A vida adulta traz muitos desafios. E um deles é fazer amigos. Quando estávamos na escola, éramos rodeados de gente da mesma idade com objetivos semelhantes e fatores estressores. Você olha em volta e percebe que terá que começar a ser mais intencional em fazer e manter amizades. Além disso, com o trabalho remoto, amizades no local de trabalho ficaram um pouco mais difíceis.
Há muitos benefícios em ter um amigo no trabalho
- Felicidade: Antigamente se pensava que o sucesso trazia felicidade, mas é o contrário: a felicidade traz sucesso. Uma das chaves para a felicidade no local de trabalho é sentir-se engajado. Ter pelo menos um amigo no trabalho ajuda a se sentir mais engajado, não só no trabalho que está realizando, mas também no quadro geral da organização.
- Motivação: Quando uma empresa tem funcionários felizes e satisfeitos, eles tendem a ser mais produtivos e motivados para realizar o trabalho. Os amigos são grandes motivadores. É por isso que os personal trainers estão sempre falando sobre ter um companheiro de treino: você é responsável por alguém que está torcendo por você tanto quanto você está torcendo por ele.
- Produtividade: Assim como a motivação, a produtividade aumenta quando uma pessoa se sente engajada em seu trabalho. Enquanto alguns amigos podem ser uma distração às vezes, bons amigos de trabalho podem elevar o resultado uns dos outros e fornecer o apoio que cada um precisa.
- Criatividade: Há exemplos em filmes, na TV e no teatro, em que as pessoas se unem e algo mágico acontece. É por isso que você vê diretores contratando os mesmos atores o tempo todo e também por isso que muitos roteiristas de comédia são melhores amigos ou estão em um relacionamento. Ao contrário de seus amigos da faculdade ou de seus colegas de quarto, apenas seu amigo do trabalho pode ajudá-lo a resolver um problema de forma criativa.
Perceba como os quatro itens se interconectam. Para ter sucesso no trabalho, você precisa se sentir feliz, produtivo, motivado e criativo, mas sem pelo menos uma pessoa ao seu lado, torcendo por você e aparecendo quando as coisas estão difíceis, pode ser quase impossível.
Como fazer amigos no modelo remoto
Fazemos amigos quando conhecemos alguém com quem nos relacionamos e temos pelo menos uma ou duas coisas em comum. Construímos amizades vendo a pessoa uma e outra vez. Esse é um dos maiores desafios de fazer amigos quando adulto trabalhando remotamente. Você pode conhecer alguém novo, mas quando não a vê presencialmente, perde a oportunidade de vê-la várias vezes para reforçar e construir o relacionamento.
Para fazer amigos no trabalho, seja intencional e consistente
1. Intencional
Por mais que fosse bom se alguém no trabalho simplesmente enviasse um e-mail para você e pedisse para ser seu amigo, isso provavelmente não vai acontecer, o que significa que você precisa definir a intenção em fazer amigos.. Se você é novo no trabalho, seja transparente e diga às pessoas: “Ei, sou novo e estou procurando conhecer pessoas”. A maior diferença entre fazer amigos na escola e no trabalho é que você precisa ser direto e dizer às pessoas o que você quer.
2. Consistente
Se você quer construir um relacionamento, é preciso ver a pessoa várias vezes e conhecê-la para construir essa conexão. Se bater um papo no Zoom com alguém que acha que pode ser um amigo em potencial, seja consistente e fique por dentro do relacionamento. Isso significa também que você terá que ser aquele que começa os bate-papos do Zoom
Que limites estabelecer com um amigo do trabalho?
Como em qualquer outro relacionamento na vida, você precisa ter limites. É muito fácil ultrapassá-los e pode ser difícil saber se você está lidando com um colega ou um amigo. Tenha clareza sobre seus próprios, pois isso ajudará a fazer escolhas. Se você sabe que não se sentirá confortável em ser muito amigo de um gestor, já pense antes com quem você gostaria de tomar um café ao vivo. Por fim, os amigos são uma família que se escolhe, e ter um colega de trabalho com quem você pode contar como amigo pode fazer toda a diferença para seus níveis gerais de felicidade no trabalho.