Essa é a pergunta do milhão, ou, quem sabe, do bilhão. Afinal, temos uma lógica, um código, uma fórmula? Estamos lidando com a sorte? Ou, quem sabe, estamos falando de uma ordem de iluminados que receberam dos deuses uma predileção especial? Muitos executivos sonham em empreender, mas, na hora H, temem os riscos envolvidos. Por outro lado, segundo o IBGE, cerca de 80% das empresas fecham suas portas antes de completarem o seu aniversário de 10 anos. No entanto, não são poucos os casos de negócios que surgem “do nada” e estampam as capas de publicações de negócios. Qual é a receita do sucesso?
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Não tenho a pretensão de publicar tal fórmula, no entanto, após empreender por 27 anos no Brasil e no exterior, tendo sucesso nos meus projetos, ajudando a milhares de empresários, muitos deles até com mais sucesso do que eu, e tendo produzido cerca de 40 documentários de casos de empresários que se deram bem, investigando como foi sua jornada desde seus primeiros dias, posso lhe afirmar que não é aleatório. Existem, sim, ingredientes técnicos, comportamentais e emocionais que se repetem. Vou dividir com você três características em comum que vejo em todos estes casos.
Ambição. Sim, em todos os casos de sucesso que estudei, treinei e participei, havia um personagem com bastante ambição. Vale lembrar que ambição não é ganância, em que o indivíduo está disposto a tudo para atingir um objetivo, não se importando com os métodos ou com quantas pessoas precise destruir. Não é disso que estou falando. Falo de ambição como sendo o APETITE do empreendedor. A ambição é frequentemente conectada com o seu propósito e com seus motivos mais nobres.
Conhecimento técnico. Empreendedores de sucesso têm conhecimento técnico sobre seu setor e sobre as principais disciplinas do empreendedorismo. Mesmo sendo um homem ou uma mulher simples, sem grande formação acadêmica, eles dominam algum aspecto do jogo que lhes dá vantagem competitiva. Eles fogem de grandes complexidades, consistentes em sua estratégia e não se desviam de seu foco. Fazem o simples com excelência, e não se cansam de repetir, por décadas, seu método vencedor.
Gestão das emoções. Todo negócio bem-sucedido é resultado de uma série de decisões corajosas. A coragem é a vitória sobre o medo. Todos sentimos medo, mas, o que fazemos com ele, diferencia os que chegam mais longe dos que depositam seus projetos em uma gaveta. Determinação, persistência, capacidade de superar frustrações e traições são outros ingredientes emocionais de uma jornada empreendedora. Não é simples gerir pessoas. Todo empreendedor de sucesso é alguém de grande jogo de cintura e com uma paciência invejável.
Infelizmente, nada disso se ensina na escola. Se você quer se desenvolver para ter sucesso em seu projeto empreendedor, procure outros empreendedores que já passaram por seu caminho, conecte-se e busque aprender com as experiências solitárias desses heróis que geram mais de 70% dos empregos formais no Brasil. A jornada é duríssima, mas quando dá certo, as recompensas são generosas.
Flávio Augusto da Silva é empreendedor e escritor. Dentre suas iniciativas, é CEO e fundador da WiseUp, líder no ensino de inglês para adultos, proprietário do Orlando City Soccer Club, time de futebol profissional dos EUA, e fundador e Presidente do conselho de administração da Wiser Educação.
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Artigo publicado na edição 100 da revista Forbes, de agosto de 2022.