja mais escalável, seguro, replicável e inteligente.
-
Divulgação Evelin Wanke é a nova diretora de vendas da Epson
A Epson do Brasil anunciou que Evelin Wanke, ex-gerente de negócios da empresa, foi promovida à diretora de vendas. Na companhia há quase uma década, Evelin foi responsável pelo desenvolvimento de novos mercados com grande foco nos segmentos de comunicação visual e têxtil. Com 16 anos de experiência no mercado de comunicação visual e dez nos setores de sublimação, proofing, fotografia e CAD, a executiva gerenciou o departamento de impressoras de grandes formatos na Epson do Brasil e esteve à frente de grandes projetos, que resultaram em um crescimento médio de 60% ao ano durante este período.
-
Divulgação BRF anuncia mudanças da estrutura organizacional
A gigante de alimentos BRF anunciou Grazielle Parenti como a nova vice-presidente global de relações institucionais, reputação e sustentabilidade. A executiva será responsável também pelas áreas corporativa, de meio ambiente e pela presidência do Instituto BRF. Grazielle tem mais de 25 anos de experiência e é presidente do conselho da ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, além de conselheira em diversas associações de classe.
-
Divulgação Isa Ventura assume como conselheira do board da Squid e deixa direção executiva da empresa
Desde 2018 à frente da Squid como CEO, Isabela Ventura passa a fazer parte do conselho de sócios a partir de janeiro de 2021. “Meu papel foi trazer uma liderança cuidadosa, focada no protagonismo da diversidade e da inclusão e no aumento da nossa qualidade de vida enquanto organismo vivo e coletivo”, afirma. O novo CEO é Felipe Oliva, cofundador da empresa. Oliva atuou no relacionamento com investidores e parceiros estratégicos da empresa e liderou o desenvolvimento de novas soluções para o mercado, como a Squid Brand Lovers, focada em experiências com consumidores, e também a aquisição da Duopana, plataforma de comunidades online.
-
Divulgação Juan Guillermo Sanchez Zarama é o novo CEO do Groupe SEB
No grupo desde 2000, Zarama assume a partir de agora a estrutura SLA da companhia de educação, que contempla Brasil, Argentina e Chile. Ele já ocupou as posições de gerente geral em Caracas, na Venezuela, em Buenos Aires, na Argentina, e no Groupe SEB Andino Medellín, na Colômbia, do qual se tornou presidente em 2012.
-
Reprodução/Forbes ExxonMobil anuncia novo presidente para operações no Brasil
A petroleira norte-americana ExxonMobil anunciou que Juan Lessman assumirá o cargo de presidente da companhia no Brasil, em substituição à executiva Carla Lacerda, que se aposenta depois de 35 anos na empresa. A mudança no comando vem no momento em que a Exxon tem ampliado sua presença no Brasil, depois de ter arrematado concessões para exploração de óleo e gás em licitações promovidas pelo país nos últimos anos. O novo CEO é funcionário da ExxonMobil há mais de 22 anos e já ocupou posições de liderança nos Estados Unidos.
-
Reprodução/Forbes Samsung anuncia novo presidente no Brasil para 2021
Após dois anos à frente da presidência da Samsung no Brasil, Yoonie Joung se despede do país para assumir a divisão de mobile da companhia nos Estados Unidos. Ao longo desse período, Yoonie liderou a operação local, expandindo as parcerias de negócios e reforçando o investimento nos serviços de atendimento ao consumidor, além de ter garantido a ampliação da liderança da marca no mercado brasileiro. Em 2021, o controle da empresa no Brasil passa para Kevin Seo, o atual head de mobile sales innovation da divisão de dispositivos móveis da Samsung na Coreia do Sul.
-
Divulgação Luiz Bernabé é o novo general manager da ADP
Há seis anos na ADP, Bernabé ocupava, até então, o cargo de diretor de marketing e estratégia na América Latina, mas também já atuou como diretor de unidade de negócio na Argentina e diretor de business excellence & customer experience no Brasil. O executivo assume a nova posição com o desafio de fomentar e potencializar as ações da empresa na região e ficará responsável pelas operações na Argentina, Chile e Peru. O executivo responderá diretamente ao presidente da ADP na América Latina, Claudio Maggieri.
