André Gasparotti, membro do conselho executivo da SAE Brasil, filiada à SAE International, foi eleito para assumir a presidência do board no biênio 2023/2024. Gasparotti é gerente sênior de programas e estratégia de pesquisa e desenvolvimento na Embraer, onde entrou recém-formado e construiu uma carreira de mais de duas décadas.
Para o executivo, que também é mentor de tecnologia e membro do conselho da ANPEI (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras), a formação acadêmica não é suficiente para construir conhecimento e trilhar uma carreira de sucesso. “A excelência de gestão é desenvolvida na prática.”
Engenheiro civil de formação e com longa experiência em cargos de liderança, ele diz o que é preciso para ser membro de um conselho e chegar à presidência. “Invista em conhecimentos do setor em que deseja atuar, na sua rede de relacionamento e amplie seus conhecimentos de gestão sempre que tiver oportunidades, não se limitando à sua atribuição na organização.”
>> Leia também: Nova diretora da Bayer diz o que é preciso para ser profissional de ESG
O C-Suite desta semana também traz movimentações nas áreas de vendas, ESG e marketing. André Muller é o novo vice-presidente de vendas da Diageo no Brasil, Nelcina Tropardi, a nova diretora jurídica, de ESG, relações governamentais e auditoria interna da Dasa. E Claudine Bayma assume a liderança da operação do Kwai, aplicativo de vídeos curtos, no Brasil.
Forbes: Como é a atuação de um membro de conselho?
André Gasparotti: Um membro do conselho atua acompanhando o trabalho realizado pela diretoria e deliberando sobre decisões de impacto significativo para a organização, como investimentos relevantes, mudanças de estatuto, definição da estratégia, orçamento anual, fusões e aquisições, entre outras.
F: O que é preciso, em termos de formação e experiência, para ser conselheiro de administração?
AG: Para ser conselheiro de administração, é preciso ter um entendimento do ambiente de negócios, vivência em gestão e tomada de decisões, além de uma forte rede de relacionamentos.
F: E para assumir a liderança do conselho?
AG: Para a presidência do conselho, além das competências e experiências demandadas para o conselheiro, são necessárias habilidades de liderança e de gestão de pessoas.
F: Quais características e habilidades você acredita que te trouxeram a esse ponto na carreira?
AG: Poder de articulação, relacionamento interpessoal e orientação a resultados, sempre com honestidade e respeito pelas pessoas.
F: Você tem uma longa trajetória na Embraer. Quais as vantagens de crescer dentro de uma mesma empresa?
AG: Crescer dentro de uma mesma empresa me permitiu desenvolver bastante a visão do negócio. Além disso, tive a oportunidade de liderar equipes de alto desempenho na Embraer e de aprender muito com outras lideranças como a excelência de gestão é desenvolvida na prática.
F: Quais oportunidades você observa hoje nos setores aeroespacial e de mobilidade em geral?
AG: Estamos num momento ímpar da humanidade, repleto de oportunidades. O imperativo da sustentabilidade tende a transformar a mobilidade, e com o setor aeroespacial não será diferente. Novas tecnologias que potencializam o uso de matrizes energéticas com energia limpa são uma realidade sem volta. Novos hábitos dos consumidores das novas gerações já estão à nossa volta, e se consolidarão cada dia mais, trazendo enormes oportunidades àqueles que enxergarem mais nitidamente esse futuro.
F: O que você gostaria de ter ouvido no início da carreira que poderia ter feito a diferença?
AG: Eu despertei para trabalhar como voluntário em associações recentemente. Gostaria de ter começado mais cedo em minha carreira. O aprendizado na atividade de voluntariado é enorme e as conexões que isso proporciona são muito importantes para a amplitude de atuação e mais oportunidades de desenvolvimento profissional.
Por quais empresas já passou
Grupo Legrand e Embraer
Formação
Engenharia Civil (Unicamp), em 2000; especialização em Engenharia Aeronáutica (ITA), em 2002; MBA em Gestão Empresarial Avançada (FAAP), em 2007; Creating and Implementing Strategy for Competitive Advantage Program (Wharton Executive Edcation); Certificado PMP (2019).
