O premiado autor Walter Isaacson diz que muitas vezes é questionado sobre quem, entre os líderes contemporâneos de hoje, ele colocaria na mesma categoria de suas referências históricas: Leonardo da Vinci, Albert Einstein, Steve Jobs.
A resposta de Isaacson? O fundador da Amazon, Jeff Bezos. “Eles eram todos muito inteligentes, mas não era isso que os tornava especiais”, diz Isaacson. “O que vale é ser criativo e imaginativo. É isso que torna alguém um verdadeiro inovador.”
LEIA MAIS: Burnout: o que você jamais pode ignorar
A observação de Isaacson me inspirou a incluir um capítulo sobre criatividade em meu novo livro, The Bezos Blueprint. A criatividade é um ingrediente essencial da inovação, liderança e comunicação, mas as ideias revolucionárias não aparecem sob demanda. Em vez disso, a criatividade requer as condições certas para florescer.
Bezos e muitos outros líderes criativos cultivaram cinco hábitos para serem criativos.
1. Durma o suficiente
O fundador da Amazon, Jeff Bezos, tenta dormir 8 horas por noite. Você só pode tomar algumas decisões de alta qualidade por dia, argumenta Bezos, caso dê a si mesmo a energia necessária para fazê-las valer a pena.
Alguns empreendedores fazem uma demonstração de quão pouco dormem, dando a entender que as pessoas que precisam de mais sono são preguiçosas ou não têm adrenalina suficiente para serem bem-sucedidas. Especialistas em contar histórias percebem que essas anedotas são apenas isso – narrativas que fazem uma boa história.
2. Mantenha-se ativo
Nossos ancestrais andavam — muito. De acordo com o biólogo molecular John Medina, da Universidade de Washington, o cérebro humano evoluiu de nossos ancestrais evolucionários que caminhavam até 12 quilômetros por dia. Isso significa que aprendemos e pensamos melhor quando estamos ativos ou em movimento.
Muitos empreendedores criativos estão constantemente em movimento. Por exemplo, Steve Jobs era famoso por passear com as pessoas para debater novas ideias. Portanto, esteja você trabalhando em casa ou no escritório, afaste-se de sua mesa de tempos em tempos. O movimento pode desencadear suas melhores ideias.
3. Deixe suas paixões escolherem você
Quando Jeff Bezos tinha cinco anos, ele viu Neil Armstrong pisar na lua. Isso desencadeou uma paixão ao longo da vida para explorar o espaço. Relembrando esse evento, Bezos disse: “Você não escolhe suas paixões. Suas paixões escolhem você.”
De acordo com Bezos, a chave é estar atento às oportunidades quando sua paixão e talentos se cruzam. Bezos está articulando uma abordagem muito diferente do conselho padrão para “encontrar sua paixão”.
Quando se trata de encontrar propósito e paixão em sua carreira, pare de perseguir e comece a ouvir.
4. Seja um aprendiz e não um sabe-tudo
Bezos é um leitor voraz, hábito que compartilha com muitos líderes de sucesso, do bilionário Warren Buffett ao CEO da Microsoft, Satya Nadella.
Nadella diz que existem dois tipos de pessoas: sabe-tudo e aprende-tudo. Ele argumenta que estes últimos estão em uma posição mais forte para ter carreiras de sucesso. Sua observação ecoa um dos princípios de liderança da Amazon: aprender e ser curioso. Os líderes nunca terminam de aprender e sempre procuram melhorar a si mesmos.
No momento em que você para de aprender, você para de crescer.
5. Cultive uma mentalidade ilimitada
Pessoas de sucesso são sonhadoras e realizadoras que estão insatisfeitas com o status quo. Bezos diz que o mundo quer que você seja um típico realizador de mil coisas ao mesmo tempo. “Não deixe isso acontecer”, aconselha.
É fácil ser como todo mundo, ser típico e manter o status quo. Mas a maioria dos líderes criativos são bem-sucedidos porque vê um problema que precisa de uma solução.
Os problemas, muitas vezes, vêm na forma de frustrações pessoais. Por exemplo, quando uma companhia aérea cancelou uma viagem às Ilhas Virgens Britânicas, um passageiro chamado Richard Branson sentiu a frustração de não poder ver sua namorada que o esperava. Então, ele perguntou aos outros passageiros se fariam uma “vaquinha” para fretar um avião. Chegaram ao destino a tempo.
Branson não tinha experiência no setor aéreo, mas decidiu iniciar uma de qualquer maneira. Essa é uma mentalidade ilimitada. Você pode não ter contatos, dinheiro ou experiência para atingir seus objetivos hoje, mas dar pequenos passos na direção de seus sonhos o aproximará a cada dia. Os únicos limites que vão atrapalhar são aqueles que você impõe a si mesmo.
“A ideia de ir à lua era tão impossível que as pessoas realmente a usavam como uma metáfora para a impossibilidade”, escreveu Bezos certa vez. “O que eu espero que você tire disso é que qualquer coisa que definir em sua mente, você pode fazer.”
* Carmine Gallo é colaborador da Forbes EUA, ministra cursos em Harvard e seus livros já foram traduzidos para 40 países. O mais recente, The Bezos Blueprint, revela estratégias de liderança e comunicação que impulsionaram o crescimento da Amazon.