Na Nestlé Brasil desde 1990, Ionah Kochen, a atual VP de Marketing e Comunicação da companhia, praticamente acompanhou a história recente não só da evolução da empresa no país, mas, principalmente, das transformações vividas pelo marketing. À época que ingressou, foi para trabalhar com a marca Maggi.
Antes de chegar ao cargo de VP, ela era head da divisão de nutrição infantil da Nestlé desde 2018. E antes disso, em 2015, foi responsável por desenvolver a unidade de negócios de consumer care da Nestlé Health Science no Brasil e na América Latina.
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Kochen faz parte da lista Forbes Melhores CMOs do Brasil, destacando 10 talentos que conseguiram traduzir o espírito do nosso tempo à frente de posicionamentos e ações de marketing vitoriosas. São executivos que ajudam a valorizar ainda mais as poderosas marcas que representam. Entre elas estão Mondelēz, Pespico, Notco, Nestlé, Smiles, Boticário, GM, Mastercard, Reckitt e Vivo.
No seu escopo atual, Ionah tem como missão reforçar posicionamento de marcas, produtos e serviços, além de conectar várias outras áreas em ascensão da empresa, bem como conectá-las com o processo de transformação digital.
“Ser CMO nos dias de hoje é cada vez mais desafiador, já que as estratégias de marketing integrado precisam ser adaptadas constantemente para acompanhar a rápida evolução do mundo digital. Um dos principais desafios é garantir a sinergia entre as diferentes frentes do marketing, que possuem especialidades e habilidades cada vez mais plurais e diversas”, explica a executiva.
No fim do ano passado, a Nestlé integrou a área de Mídia com as de Branding, Content Studio e Design, criando uma estrutura mais colaborativa e multidisciplinar. “Essa nova abordagem foi fundamental para disseminar o conceito de Growth Marketing, que beneficia a presença das marcas”, pontua.
“Outra conquista importante tem sido liderar uma equipe diversa e inclusiva, que reflita a sociedade em que vivemos e que possa nos ajudar a entender melhor nossos clientes e criar experiências significativas para eles. Estou animada para continuar me desafiando a aprender e crescer, liderando nossa comunidade de marketing e inspirando outras mulheres em sua ascensão profissional para contribuir com a tão ansiada equidade de gênero e diversidade nas lideranças.”
Os 27 anos na empresa e a passagem por diversas posições, em diferentes unidades, contribuiu de forma relevante para a formação da executiva como líder. “Essas conquistas foram fundamentais para o meu crescimento profissional e para a minha compreensão sobre a importância de se ter uma visão estratégica, habilidades analíticas e criativas, além de liderança e habilidades de comunicação”, diz ela.
“Tenho trabalhado para reforçar o posicionamento de marcas, produtos e serviços da Nestlé no mundo digital. Isso envolve desenvolver uma estratégia de marketing integrado que conecte as marcas com as comunidades e clientes, além de fortalecer nossa presença em nossos canais proprietários, como Receitas Nestlé e outros canais digitais, como redes sociais e plataformas de comércio eletrônico”, completa.
- A lista Forbes Melhores CMOs do Brasil 2023 foi publicada na edição 106 da Revista Forbes, que pode ser acessada por aplicativo ou na versão impressa.