A chave para superar e ter sucesso em situações desafiadoras está quase sempre na nossa mente. Mas com demissões em massa sendo anunciadas com frequência, a diminuição do poder de compra e preocupações em relação ao emprego, é fácil ficar estressado e ansioso. O real desafio começa quando se entra em um ciclo de insegurança e negatividade.
Esse problema se torna uma bola de neve quando você vai fazer uma entrevista de emprego, por exemplo, e o medo e nervosismo ficam evidentes ao entrevistador – algo que é negativo para eles. Gestores de recrutamento querem candidatos confiantes e motivados, rejeitando aqueles que parecem abatidos e derrotados.
Leia também: Google reduz promoções para liderança e cria competição interna
Arthur Brooks, professor da Harvard Business School, diz que devemos nos concentrar no presente. Um estudo de Harvard mostra que pessoas ficam mais de 40% do tempo divagando – e não prestando atenção ao momento presente. Assim, o professor aconselha aprender a controlar sua mente agitada – ou seja, mentes que estão constantemente pensando. Isso frequentemente acontece quando passamos por processos seletivos ou tentamos crescer na sua carreira.
Tempos desafiadores no trabalho
Estamos passando por um período desafiador. A inflação descontrolada está elevando os custos de tudo, desde o aluguel até a alimentação. Para combatê-la, o Federal Reserve (Banco Central dos EUA) está aumentando as taxas de juros para esfriar a economia e provocar demissões em massa. A lógica é que, se menos pessoas estiverem trabalhando, elas não gastam tanto – o que ajudaria o Fed a conter a inflação.
Com as taxas de juros subindo, as famílias estão tendo dificuldade para conseguir financiamentos para dar entrada em algo ou não conseguem pagar os custos mais altos das hipotecas. Milhares de empregos foram perdidos em uma recessão sem fim à vista. Embora seja um tema ainda indefinido, há o temor de uma próxima recessão, que aumentaria ainda mais os danos ao mercado de trabalho e à economia.
Como combater tempos difíceis
Lembre-se que você não é o único enfrentando esses desafios. Só em 2023, aproximadamente 122 mil profissionais em empresas de tecnologia foram desligados, de acordo com o portal Layoffs.fyi. Esse número não inclui as dezenas de milhares de lideranças demitidas em diversos setores, desde o financeiro até o de mídia. Com o temor de ser demitido, é compreensível que as pessoas estejam lidando com problemas de saúde mental.
Tente algo diferente, como adotar um pensamento zen. Separe-se da sua bagagem emocional e tente viver o momento presente. Medite e limpe sua mente de raiva e outros sentimentos negativos. Recite um mantra de positividade, como “Usarei essa lição para me ajudar a encontrar um novo emprego. Vou ajudar alguém que está passando pelos mesmos desafios que eu”.
Algumas pessoas têm uma mentalidade fixa. Eles se aceitam como são e afirmam que não podem mudar. Não precisa ser assim. Você pode transformar a maneira como vê o mundo ao seu redor, processar eventos e desenvolver uma maneira saudável e produtiva de reagir às situações difíceis.
As pessoas bem-sucedidas possuem coragem, determinação, paixão e resiliência – além da capacidade de falhar, se recompor e se reerguer. É possível controlar como você pensa. Em vez de reagir impulsivamente ou por hábito, você pode realmente mudar a maneira como processa os eventos e seguir em uma direção mais benéfica para você.
Vá atrás do que quer com paixão. Ninguém vai lhe dar um emprego ou uma oportunidade. Você mesmo precisa enfrentar os obstáculos – afinal, esta é a sua carreira. Esteja preparado, pois você vai falhar muito à medida que avança. O fracasso é uma parte inevitável do processo, mas você aprenderá com seus erros. Foque em melhorar seus pontos fracos. A vida é uma grande sessão de aprendizado – você vence ou aprende nela.
Ao invés de se render a pensamentos negativos em sua mente, combata as vozes interiores com algo positivo ou ignore-as. Defina o que você quer em seu trabalho, carreira e vida. Encontre um significado e um propósito significativos para te incentivar. Construa uma estratégia para atingir seus objetivos e estabeleça uma rotina diária para te ajudar a fazer o que precisa para avançar. Comece com pensamentos otimistas para te deixar de bom humor. Leia livros e ouça podcasts sobre pessoas de sucesso para saber como elas chegaram onde estão. Cerque-se de pessoas positivas, motivadas e entusiasmadas e se afaste de quem não te apoia. Melhore a maneira como você fala com as pessoas e se esforce para parecer confiante. Use afirmações e mantras para manifestar seus sonhos. Comece a anotar tudo para se responsabilizar. Tente visualizar aquele ótimo emprego novo, aumento ou promoção que está em seus objetivos.
Ao participar de uma entrevista de emprego, você não deve levar nada para o lado pessoal. Atualize seu currículo e garanta que o seu perfil do LinkedIn chame a atenção de recrutadores e profissionais de RH. Seja corajoso e procure recrutadores especializados no seu ramo. Construa uma ampla rede de pessoas que podem te ajudar e que podem se envolver em ações mutuamente benéficas. Treine como você apresenta a si mesmo para alguém. Pesquise sobre os gerentes de contratação e as pessoas que você conhecerá durante o processo seletivo. Ouça atentamente o entrevistador quando estiver na reunião já que, naquele momento, ele deve ser a pessoa mais importante para você.
Esforce-se para trabalhar todos os dias em como ter sucesso em um processo seletivo. Siga seu planejamento e continue firme e focado. Lembre-se da razão de você estar procurando um novo emprego – que pode ser ganhar mais dinheiro para melhorar a vida de sua família ou encontrar uma oportunidade melhor por se sentir desvalorizado no seu trabalho atual. Essas ações te farão conseguir um emprego e o salário desejados. Reconheça seus sucessos anteriores. Quando se sentir mal, lembre-se de todas as vezes em que superou desafios.
Agir é fundamental. Apenas desejar que alguém ou algo mude sua vida magicamente não é um plano. Dizer que você vai esperar até que algo aconteça não dá resultado. Agir é melhor do que esperar ou sonhar para que algo aconteça.