O mercado de trabalho está em alta nos Estados Unidos. Com o aumento do número de vagas – houve crescimento de 33%, de acordo com o relatório Demand for Skilled Talent 2022 – é vital que o processo de entrevistas cumpra suas metas.
Como CEO de uma empresa de aprendizado acelerado, co-desenvolvi técnicas de entrevista para atender às necessidades de contratação de organizações como Delta, Samsung e Novartis. Se você iniciou recentemente um programa para promover simplificação ou inovação, considere incluir ou personalizar as seguintes perguntas de entrevista na sua própria organização.
10 perguntas para uma entrevista de emprego
1. Como você definiria inovação?
2. Você pode citar alguém que simplificou com sucesso um negócio ou empresa?
3. Se contratado, quais são algumas maneiras de você tornar a simplificação um hábito em sua rotina?
4. Qual é um exemplo de pergunta disruptiva que você faria no local de trabalho?
5. Em sua opinião, quais hábitos gerenciais alimentam a complexidade? Como você tentaria quebrar o ciclo?
6. Quando você encontra alguém que complica desnecessariamente tudo o que toca, como você reage?
7. Descreva uma época em que houve uma mudança fundamental em seu local de trabalho. Como você respondeu?
8. Qual é um exemplo de solução alternativa que você criou para simplificar um processo frustrante ou uma tarefa demorada? Ela foi adotada como uma nova prática?
9. Qual é o seu processo para tomar uma decisão rápida quando você não tem muita informação?
10. O que atrapalha a realização de suas metas no local de trabalho?
Como interpretar as respostas dos candidatos
Procure respostas que revelem como o candidato aborda a inovação ou a simplificação. Os pensadores inovadores podem explicar como eles resolvem problemas de forma criativa e onde buscam novas inspirações ou quem procuram para uma sessão de brainstorming.
Candidatos que generalizam ou usam jargões como “mudança de paradigma” e “pura sinergia” acendem o sinal de alerta.
Assim como os inovadores, os verdadeiros simplificadores também estão ansiosos para compartilhar sua filosofia e fornecer exemplos convincentes do mundo real de sua cruzada contra a complexidade.
Eles são sinceros sobre os desafios que encontraram e oferecem detalhes em primeira mão de sua experiência. Se você ouvir frases como “menos é mais” ou “a burocracia é inchada” sem histórias pessoais, provavelmente está entrevistando um complicador comum.
De maior produtividade a ideias inovadoras, habilidades como pensamento inovador e simplificação são extremamente valiosas para as organizações de hoje. E embora a capacidade de identificar esses traços durante as entrevistas possa parecer um superpoder, é uma questão de fazer as perguntas certas – como as dez fornecidas acima – e ouvir a autenticidade por trás das respostas dos candidatos.
Lisa Bodell é fundadora e CEO da FutureThink, em Nova York e palestrante.
>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022