Primeiro emprego
Vendedor técnico no Grupo Legrand
Primeiro cargo de liderança
Supervisor de engenharia em 2008
Tempo de carreira
22 anos
-
A Diageo, maior fabricante de destilados do mundo, anuncia André Muller como novo vice-presidente de vendas no Brasil. O executivo tem mais de 20 anos de carreira e foi CFO da empresa para a região do Brasil, Paraguai e Uruguai. Também possui experiência em vendas, RH e fornecimento e passagens por empresas como Warner, Danone e Unilever.
-
Nelcina Tropardi assume a diretoria Jurídica, de ESG, Relações Governamentais e Auditoria Interna da Dasa. Tropardi tem mais de 25 anos de carreira em multinacionais no Brasil e na América Latina, como Unilever, Pirelli, Diageo e Heineken. A executiva também é presidente da Diretoria Nacional da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) e membro do Conselho Superior do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária).
-
Claudine Bayma, líder das equipes de marketing e branding do Kwai no Brasil, agora é country manager da rede social de vídeos curtos. Bayma fez carreira internacional como executiva de marketing e liderou times na América Latina, Europa e África em empresas como Sony, Discovery Networks e Globo.
-
Daniel Malandrin é o novo sócio e líder do segmento de Venture Capital da KPMG. O executivo também ingressa na Leap, braço de inovação aberta e transformação digital da KPMG Brasil. Com mais de 25 anos de experiência, Malandrin tem experiência como conselheiro de administração e passagens por empresas como Bradesco e Ernst & Young.
-
Anúncio publicitário -
Laiz Ramos é a nova diretora comercial da Adecco, consultoria global de gestão de RH. Ramos tem mais de 20 anos de experiência no segmento de serviços, e ficou os últimos 12 anos na empresa de benefícios Sodexo.
-
Fabio Faria assume como diretor de marketing da TP-Link, fabricante global de produtos para rede de computadores. Faria tem cerca de 20 anos de experiência em marketing e passagens por empresas como ASUS Brasil, Royal Enfield, LG e Vivo.
-
Andrea Mota agora é membro do conselho de administração da plataforma de financiamento estudantil Pravaler. Com mais de 25 anos de carreira, Mota tem passagens por empresas como Grupo Boticário, onde ficou por quase 18 anos e saiu como diretora executiva, Banco Nacional, Hering e Sallve. Ela também é conselheira em empresas como Grupo CRM, da Kopenhagen e Brasil Cacau, e Berneck Painéis e Serrados.
-
A CBA (Companhia Brasileira de Alumínio) anunciou Luciano Alves, atual diretor financeiro e de relações com investidores, como seu novo presidente-executivo. Alves está há mais de sete anos na empresa, já passou pela Votorantim e assume o novo cargo em maio de 2023.
-
Raquel Belfort Tenuta, que atua na Roche Farma Brasil há mais de 10 anos, vai fazer parte do time de marketing da Genentech, empresa americana de biotecnologia
do Grupo Roche, em São Francisco, nos EUA. -
A Nestlé Brasil integrou as áreas de mídia com branding, content studio e design e anunciou a chegada de Gustavo Aguiar como diretor. O executivo tem mais de 20 anos de experiência em empreendedorismo e no mundo corporativo.
-
Mauro Holtz é o novo diretor comercial da empresa de transformação digital Ativy. O executivo tem experiência internacional, atuou 17 anos na IMB na área de vendas e liderou equipes em empresas como Dell/EMC2 e Gartner.
-
A Payface, startup de reconhecimento facial para pagamentos, anuncia Victor Cesar Sichero como CFO. O executivo tem passagens pela Microsoft, Xerox, Fox International Channels Brasil e General Electric.
A Diageo, maior fabricante de destilados do mundo, anuncia André Muller como novo vice-presidente de vendas no Brasil. O executivo tem mais de 20 anos de carreira e foi CFO da empresa para a região do Brasil, Paraguai e Uruguai. Também possui experiência em vendas, RH e fornecimento e passagens por empresas como Warner, Danone e Unilever.