Medir produtividade é se basear, na maioria das vezes, em percepções. E, com o tempo, essas percepções se tornam a realidade. Portanto, seu sucesso no trabalho vai não só depender do quanto você produz, mas também do fato de você ser visto como alguém produtivo.
Colegas frustrados
Primeiro, saiba que a sua produtividade importa não só para o seu empregador, mas também aos seus colegas de trabalho. Um estudo da LLC.org, um guia de empreendedorismo norte-americano, mostrou que é possível perceber se você não está fazendo trabalho suficiente, além disso irritar colegas de trabalho à sua volta.
- 42% dos entrevistados dizem que ser preguiçoso e ter uma má ética de trabalho são alguns dos maiores incômodos com colegas de trabalho, atrás somente de reclamar excessivamente
- 62% estão incomodados com a tendência de fazer o mínimo necessário para continuar no trabalho , o tal quiet quitting
- 57% perceberam quando um colega estava fazendo o mínimo possível de trabalho
Uma pesquisa da Live Carrer, empresa de inserção no mercado de trabalho, descobriu que 71% dos trabalhadores acreditavam que os outros eram preguiçosos, enquanto 70% já havia criticado um colega por fazer o mínimo suficiente para manter seu emprego. Também, 75% dos entrevistados acreditam que uma tendência de pessoas não cumprirem com suas responsabilidades prejudica a produtividade.
Um dos problemas de fazer o mínimo possível é que coloca uma pressão extra nos colegas de trabalho. O relatório da LLC indicou que 57% dos trabalhadores disseram que tiveram que assumir mais trabalhos porque outros não estavam fazendo suas partes. baby boomers e a geração X estão entre as faixas etárias mais incomodadas com essas pessoas que não contribuem no trabalho.
Isso é importante uma vez que são essas gerações que estão em cargos de hierarquias superiores e que tomam decisões sobre bonificações, promoções e crescimento na carreira. Não fazer o suficiente pode limitar sua carreira, especialmente em companhias que estão diminuindo o número de funcionários e em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
Percepções e produtividade
Infelizmente, como a produtividade é vista também envolve percepção – e as pessoas entrevistadas pela LLC tiveram a tendência de julgar certas gerações de acordo com a produtividade delas. Quando perguntados qual geração era a menos produtiva, 51% disseram que seria a geração Z, seguida pelos baby boomers (24%) e os millenials (18%). Somente 7% responderam que seria a geração X.
Claro, as diferenças de produtividade entre os indivíduos são mais relevantes do que aquelas entre os grupos – e a generalização excessiva pode ser perigosa. No entanto, é bom saber o que você pode enfrentar em termos de percepções.
Faça o seu trabalho ser notado
Se você está fazendo um excelente trabalho sem ser notado, isso pode ser prejudicial para você. Ao mesmo tempo, as pessoas tendem a ficar irritadas com aqueles que buscam ser o centro das atenções ou que se gabam do que fazem. Por isso, você deve achar maneiras apropriadas de deixar seu trabalho brilhar enquanto não tira o reconhecimento dos outros.
1. Faça um bom trabalho
A primeira regra para ser notado por fazer um excelente trabalho é realmente fazer um excelente trabalho. A melhor estratégia não é fingir. Apesar de um ativador de mouse – que simula o movimento do mouse do seu computador – pode parecer uma boa ideia para enganar a tecnologia de monitoramento da sua empresa enquanto você tira um cochilo, essa não é a melhor opção. Da mesma maneira, acordar para mandar um email cedo para parecer que você estava trabalhando por horas não vai dar certo. As pessoas vão logo perceber suas táticas. Evite ficar fingindo ser produtivo e seja criativo ao invés de criar uma ilusão de trabalho.
Talvez as melhores razões para fazer um bom trabalho de forma autêntica seja para alimentar sua própria autoestima. Você terá um maior senso de propósito e de confiança ao saber que está se esforçando ao máximo. Nessa lógica, a Live Career descobriu que 84% das pessoas acreditavam que o trabalho é a principal maneira com a qual você sente que tem valor como pessoa.
Além disso, você se conectará melhor com os outros ao fazer importantes contribuições à sua equipe e comunidade. Fazer um bom trabalho é bom para você e para aqueles que convivem com você. Esse é o ponto de partida.
Também leve em consideração o “erro recente”, um fator cognitivo com o qual pessoas tiram conclusões baseadas em uma ideia objetiva de tudo que aconteceu, mas enfatizando muito mais o que aconteceu no passado mais recente. Você terá que constantemente fazer bons trabalhos, porque pessoas têm memórias curtas. Com o excesso de informação chegando nós a todo momento, suas contribuições mais recentes serão as mais notadas.
2. Tenha impacto
Para ter seus resultados lembrados, você precisará procurar trabalhar com o que é importante. Voluntarie-se a projetos que são prioridades para sua companhia e tenha iniciativa quando perceber algo que pode ser melhorado. Ser proativo e um entusiasta em seu engajamento manda mensagens positivas sobre o quanto você está prestando atenção, investindo e comprometido com os objetivos coletivos.
