A Forbes publica neste ano, pela primeira vez e com exclusividade, o ranking dos melhores empregadores do Brasil, produzido pela consultoria internacional Top Employers Institute. O programa de certificação está presente em 123 países e o selo foi concedido a 1.857 empresas, com 8 milhões de funcionários envolvidos em todo o mundo.
Por se tratar de uma certificação internacional, o ranking Top Employers permite que companhias brasileiras e presentes no Brasil comparem índices a empresas internacionais em 20 itens, entre eles estratégia, gestão de pessoas, liderança, sustentabilidade, RH digital, marca empregadora, onboarding, carreira, aprendizado, ética, engajamento e diversidade.
Veja abaixo a lista completa com as 57 empresas certificadas em diversos setores da economia, em ordem alfabética.
> Quem são as empresas mais presentes na lista de melhores empregadores
> Estreantes: as empresas que debutam na lista das melhores empregadoras
Conheça as 10 primeiras colocadas (em ordem alfabética):
Acciona
- 4.399 funcionários
- Sede: São Paulo (SP)
- Indústria: serviços
A Acciona se destaca entre as 10 melhores marcas empregadoras do país, sendo um exemplo de construção civil limpa e ecologicamente correta. Um de seus grandes feitos nessa área foi a política “Planeta Positivo”, que zerou a sua emissão de carbono em 2016. “Todas as ações são guiadas para a sustentabilidade, desde “paper-less” [menos papel] nos escritórios, até reuso da água nos canteiros de obras, e um grande projeto de geração de energia limpa no Nordeste”, diz a líder de RH María Castroviejo.
Avanade
- 2.500 funcionários
- Sede: São Paulo (SP)
- Indústria: tecnologia
A Avanade, pela 8ª vez na lista, se destaca nos quesitos RH digital e aquisição de talentos. “Temos uma plataforma que integra processos de desempenho, competências e carreira”, diz o gerente de talentos Henrique Oliveira. Ela é uma das poucas que chama a atenção por seu processo de desligamento porque mapeia possíveis casos de turnover e oferece bônus de retenção. Os desligamentos por iniciativa da empresa passam por um programa para reverter problemas e todas as demissões são feitas de forma respeitosa, evitando sextas-feiras e com extensão do plano de saúde.
BAT
- 4.699 funcionários
- Sede: Rio de Janeiro (RJ)
- Indústria: consumo
A BAT Brasil, anteriormente conhecida como Souza Cruz, está sendo certificada pela 12ª vez no Top Employers. Presente em 175 países, ela se sobressaiu no ranking em categorias como estratégias de pessoas, liderança e bem-estar. Dentre as suas práticas está o Leadership Onboarding, programa de auxílio aos novos gestores na liderança. Além disso, os funcionários têm acesso a aplicativos de saúde e sessões com psicólogos. “Valorizamos o equilíbrio entre profissional e pessoal”, diz Patrício Zapata, diretor de RH da BAT Brasil.
Biomérieux
- 210 funcionários
- Sede: Rio de Janeiro (RJ)
- Indústria: farmacêutica
A Biomérieux conquistou o Top 10 com destaque para suas práticas de aquisição e performance dos talentos e employer branding. A empresa utiliza uma ferramenta digital em que os funcionários delineiam suas prioridades ao lado dos gestores. Além disso, promove um forte intercâmbio cultural, com o contato direto entre times regionais e globais. “Divulgamos e estimulamos movimentos e oportunidades, tanto horizontais e verticais, e somos uma multinacional que apoia os movimentos internacionais”, diz a diretora de RH Vanessa Vieira.
Boehringer Ingelheim
- Funcionários: 1.679
- Sede: São Paulo (SP)
- Indústria: farmacêutica
Pela 7ª vez entre os principais empregadores brasileiros, a empresa alemã Boehringer Ingelheim chama a atenção por seu ambiente de trabalho e aquisição de talentos. “Há alguns anos, lançamos o Plano Estratégico de Saúde dos Colaboradores, que engloba diversas iniciativas para a promoção do bem-estar físico, mental e social”, diz o diretor de RH, Esteban Ziegler. A empresa oferece atendimento psicológico, comida saudável nos restaurantes das fábricas e orientação alimentar, financeira e jurídica para os funcionários. Também têm jornadas flexíveis e short-friday.
Grupo Marista
- 12.000 funcionários
- Sede: Curitiba (PR)
- Indústria: serviços
O Grupo Marista aparece na lista do Top Employers pela 4ª vez em 2022, figurando entre as 10 melhores marcas empregadoras do país. “Nossa jornada de evolução cultural visa preparar a organização para um futuro digital, focado em inovação e na jornada do cliente”, diz Leandro Figueira, diretor de pessoas. Figueira destaca as estratégias de negócios e pessoas, além das ações de cuidado com o bem-estar dos funcionários, como meditação e acompanhamento de apoio terapêutico, jurídico e financeiro.
JTI
- 1.500 funcionários
- Sede: São Paulo (SP)
- Indústria: consumo
A JTI ganhou destaque por sua comunicação com os colaboradores, utilizando referências da Netflix para divulgar seus projetos. A empresa também chamou a atenção pelas práticas de diversidade, com pesquisas e comitês específicos, e sustentabilidade, com iniciativas voltadas ao descarte e reciclagem de bitucas. E também foi uma das poucas premiadas em relação à progressão de carreira. “Temos um site que traz as opções de oportunidade de carreira para todos os colaboradores, e com o apoio do gestor, ele pode traçar o plano de suas ações de desenvolvimento”, diz o diretor de pessoas Thiago Dotto.
PepsiCo
- 11.000 funcionários
- Sede: São Paulo (SP)
- Indústria: consumo
A PepsiCo está sendo certificada pela 4ª vez pelo Top Employers em 2023. Ela declarou que teve pontuação máxima em todas as categorias nas quais se destacou, como engajamento, diversidade e inclusão. Durante os últimos 3 anos, de acordo com o RH, a empresa teve aumento de 7% no engajamento e crescimento na produtividade de seus colaboradores. Tais resultados são oriundos da flexibilização do trabalho, além de mentorias específicas para profissionais negros e cursos de idiomas para seus funcionários.
Takeda
- 1.158 funcionários
- Sede: São Paulo (SP)
- Indústria: farmacêutica
A Takeda se destaca nas categorias de organização e mudança e diversidade, com reformulação da licença-parental para profissionais homoafetivos e colaboradores autônomos e promovendo programa estagiário 50+, subsídio para transição de gênero, auxílio pet de R$ 500 e day off no aniversário (e do filho de até 17 anos). “O programa de diversidade e inclusão atingiu novo patamar e tornou-se também uma área na Takeda, com planejamento, estratégia e orçamento próprios”, diz a diretora de RH Eliane Pereira, destacando o projeto com profissionais do espectro autista implementado em 2022.
Tata Consultancy Services
- Mais de 5.000 funcionários
- Sede: Barueri (SP)
- Indústria: tecnologia
A Tata Consultancy Services foi destaque em categorias como estratégias de negócio e diversidade e inclusão. A empresa tem um programa de treinamento de jovens profissionais ainda em fase de estudo sobre as tecnologias do mercado, por exemplo. E recebeu o Selo Paulista de Diversidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo. “Com o desenvolvimento de um ambiente diverso, os colaboradores sentem que são importantes”, afirma Carlos Renato Sposito, diretor de RH na TCS Brasil.