A taxa de contratação no Brasil pelo LinkedIn, que leva em conta o número de usuários da plataforma que atualizaram seus perfis com novos empregos, caiu 15% em janeiro deste ano em relação ao ano anterior.
Para ajudar os jovens profissionais que estão entrando no mercado pós-pandemia, com demissões em massa, incertezas econômicas e em um momento de repensar os modelos de trabalho, o LinkedIn divulgou seu Guia Para Recém-Formados 2023.
Leia também:
- Golpes de vagas falsas são cada vez mais comuns. Saiba como evitar
- As melhores empresas para profissionais LGBTQIA+
- Vagas no mercado financeiro crescem 25%: veja cargos e média salarial
O relatório mapeia as áreas e indústrias com maior crescimento nas contratações entre recém-formados, além das competências mais citadas nas descrições de vagas de nível iniciante e intermediário.
Funções ligadas à educação, à área jurídica e a serviços sociais e comunitários foram as que mais cresceram em contratações entre os recém-formados com diploma de bacharel, segundo os dados do LinkedIn. Eles levam em conta o primeiro cargo exercido pelos usuários após a graduação, e compara a porcentagem de contratações em 2021 e em 2022.
Em relação às indústrias que mais estão contratando, a principal é a de petróleo, gás e mineração. Raízen, Vale e CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) foram as maiores empregadoras. Para aqueles com MBA, o setor de agricultura, pecuária e silvicultura é o de maior destaque. Syngenta, Corteva Agriscience e AgroGalaxy foram os maiores empregadores no período analisado.
Mas independentemente da área e da indústria, algumas competências são unanimidade entre as empresas, e desenvolvê-las pode fazer a diferença nos processos seletivos. O time de dados do LinkedIn analisou as mais citadas nos anúncios de vagas publicados na plataforma entre 1º de janeiro de 2022 e 13 de março de 2023.
Para as vagas de nível de entrada, “habilidades analíticas” foram citadas em quase 57 mil anúncios. O termo esteve mais presente em vagas de analista financeiro, contador, analista de marketing, assistente administrativo e vendedor. Microsoft Excel aparece em segundo lugar, citado por mais de 50 mil vagas.
Para os cargos de senioridade média, “engenharia” aparece em primeiro lugar, citada por mais de 100 mil vagas – a maioria ligada a tecnologia e programação. As principais ocupações que a mencionam são: desenvolvedor Java, engenheiro de software, desenvolvedor Javascript, engenheiro de DevOps e analista de teste de automação.
Diferentemente das chamadas “hard skills” – que normalmente entram no currículo e são aprendidas em cursos, faculdades, escolas e outros empregos, e que são de áreas específicas – as “soft skills” são importantes para qualquer tipo de atuação profissional. As habilidades emocionais, como empatia, resiliência e flexibilidade, são adquiridas por meio das experiências vivenciadas ao longo do tempo e também são cada vez mais demandadas no mercado de trabalho.