Com 2023 chegando, a maioria das pessoas já sabe que os empregadores vão caçar seus perfis nas redes sociais antes de oferecer um emprego em sua empresa. Mas caso ninguém tenha te contado isso, serei a primeira a dizer que você provavelmente deveria tirar as fotos em festas de faculdade da sua página do Facebook.
Leva apenas 15 segundos e uma olhada em um tweet impulsivo sobre quiet quitting para ir de principal candidato de uma empresa para mais um currículo descartado. Felizmente, a maioria dos erros nas mídias sociais pode ser evitada confiando no bom senso e usando um pouco de cuidado extra antes de postar algo.
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O que as pessoas não conseguem perceber, porém, é que as redes sociais também podem ser a razão pela qual você consegue um emprego. Vai mandar um email para um empregador? Vai enviar seu currículo para uma empresa depois de encontrar uma descrição de cargo? Você não está paranoico se acha que a próxima coisa que eles vão fazer é olhar seus perfis nas redes sociais.
Uma pesquisa da empresa de análise de mercado Harris Poll descobriu que 71% dos gerentes de contratação dos EUA acham que olhar os perfis de redes sociais é uma maneira eficaz de selecionar os candidatos. 77% dos gerentes de contratação realmente usam as redes como uma forma de pesquisar candidatos, e mais da metade deles diz ter encontrado conteúdo que os levou a rejeitar um candidato.
Os recrutadores estão menos propensos a olhar para o currículo de um candidato agora do que nunca. Um estudo da empresa de software Capterra descobriu que 75% dos recrutadores usam sistemas de rastreamento de candidatos para eliminar pessoas antes que o currículo seja visto por um recrutador real. Em outras palavras, envie um currículo que não tenha palavras-chave suficientes da descrição desse trabalho e você estará fora da corrida antes mesmo de um recrutador saber que você se candidatou ao cargo – e é assim que funciona para a maioria dos empregos aos quais você vai se candidatar.
Se um recrutador gostar do seu currículo, ele vai avaliar uma segunda fonte de informação: a narrativa que surge de uma coleção de seus comentários no LinkedIn, atualizações no Facebook e pensamentos no Twitter. Para os recrutadores, a mídia social é uma ótima fonte para pesquisar sobre o histórico profissional de um candidato, realizações de vida, networking, problemas pessoais e filosofia de vida.
Candidatos humildes podem evitar comemorar suas conquistas com postagens no LinkedIn. Mas essa é a abordagem errada, especialmente já que os empregadores são menos propensos a entrar em contato e se comunicar para obter informações que poderiam facilmente ser postadas online. Em outras palavras, se suas redes sociais não retratarem você como um aluno ativo ou funcionário de destaque, os recrutadores provavelmente vão deduzir que é porque você não é um.
Mas chega de negatividade – as redes também oferecem várias vantagens aos candidatos, como a possibilidade de criar a imagem de si mesmos que eles querem que os empregadores vejam.
Então, como você se destaca da multidão quando os recrutadores estão olhando para dezenas, senão centenas, de perfis nas mídias sociais? Tudo se resume a ter a estratégia certa.
1. Escolha sua rede com sabedoria. Em sua essência, os perfis de mídia social são essencialmente redes digitais visíveis ao público. O LinkedIn, em particular, dá aos empregadores uma boa ideia de como é sua rede profissional e das conexões que você fez em seus respectivos setores. Esteja atento às pessoas que você adiciona ao seu círculo. Influenciadores, proprietários de empresas, professores ou acadêmicos – seguir essas pessoas não apenas expõe o seu perfil, mas também fornece aos empregadores informações sobre o tipo de pessoa que você é e o que valoriza.
2. Mergulhe no desconforto. Se as regras de comunicação fossem as mesmas nas mídias sociais e na vida real, estaríamos declarando nossas últimas conquistas a estranhos antes mesmo de nos apresentar. Ou seja, chamar a atenção de um empregador nas mídias sociais significa jogar pela janela um pouco da etiqueta que você aprendeu. Fique à vontade para postar sobre suas realizações, mesmo que isso pareça estranho no começo. Os empregadores verificam as plataformas de mídia social porque querem ver o que você pode trazer para a mesa. Jogar modestamente, sem destacar essas habilidades e realizações, não vai recompensar.
3. Pratique curtidas ativas: O que você curte, retuita, compartilha e comenta pode dizer tanto sobre você quanto o que você publica. Plataformas como LinkedIn e Twitter mostrarão a seus seguidores o que você curtiu ou comentou, por isso é importante ser intencional. Engaje com postagens que mostram os últimos acontecimentos e atualizações em seu setor, mas também pense na mensagem que você está enviando aos outros por meio das postagens que você curte. Apoiar ideias que são negativas, políticas ou não profissionais não é apenas desagradável para um futuro empregador, mas também ofusca as postagens que você deseja que eles vejam.
4. Alcance pessoas que abrem portas. Um dos maiores benefícios da procura de emprego na era da mídia social é que a distância não coloca mais obstáculos. Se conectar com um empregador por meio das redes sociais leva a mesma quantidade de tempo e energia, independentemente de eles morarem do outro lado do país ou na mesma rua.
Você não precisa enviar uma mensagem direta a um empregador no LinkedIn para aproveitar a plataforma. É fácil dizer a si mesmo que navegar pelas mídias sociais e comentar as postagens das pessoas é uma nova versão de networking, mas na verdade há muito mais do que isso. Buscar uma carreira é um grande desafio – especialmente sem qualquer ajuda. Profissionais que podem dar uma luz – e talvez até ser um futuro mentor – são os que ajudam as pessoas a abrirem as portas. Mas nenhum deles vai entrar em contato com você primeiro. É seu trabalho dar o primeiro passo para iniciar a conversa. Embora enviar mensagens para um desconhecido possa ser intimidador nas primeiras vezes que você fizer isso, definir uma meta para si mesmo, como iniciar uma conversa de networking toda semana, é uma boa maneira de se responsabilizar quando os nervos começam a bater.
5. Faça engenharia reversa e seja o candidato ideal. Os empregadores que procuram candidatos por meio das mídias sociais procuram atender a uma necessidade da empresa. O trabalho pode exigir apenas um candidato qualificado e competente naquela área, mas o ideal é que o recrutador contrate alguém que também cumpra outros requisitos, como ser colaborativo, entusiasmado, motivado e perspicaz. Reserve algum tempo para pensar sobre o trabalho para o qual você está se candidatando e as qualidades ideais que um recrutador provavelmente está procurando. O que você gostaria de ver em um candidato se estivesse tentando preencher o cargo? Em seguida, examine seu perfil nas redes sociais e avalie se essas qualidades chamariam a atenção de alguém que não te conheceu pessoalmente. Se a resposta for não, ajuste seu conteúdo, biografia, curtidas ou comentários para refletir as qualidades e habilidades que os recrutadores estarão procurando.