Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Carreira / Roupas ainda influenciam o sucesso profissional?

Roupas ainda influenciam o sucesso profissional?

Pesquisas mostram que aquilo que você veste influencia a maneira como você se vê no trabalho – e isso tem impacto na performance

Adi Gaskell
01/03/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Getty Images
Getty Images

Estudos mostram que suas roupas no trabalho interferem mais na forma como você se enxerga do que no olhar dos outros sobre você

Em uma recente visita à EHL Hospitality Business School, em Lausanne, uma coisa que se destacou foi o quão bem vestidos os alunos estavam. A escola é uma das poucas universidades que tem um “dresscode“, e os alunos são obrigados a se vestir como se estivessem em um local de trabalho.

“Ao entrar em qualquer contexto profissional, sua aparência, atitude e comportamento podem desempenhar um papel fundamental na forma como as pessoas o percebem”, diz o código da escola. “Dependendo da situação, como você interage com o mundo e como se apresenta pode até lhe dar uma vantagem competitiva.”

Vestir-se para o sucesso

É fácil pensar nessa ideia, que as roupas estão ligadas a uma imagem de sucesso, como algo superficial e que serve apenas ao setor de hospitalidade – muitas vezes definido como um mercado de luxo. Pesquisas da Temple University sugerem que o tal “dress for success” (vestir-se para o sucesso), no entanto, pode ser usado de forma mais ampla.

Os pesquisadores olharam menos para como nossas roupas fazem os outros nos perceberem, e mais para como elas nos fazem pensar sobre nós mesmos e como influenciam nosso comportamento no trabalho. Talvez sem surpresa, os pesquisadores descobriram que, quando nos sentimos bem com nossa aparência, temos um desempenho melhor em nossas funções.

>> Leia também: Look de trabalho: mulheres trocam salto por tênis

As descobertas surgiram após uma análise de três aspectos distintos das nossas roupas e seu impacto na autoimagem:

  • Estética. A roupa chama a atenção?
  • Conformidade. O estilo de roupa é semelhante ao que os colegas de trabalho usam?
  • Singularidade. O look é especial ou difícil de reproduzir?

Os pesquisadores realizaram uma série de estudos com o objetivo de entender o tipo de significado que atribuímos às nossas roupas. Eles descobriram que muitas vezes fazemos uma forte associação entre nossa aparência estética e nossa atratividade pessoal. Também usamos nossas roupas para obter um sentimento de pertencimento a um grupo, mas ao mesmo tempo nos esforçamos para ser únicos por meio de roupas diferentes.

Mudança de comportamento

A pesquisa também examinou as formas como as roupas afetam nossas escolhas. Eles recrutaram funcionários de escritório de várias empresas sul-coreanas, nenhuma delas com código de vestimenta, liberando as pessoas para usar o que quisessem no trabalho (dentro do razoável, espera-se).

Cada participante foi convidado a preencher três questionários durante 10 dias consecutivos. Pela manhã, eles foram questionados sobre suas roupas para aquele dia de trabalho. Na hora do almoço, eles preencheriam um segundo questionário que examinava suas interações com os colegas e seu nível de autoestima. Por fim, preencheriam um questionário final que avaliava sua produtividade no final do dia.

Os resultados mostram que, quando os funcionários sentem que estão bem e que suas roupas são únicas de alguma forma, isso resulta em maior autoestima, o que os torna mais produtivos e mais propensos a atingir seus objetivos. Um impulso semelhante foi encontrado quando as roupas ajudaram os trabalhadores a se adequarem a quaisquer normas do escritório, mas esse impulso só surgiu quando os funcionários interagiram regularmente uns com os outros.

“Em retrospectiva, fazia muito sentido porque entre as três variáveis ​​que analisamos, a conformidade é a variável mais social”, explicam os pesquisadores. “A conformidade realmente não importa se você não interagir com as pessoas em um determinado dia. Mas quando você interage com muita gente, o sentimento de pertencimento tem um impacto mais forte porque você pode se comparar com um público maior de colegas de trabalho.”

Ganhos a mais

No fim, o impacto da roupa não foi suficiente para fazer o dia ou estragá-lo, mas o impulso de se sentir bem foi significativo. De fato, os pesquisadores descobriram que o aumento em nossa produtividade foi semelhante ao encontrado quando planejamos as atividades do dia (por um lado) ou somos tratados com grosseria (por outro).

Os resultados sugerem que podemos fazer melhorias perceptíveis em nosso comportamento usando roupas que nos fazem sentir bem. Embora isso não signifique necessariamente que temos que usar um determinado código de vestimenta, como os alunos da EHL, significa que precisamos nos sentir bem com nossa aparência.

Pode até parecer um pouco exagerado, mas os pesquisadores acreditam que suas descobertas devem levar os gerentes a pelo menos educar os trabalhadores sobre a conexão entre suas roupas e autoestima e como isso pode afetar seu desempenho no trabalho. Isso pode até se estender ao fornecimento de roupas de marca organizacional bem estilizadas.

“A roupa é uma parte muito importante da vida cotidiana”, concluem os autores. “Os gerentes podem informar aos funcionários que o que eles vestem pode afetar seu comportamento. Não se trata de definir uma política do que você deve vestir, mas de informar que isso pode ter um impacto positivo”.

*Adi Gaskell é colaborador da Forbes USA. Ele é um consultor de inovação para empresas públicas e privadas, escritor e futurista. 

(traduzido por Fabiana Corrêa)

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Carreira
  • dress code
  • look de trabalho

As mais lidas agora

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

  • berkshire hathaway
    Forbes Money

    Investidores da Berkshire Antecipam Nova Era com a Entrega do Bastão por Buffett

  • Forbes Tech

    Empresa de Coleta de Íris de Sam Altman Chega Aos EUA; Entenda Como Está a Situação no Brasil

  • Elis Rodrigues
    Carreira

    CFO da General Mills Conta Como Venceu Barreiras para Assumir o Protagonismo na Carreira

Últimas Notícias

  • Foto de um iPhone

    iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

  • segurança

    Como Bilionários Estão se Protegendo contra Crimes Violentos após Onda de Ressentimento contra Ricos

  • Nova Starbucks no Texas, construída em 3D

    Primeiro Starbucks Impresso em 3D Chega Ao Texas

  • Entre o CNPJ e a Família: a Rotina Invisível das Mães Que Empreendem em Todas as Frentes

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

  • Novo Hotel e Restaurante da Versace É Inaugurado em Miami

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.