A Associação Brasileira do Déficit de Atenção estima que 5% a 8% da população mundial tenha TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Isso não deveria ser uma surpresa, considerando que esse é um dos distúrbios do desenvolvimento mais comuns da atualidade, apesar dos desafios do diagnóstico. Desde a dificuldade em manter o foco a não controlar a impulsividade, pode ser difícil lidar com o problema no local de trabalho.
Talvez você trabalhe melhor com fones de ouvido para manter a atenção, mas seu chefe te interrompe com frequência. Ou você pode querer mais tempo para concluir suas tarefas, mas não sabe como falar isso para o gerente. Não se preocupe, listamos algumas maneiras de tornar menos difícil trabalhar quando se tem TDAH.
Leia também:
- Aprenda a gerir melhor seu dia de trabalho e ganhar tempo livre
- Futuro dos benefícios: mais saúde mental e orientação de carreira
- Empreendedora criou consultoria de canabidiol depois de ter o filho diagnosticado com TDAH
-
Use seus pontos fortes na organização
O TDAH pode ser menos desafiador no trabalho se você se organiza em volta dos seus pontos fortes. Você fala bem em público? Você trabalha bem em equipe? Você é confiante para fazer apresentações de vendas?
Informe ao seu chefe quaisquer habilidades que você tenha que possam beneficiar a organização. Se você for um bom orador, por exemplo, se ofereça para fazer apresentações e ir a eventos fazer networking e aproveite para brilhar nesses lugares.
-
Crie seu próprio sistema de trabalho
Crie seu próprio sistema de trabalho com a ajuda de um psicólogo ou psicopedagogo especializado em TDAH. Divida suas tarefas em subtarefas menores ou use aplicativos de organização para tornar seu cotidiano melhor. “Quem tem TDAH realmente se beneficia de ter estrutura”, diz Brooke Schnittman, psicopedagoga especializada no assunto.
Marcar as tarefas conforme você as termina pode ser bom para a sua empresa e vai fazer você se sentir menos estressado. Escolha algo que você sabe que conseguirá finalizar como sua primeira tarefa do dia. Em seguida, liste o restante das tarefas em ordem de prioridade.
“Se um chefe tem uma tarefa para passar a um funcionário com TDAH, é importante que ele antes faça uma reunião para ajudá-lo a determinar o que é prioridade. Em seguida, fixe um prazo de término vários dias antes da data para qual a tarefa precisa ser concluída, porque essa pessoa vai usar até o último segundo desse período para terminá-la”, diz Schnittman.
Pode ser interessante usar notas adesivas, os famosos post-its, criar um código de cores que funcione para você organizar suas responsabilidades. E não esqueça de se recompensar quando todas as tarefas forem terminadas.
-
Defenda a si mesmo
Trabalhe em um lugar onde você possa reivindicar seus direitos abertamente. Antes de pedir mudanças por conta do seu TDAH, certifique-se de conhecer seus direitos. Quando for fazer isso, seja direto sobre o que precisa.
Seja honesto com seu gerente sobre como você precisa ser menos interrompido para conseguir concluir suas tarefas. Evite trabalhar em áreas com muita gente ou, se puder, trabalhe com fones de ouvido com cancelamento de ruídos externos. Como alguém com TDAH, é normal você ficar hesitante em reivindicar algo para si no local de trabalho.
“Existem pessoas que não entendem o TDAH. Ainda há muito estigma”, diz a psicóloga Linda McGhee.
-
Pratique o autocuidado
É especialmente importante que as pessoas com TDAH pratiquem o autocuidado. Estabeleça uma rotina assim que acordar. Certifique-se de fazer algo que você gosta, não relacionado a trabalho, pelo menos uma vez por dia.
“Se você está lidando com desafios no trabalho, cuide de si mesmo. Cuide de sua mente, corpo e espírito quando não estiver trabalhando”, diz McGhee.
Lembrar-se de se alimentar é uma ótima maneira de cuidar do seu corpo. Pode ser um alívio quando você finalmente consegue manter o foco por várias horas, mas não se esqueça de fazer pausas para comer. Se você é alguém que precisa se movimentar constantemente, faça o possível para se exercitar regularmente.
O autocuidado pode ser praticado de muitas maneiras. Sem priorizar sua saúde mental, você não conseguirá concluir as tarefas do trabalho. A terapia também é uma ótima maneira de praticar o autocuidado e pode dar às pessoas com TDAH um lugar seguro para falar sobre lidar com uma neurodivergência no trabalho.
*Maya Richard-Craven é colaboradora da Forbes USA. Ela é uma jornalista negra neurodivergente que escreve sobre interseccionalidade no local de trabalho e como ser um melhor aliado para colegas de trabalho neurodivergentes, deficientes, negros e indígenas. Já trabalhou com diversos veículos e atualmente é repórter de justiça climática no Word in Black, uma redação colaborativa.
(traduzido por Gabriela Guido)