Até 2025, serão demandados 797 mil profissionais de tecnologia no Brasil – e, pelo total de pessoas formadas no país anualmente, haverá um gap de 530 mil vagas não preenchidas nessa área, segundo levantamento da Endeavor com dados da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação).
Um novo estudo da Endeavor mapeia os dois grandes desafios do setor atualmente: o gap e a qualificação do capital humano em tecnologia. Para driblar isso e formar os profissionais do futuro, empresas e organizações do terceiro setor criam iniciativas de incentivo e capacitação de talentos.
A Endeavor analisou 171 iniciativas, sendo 154 de empresas privadas e do terceiro setor e 17 público-privadas, categorizadas de acordo com seu tipo, objetivo e impacto.
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O mapeamento mostra que as empresas têm sido as principais responsáveis por projetos no ecossistema (42,2%), seguidas por edtechs, empresas de tecnologia focadas em educação (24,6%), e organizações do terceiro setor (18,1%).
A maioria das iniciativas (60,4%) são realizadas em parceria, com esforços coordenados para endereçar desafios, trocar inteligência e recursos – especialmente, entre edtechs e empresas (22,73%), Ongs e empresas (10,04%) e entre mais de dois stakeholders (10,39%).
A principal ação tomada pelas organizações nesse sentido é a criação de cursos de curta e média duração. Dentre 154 iniciativas do ecossistema, 125 (80,52%) são desse tipo.
A maioria dos cursos não possui ações complementares para a formação dos estudantes. Mas a formação técnica não é suficiente – ainda há desafios como a baixa adesão e a falta de letramento digital, que podem ser endereçados por meio de mentorias, bolsas de estudo e competições. A forma mais eficiente, segundo a Endeavor, é complementar o ensino técnico com habilidades socioemocionais e acompanhamento sobre as possibilidades da carreira.
As demais ações mapeadas também consistem em:
- 30 bolsa de estudos (19,5%)
- 25 mentorias para participantes (16,2%)
- 22 plataforma de vagas e ações de matchmaking entre estudantes e empresas (14,3%)
- 11 palestras para adesão ao setor (7,1%)
- 7 upskilling (4,5%)
- 7 graduações (4,5%)
- 5 pós-graduações (3,2%)
- 5 competições (3,2%).