-
Divulgação Marcelo Maia é nomeado membro do Conselho de Administração do Grupo DIA e Enéas Pestana assume como CEO no Brasil
O Grupo DIA concluiu sua nova estrutura organizacional, tanto em nível mundial quanto no Brasil. Marcelo Maia, até então presidente executivo da operação brasileira, passa a integrar o Conselho de Administração. Enéas Pestana, que já possui amplo conhecimento do negócio e da empresa por ter sido membro do Conselho Consultivo do DIA Brasil, órgão liderado por Maia, foi nomeado CEO do Brasil, mercado essencial no plano de transformação da companhia. Pestana ocupou, de 2010 a 2014, o cargo de CEO do Grupo Pão de Açúcar.
-
Divulgação Tembici reforça time de executivos e apresenta Paulo Kakinoff como novo conselheiro
A empresa de bicicletas compartilhadas Tembici anunciou a chegada de Paulo Kakinoff, presidente da Gol Linhas Aéreas, como novo membro do conselho. Além disso, a liderança financeira da empresa conta agora com um novo CFO: Leandro Fariello.
-
Divulgação ZF Aftermarket apresenta seu novo head global
Philippe Colpron acaba de assumir a posição de head da ZF Aftermarket, na função de vice-presidente executivo. Paralelamente, ele continuará a liderar a Fleet Solutions, negócio da divisão de sistemas de controle para veículos comerciais da ZF (antiga WABCO). O especialista tem como missão antecipar a evolução futura e os requisitos do setor, bem como expandir o portfólio da empresa e conduzir avanços em soluções centradas no cliente.
-
Divulgação Grupo Soma anuncia Rachel Maia para Conselho de Administração
O Grupo Soma, companhia brasileira de moda que congrega marcas como Animale, Farm e Maria Filó, anunciou Rachel Maia como integrante do Conselho de Administração. “A diversidade nos conselhos administrativos se faz necessária, tanto na participação de mulheres quanto de negros. Sei da importância e também da responsabilidade de ser, novamente, a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira estratégica. E espero não ser a única”, afirmou Rachel. Ela foi a primeira mulher negra a ocupar o cargo de CEO no país, com passagens por Lacoste, Pandora e Tiffany.
-
Divulgação Romeu Stanguerlin, CEO da ADAMA, assume vice-presidência no board global
Romeu Stanguerlin, CEO da ADAMA Brasil, holding de agronegócio com atuação global, assume a posição de vice-presidente sênior no board global da companhia, respondendo diretamente ao CEO Ignacio Domingues. “O Brasil tem um papel importante na produção de alimentos para o mundo. E a ADAMA Brasil tem um plano audacioso de dobrar de tamanho nos próximos cinco anos, saindo de uma empresa de US$ 700 milhões para US$ 1,4 bilhão”, afirma Stanguerlin.
-
Luciana Prezia/Divulgação Startup norte americana indica executivo brasileiro como CEO na América Latina
A Nion Network, plataforma global de inovação em seguros, anunciou Thiago Henrique Soares como seu novo CEO. O executivo tem 20 anos de experiência no mercado nacional e internacional de seguros e tem passagem recente pelo Grupo Caixa Seguradora (Previsul). “Hoje, umas das principais tendências no mundo dos seguros é a transformação digital, com foco na expectativa do cliente”, afirma Soares. “Ao invés de criar um produto dentro da empresa e depois oferecer ao cliente final, as seguradoras estão trabalhando para analisar a necessidade do cliente e, depois, desenvolver um serviço. É uma mudança importante no segmento.”
Nokia nomeia Ailton Santos como head no Brasil
Há três anos na companhia, Santos, que lidera a área de software para a América Latina, assumirá, a partir de janeiro de 2021, a operação brasileira, à frente da equipe concentrada nas oportunidades de desenvolvimento no país, com foco nos benefícios da adoção do 5G e da IoT. “Temos um compromisso com o Brasil e nossos esforços estão voltados para criar um ecossistema de 5G aberto, robusto e com redes de alto desempenho, com segurança e integridade. Atuamos nos segmentos da economia que estão vivendo a transformação digital, fortalecendo nossas parcerias com as áreas B2B das operadoras, indústrias e beneficiando os também usuários finais”, afirma o executivo.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.