Há três anos, Gabriel Lopes não sabia dizer o que havia de errado com ele. Como CEO da Artist Factory, empresa especializada no gerenciamento da carreiras de artistas, entre eles o DJ Alok, o empresário era visto como bem-sucedido, mas não se sentia feliz. “Eu já havia conquistado o sucesso financeiro, mas isso não era tudo. Algo não ia bem quando eu encostava a cabeça no travesseiro”, diz. Foi nessa época, depois de um retiro, que teve o primeiro contato com a meditação. Ele incluiu a prática em sua rotina e, alguns meses depois, experimentou os primeiros sinais de melhora: bem-estar associado a um desempenho mais elevado.
Os benefícios que a técnica pode proporcionar para profissionais de alta performance têm se provado consistentes e sua adoção, por empresas e executivos, vem aumentando. Em dezembro passado, o Google construiu dez salas voltadas para meditação em seus escritórios na Califórnia, Estados Unidos. No Brasil, a prática está sendo oferecida como benefício aos colaboradores de empresas como Vivo e OLX.
LEIA MAIS: 6 aplicativos para cuidar da saúde mental
No caso de Gabriel Lopes, quem estava por trás desse processo era o especialista em meditação Giuliano Milan. Entre os seus clientes estão, além de empresários, atletas como o nadador Thiago Pereira e o jogador de vôlei Bruninho. Segundo ele, as vantagens da técnica para a vida profissional incluem uma melhor performance do cérebro, aumentando o foco, diminuindo a ansiedade e facilitando a tomada de decisões. “A meditação não precisa estar ligada à espiritualidade. Pode ser usada apenas como otimizadora do cérebro e das suas funções”, diz Milan.
Na prática, o especialista recomenda técnicas que envolvem o controle da respiração, o relaxamento físico e a visualização da rotina, estimulando um estado mental de tranquilidade. A partir disso, ele foca nas necessidades dos clientes para promover uma experiência mais assertiva. Com isso, o objetivo é que os profissionais consigam aumentar o seu rendimento no trabalho sem perder o equilíbrio e a qualidade de vida. “É possível render mais e manter sua saúde mental em dia.
Logo no início da pandemia, com o cancelamento de eventos, Gabriel Lopes teve a oportunidade de, mais do que nunca, usufruir dos efeitos da técnica. Ele conta que conseguiu evitar picos de estresse e ansiedade causados pela incerteza nos seus negócios. “Agora, com a retomada, muitos shows acabaram acontecendo ao mesmo tempo. Meditei para resolver esse quebra-cabeça de remarcações e percebi que as soluções começaram a aparecer de maneira mais clara”, conta. Efeito semelhante ao sentido por Carolina Loyo, head de marketing da Samsung Brasil, que procurou a mentoria de Giuliano para incorporá-la em seu dia a dia. Hoje, ela considera a prática indispensável em seu trabalho. “Aplico as técnicas de respiração ao longo de todo o dia e principalmente em semanas de muitas reuniões. Elas me mantêm mais equilibrada.”
Benefícios se estendem para o campo da psicologia
Dentro da medicina, a meditação entra como aliada para aliviar sintomas de ansiedade e estresse. A psicóloga Melisa Honora explica que a principal vantagem da técnica consiste na possibilidade de usá-la em qualquer lugar e ocasião. “Se você começa a experimentar os sintomas de nervosismo antes de uma apresentação, é possível controlar-se ali mesmo, sem sair da sala”, diz. Já sob a perspectiva da biologia humana, ela explica que esse estado de observação mental é capaz de desencadear uma mudança cognitiva que alivia a relação com sensações e pensamentos negativos.
Especialista em mindfulness, que envolve técnicas voltadas para a percepção da realidade e foco no agora, Melisa recomenda a prática para todos os profissionais que lidam com pressão, prazos e metas. Quem quer aprender, pode começar em um consultório, em aulas específicas ou de ioga (que costuma envolver meditação) ou mesmo em casa, com o apoio de tutoriais e apps. Aqui, uma lista para ser acessada na palma da mão, gratuitamente.
-
Reprodução/Google Play Calm
Se você tem dois minutos livres no seu dia, já pode começar a meditar usando o app, que traz imagens e sons da natureza. Há meditações para questões específicas, como autoconfiança, foco, criatividade ou uma boa noite de sono.
-
Reprodução/Google Play Insight Timer
A versão gratuita tem sessões de meditação em inglês e português com diferentes propósitos: melhorar o foco no dia a dia, reduzir a ansiedade, ganhar autoconfiança. Quem paga tem acesso a relatórios de progresso e pode participar de grupos de discussão onde os participantes trocam experiências e podem se aprimorar nas práticas.
-
Reprodução/Google Play medite.se
Esse app foi criado pelo brasileiro Tadashi Kadomoto, professor de meditação, e serve bem a quem está começando a meditar. Com trilha sonora, as meditações guiadas em português podem ser baixadas para ouvir quando você estiver offline.
-
Reprodução/Google Play Zen
App de meditações guiadas criado pela YouTuber brasileira Juliana Goes, tem vídeos para aprender a relaxar, exercícios de respiração e meditações guiadas na voz de Juliana. Você escolhe a partir do que mais precisa para o seu dia: relaxamento, energia, redução da ansiedade. Cada exercício tem cerca de dez minutos. É pago e está disponível para Android e iOs.
-
Anúncio publicitário -
Reprodução/Google Play Head Space
Um dos apps mais baixados por quem quer aprender a meditar e a praticar mindfullness, tem sessões guiadas de acordo com o tempo de que se dispõe, além de conteúdos para entender melhor sobre o tema, dormir bem e treinar foco.
Calm
Se você tem dois minutos livres no seu dia, já pode começar a meditar usando o app, que traz imagens e sons da natureza. Há meditações para questões específicas, como autoconfiança, foco, criatividade ou uma boa noite de sono.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.