O primeiro passo no processo de criar sua marca pessoal é o autoconhecimento. Você precisa ser autorreflexivo para esclarecer a sua marca. Há seis direcionadores de marca pessoal nos quais você deve focar: valores, paixões, superpoderes, diferenciais, propósito e objetivos. Gaste tempo pensando em cada um deles. Juntos, eles vão te ajudar a definir sua promessa de valor único.
Neste artigo vamos nos concentrar nos valores.
Eles são seus princípios operacionais. Eles servem como base para viver sua vida de forma mais plena e autêntica. Seu sistema de valores pode impactar como você se sente, age e reage. Quando eles estão alinhados – o que significa que você os está vivendo plenamente – você fica energizado, motivado e engajado. Mas quando suas ações não estão totalmente alinhadas com seus valores (ou quando as pessoas ao seu redor estão atropelando seus valores), você pode se sentir um pouco mal. Você pode até se tornar a pessoa que ninguém quer estar por perto. É por isso que é importante identificar claramente seus valores e colocá-los em tudo o que faz e como faz.
Como determinar seus valores?
Muitas vezes, a maneira de determinar seus princípios é pensar nas coisas que te incomodam e frustram. Quando você se pergunta: “Por que isso me incomoda?” a resposta provavelmente estará ligada a uma violação de um de seus valores fundamentais. Por exemplo, se você fica louco quando alguém que entra em um prédio à sua frente não segura a porta para você, pode ser porque você valoriza a cortesia, a empatia ou a gentileza.
Para descobrir um de seus princípios, faça a si mesmo esta pergunta: O que mais me irrita? Então pense sobre o que está por trás dessa frustração. Dê um nome ao seu valor e escreva a definição dele. Palavras significam coisas diferentes para pessoas diferentes. O que essa palavra significa para você?
O enigma entre valores pessoais x empresariais
Uma pergunta que surge frequentemente está relacionada à conexão do valor da marca pessoal/empresarial. “Tenho clareza sobre meus valores e minha empresa quer que eu viva os seus. Como faço para conciliar isso?”
Uma falácia sobre valores é que você deve trabalhar para uma organização cujos valores correspondam aos seus. Nunca haverá uma congruência de valor perfeita de uma pessoa com a sua empresa — e tudo bem. Mas quando esses valores se chocam, você pode ficar frustrado, irritado ou desengajado.
Os valores operacionais reais de uma organização podem ser muito diferentes do que publicam em seu site. Às vezes, os valores que sua empresa defende não são aqueles que você vivencia no seu dia a dia. Por exemplo, se sua empresa se descreve como um lugar onde a colaboração é incentivada e recompensada, mas o que é realmente valorizado em sua organização é a competição e a vitória, você pode se sentir enganado se fizer seu melhor trabalho em harmonia e conexão.
Conecte seus princípios ao seu trabalho
Quando você vive seus princípios, as pessoas sabem o que você é e o que é importante para você. Na verdade, quando você vive plenamente seus valores, os outros vão percebê-los sem que você precise dizer nada. Às vezes, as palavras que as pessoas usam para te descrever são as características de personalidade associadas aos seus valores. Por exemplo, se você valoriza o otimismo e ouve as pessoas descreverem você como “tão positivo”, você sabe que está vivendo seus valores visivelmente.
Qual é o próximo direcionador de marca pessoal?
Na próxima parte desta série sobre descoberta de marca pessoal, vamos nos concentrar nas paixões — aquelas coisas que te energizam e trazem alegria e felicidade. Por enquanto, entre em contato com seus valores e comprometa-se a vivê-los plenamente.
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