Hoje, se você não tem uma marca pessoal forte, provavelmente terá uma carreira mediana. Isso porque marcas fortes se destacam. Profissionais que sabem disso conseguem atrair oportunidades que vão ajudar a aumentar seu sucesso e felicidade no trabalho.
Todas as marcas pessoais fortes trabalham três Cs inegociáveis: clareza, consistência e constância.
Sua marca pessoal passa no teste dos três Cs? Vamos ver cada um deles.
Clareza
Marcas fortes são claras sobre o que são e o que não são. Esses profissionais entendem seu valor único e isso ajuda a se destacar em um mar de concorrentes.
Esse destaque permite que eles atraiam e fidelizem seus clientes. A Volvo, por exemplo, é clara quanto ao seu compromisso com a segurança. Afinal, o slogan deles é “Pela Vida”. A marca não é sobre carros esportivos rápidos ou sobre luxo exclusivo.
A Volvo faz carros para famílias. Carros que são seguros. E eles claramente focam sua publicidade e marketing nesse diferencial.
A varejista americana Nordstrom é clara sobre seu incomparável atendimento ao cliente. E o compromisso deles com isso é óbvio desde o momento em que você entra na loja (física ou online). A Nordstrom dominou a arte de se diferenciar de outros varejistas que vendem itens semelhantes ao focar na satisfação do cliente. Existem inúmeras outras lojas que podem vender um terno Gucci preto, mas você sabe que quando for à Nordstrom, terá uma ótima experiência – que vai fazer você falar sobre o assunto com sua família e amigos. Essa clareza e foco continuam a guiar a Nordstrom à medida que eles desenvolvem seus negócios atuais.
Quando se trata da sua marca pessoal, você precisa ser claro sobre o que vai comunicar. O que te diferencia de todos os outros que fazem o que você faz? O que faria alguém escolher você?
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Consistência
Além de serem claras sobre quem são, marcas fortes também são consistentes. Elas são sempre o que dizem que são. Uma marca forte não muda seu foco.
A Volvo está sempre preocupada com a segurança. Eles não mudam esse foco de modelo para modelo. Quando novos carros são lançados a cada ano, eles também são seguros. E a Volvo destaca isso em seus anúncios e em todas as suas comunicações.
Uma das maneiras pelas quais as marcas se tornam fortes é demonstrando suas características únicas repetidamente.
Quando se trata da promessa da sua marca, você entrega isso todos os dias em tudo o que faz? Você coloca sua marca em reuniões, emails e interações com clientes?
Constância
Ser claro e consistente é importante, mas não é o suficiente. Além disso, marcas fortes são constantemente visíveis e valiosas para as pessoas que buscam impactar e influenciar. Elas estão sempre na mente dos tomadores de decisão, que regularmente veem não apenas as mensagens da marca, mas também as características dela em ação.
Veja a Coca-Cola, por exemplo. Eles fizeram do mundo inteiro seu público-alvo. Para eles, o tomador de decisão é VOCÊ. É por isso que você não pode passar um dia sem ser exposto ao logotipo vermelho brilhante. Outdoors, máquinas de venda automática, pessoas segurando latas na rua, cardápios de restaurantes e anúncios impressos e de TV gritam COCA.
A marca Coca-Cola é uma constante em nossas vidas e, por isso, é uma das mais fortes do mundo.
A boa notícia é que o público-alvo da sua marca pessoal é muito menor que o da Coca-Cola. Isso torna muito mais fácil (e barato) para você permanecer constantemente no alcance da comunidade da sua marca.
Já definiu seu público-alvo? Você está sempre visível e entregando algo valioso para permanecer na mente deles?
Ao construir e alimentar uma marca pessoal forte, você tem muito mais no que pensar do que esses três Cs. Mas não importa quanto esforço seja feito para construir e manter sua marca pessoal, ela não vai ser excepcional e eficaz se não passar nesse teste.
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