A nova geração de talentos está cada vez mais criteriosa em relação aos processos seletivos e à forma como eles são conduzidos. Assim, as empresas precisam se adaptar e investir em ações que tornem o setor de gente e gestão mais estratégico. Esse movimento inclui a tecnologia aplicada ao RH.
Entre as centenas de ferramentas que facilitam o dia a dia dos profissionais da área, o ChatGPT vem ganhando espaço nos debates corporativos, principalmente por mostrar como os avanços tecnológicos impactam diariamente diversos setores das organizações.
“É preciso usar a tecnologia a favor dos processos alinhada às expertises humanas, que sempre vão moldar esses recursos. Com um alto volume de vagas e diferentes especializações, o recrutador gasta muito tempo para fazer os descritivos de forma atrativa antes de começar de fato a receber candidaturas”, diz Ana Paula Prado, CEO do Infojobs.
Com o objetivo de simplificar os processos seletivos, o PandaPé, software de recrutamento e seleção desenvolvido pelo Infojobs, lançou uma integração com a tecnologia do ChatGPT, permitindo a elaboração de descrições de ofertas de emprego de forma automática.
Com isso, os recrutadores poderão revolucionar a forma como divulgam as ofertas de emprego e fazer a produção de descritivos mais assertivos e inclusivos, com a seleção de palavras-chave para maior destaque, além de evitar erros de português.
Para tornar a ferramenta ainda mais efetiva, além de revisar as descrições, os recrutadores poderão classificá-las, de modo a aperfeiçoar a inteligência e garantir mais assertividade na comunicação da empresa, o que contribui para o engajamento dos candidatos no processo seletivo.
“Essa inovação representa um avanço significativo na forma como as empresas podem atrair e selecionar candidatos, com mais assertividade e consequente economia de tempo. Empresas que usam o software de recrutamento já ganham cerca de 80% de agilidade nos processos, e esse novo recurso transformará ainda mais os resultados”, afirma a CEO.
A tecnologia aplicada aos processos de recrutamento e seleção é um fator-chave para a transformação tecnológica do departamento de RH, tornando-o cada vez mais estratégico, com dados e informações centralizadas para as tomadas de decisão.
*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.