Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn mostrou que o setor de recursos humanos está, cada vez mais, apostando no potencial de People Analytics na gestão de pessoas. O levantamento entrevistou mais de 7 mil profissionais de RH em 35 países diferentes. Deles, 73% afirmam que a solução de análise de dados ligadas à movimentação e comportamento dos funcionários será prioridade para suas empresas nos próximos cinco anos. “O People Analytics é uma técnica para obter informações valiosas sobre as pessoas. Isso ajuda os negócios a tomarem decisões de forma mais rápida, precisa e coerente”, diz Anderson Paulucci, especialista em análise de dados e cofundador da empresa de tecnologia Triggo.ai. O interesse na solução é relevante: o LinkedIn elencou o People Analytics como uma das quatro maiores tendências para o setor de Recursos Humanos em 2021.
A ferramenta vem para auxiliar o setor no desafio de aprimorar a forma que os profissionais trabalham. O tema é uma prioridade para 96% dos entrevistados. Entretanto, apenas 52% afirmam que estão conseguindo atingir esse objetivo dentro das empresas. Entre as possibilidades que os dados proporcionam está a oportunidade de identificar os problemas que levam as pessoas a deixarem uma companhia, por exemplo.
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Os benefícios para as empresas vão além da chance de desenvolver sua força de trabalho. “Com o People Analytics, podemos calcular o quanto um colaborador pode trazer de retorno para as empresas”, diz. Essas informações podem ajudar na elaboração de metas e KPIs que sejam mais realistas para a situação do negócio. Para colher esses dados, um dos caminhos é aplicar questionários nos momentos de admissão e desligamento de funcionários da empresa. Ou, por exemplo, analisar o tempo em que cada profissional passa em determinada tela ou tarefa online para identificar gargalos em processos.
A adoção dessa tecnologia não precisa ser um grande custo. A tecnologia em nuvem e modelos de SaaS, que cobram pelos softwares de acordo com a intensidade de uso da empresa, são alternativas para organizações que desejam adotar essa ferramenta sem precisar desembolsar grandes valores. “Uma empresa, independentemente do seu tamanho, tem viabilidade técnica e financeira para aplicar o People Analytics”, diz Anderson Paulucci.