Entretanto, também intercale entre os tipos de trabalho. Às vezes, as pessoas tentam e evitam tarefas menos glamurosas por acreditarem que aquilo está abaixo do nível delas ou por buscarem responsabilidades mais visíveis. Fazer só o que é considerado importante e superior vai te fazer ser reconhecido como alguém esfomeado,
Todas as profissões têm suas variações de trabalhos menos primordiais, cujas tarefas não são glamurosas, mas essenciais para a empresa. Quando você faz tudo com excelência, está no caminho certo para as pessoas perceberem seu comprometimento com fazer as coisas bem. Quando presta atenção a detalhes que parecem menos importantes, as pessoas vão confiar a você, também, as responsabilidades mais importantes.
Você também terá que enfatizar seus resultados, não só aquilo que você faz. Se está resolvendo problemas com seu fornecedor, conte ao seu chefe como a equipe planeja testar as soluções e quais serão as consequências delas – e não o número de reuniões que tiveram. Quando tiver dificuldades de trabalhar por conta de algum problema com outro colega, coloque à frente as maneiras como está tentando ser compreensivo e fazer conexão com a pessoa, ao invés de destacar o número de e-mails que enviou para tentar solucionar a questão.
3. Seja colaborativo
Se quiser ser notado, também terá que construir fortes relacionamentos com os outros. Seja presente, acompanhe, termine tarefas e faça as coisas quando os outros estão contando com você. Tenha em mente a sua performance e como o seu trabalho impacta os outros. Reconheça e seja grato pelos outros quando completarem alguma coisa juntos.
Quando há fortes laços, estudos mostram que você será mais feliz e satisfeito com o trabalho. A felicidade também está relacionada com focar em ajudar os outros. Pessoas vão ser gratas pelo seu trabalho quando a qualidade dele as auxiliar com as tarefas delas, por exemplo. Você será respeitado pelas pessoas saberem que podem contar com você e confiar que fará o que disse.
Finalmente, cultive suas relações. Construa conexões, procure mentores e peça feedbacks dos seus colegas. Ter um capital social forte te traz oportunidades e acesso a novas ideias e estratégias para poder fazer o seu melhor. Quando você conhece mais pessoas da sua organização, você pode apoiá-las e construir uma melhor credibilidade sua pela grande quantidade de pessoas que te conhecem e valorizam o seu trabalho.
4. Tenha responsabilidade
Para darem crédito aos seus esforços, você terá que ser esperto e garantir que está sendo responsável e monitorando o seu trabalho de maneira precisa. Especialmente com o trabalho remoto e a distância da sua equipe e do seu chefe, as pessoas não vão conseguir te ver trabalhando – enquanto mais empresas estão monitorando o trabalho de seus funcionários. A pesquisa da Top10VPN, fornecedora de softwares para monitoramento, estimou que 80% das maiores companhias privadas estão utilizando tecnologias de vigilância. Também, de acordo com o relatório da empresa de TI Gartner IT, 70% das grandes empresas vão utilizar ferramentas de monitoramento nos próximos três anos.
Apesar de, talvez, ser incômodo trabalhar em uma companhia que utiliza tecnologias de monitoramento, você pode se aproveitar disso. Quando fizer bem o seu trabalho, essas tecnologias podem te dar recompensas quantitativas do seu compromisso. Se adeque às métricas utilizadas pela sua empresa. Compute suas horas, acompanhe suas vendas ou as suas horas trabalhadas. Você faria um bom trabalho, de qualquer maneira, então essas são só maneiras da sua empresa ficar sabendo disso.
Além disso, você pode gerenciar a sua própria história. Crie o seu próprio sistema de monitorar e medir o seu trabalho, estabeleça reuniões regulares com o seu chefe e compartilhe o seu excelente trabalho usando algum método que funcione para você. Pode ser uma planilha com todos os clientes impactados por você a cada semana ou, em cada reunião com seu chefe, pontue a ele cinco conquistas naquele período e duas questões nas quais você necessita de auxílio para continuar fazendo um bom trabalho.
5. Tenha intenção
Finalmente, quando estiver buscando reconhecimento para seus esforços, seja esperto sobre como você trabalha. Mantenha suas promessas e faça as tarefas nos prazos planejados. Tente antecipar as coisas, ao invés de deixá-las para depois. Se você se compromete a atualizar as pessoas depois de uma reunião sem uma data determinada, será mais relevante para elas receber a sua atualização em uma semana, ao invés de depois de um longo período. Deixe os lembretes definidos no seu calendário se há coisas que você precisa fazer no futuro.
Faça as coisas de uma forma mais efetiva ao reduzir distrações e focar nos resultados. Divida suas responsabilidades em tarefas menores para ter pequenos progressos com o passar do tempo. Evite ser perfeccionista, o que pode criar obstáculos para as coisas serem feitas. Você terá táticas singulares e que funcionam melhor para você, mas, principalmente, tenha intenção em como você trabalha e conquista seus resultados.
Percepção é realidade, e produtividade é percepção. Entretanto, você não precisa ser um expert em criar uma ilusão de produtividade ou começar um teatro de produtividade. Isso, na verdade, pode te prejudicar. Ao invés disso, foque em fazer o seu melhor trabalho e em ser a melhor pessoa possível – assim, beneficiará a si mesmo e as pessoas ao seu redor. Os passos acima são as maneiras certeiras de ser reconhecido pelo seu ótimo desempenho.