A positividade tóxica é a crença de que as pessoas devem se concentrar em emoções positivas e deixar de lado sentimentos negativos no ambiente de trabalho – comportamento que é muitas vezes estimulado pelos empregadores. A cultura da positividade tóxica exige demonstrar entusiasmo e otimismo mesmo que se esteja passando por situações difíceis. Não importa o que dê errado, você não pode demonstrar ou dizer qualquer coisa que pareça negativa.
Quando a liderança promove uma cultura de positividade tóxica no ambiente de trabalho, isso pode afetar negativamente a equipe. A pressão para relevar experiências ruins e fingir ser alguém “diferente” pode acabar por levar profissionais ao esgotamento.
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Lembre que as pessoas podem estar com problemas familiares, enfrentando questões de saúde mental ou preocupadas com questões financeiras. Se a empresa está fazendo demissões, cortando custos, implementando congelamento de vagas ou não indo bem financeiramente, o quadro fica mais complicado e é difícil chegar ao trabalho feliz todos os dias. Suprimir sentimentos por longos períodos ou não ter permissão para ser verdadeiro durante boa parte do seu dia pode desencadear problemas ainda maiores.
Como a positividade tóxica afeta os trabalhadores
“O trabalho duro compensa no final”, “Você é capaz de mais do que imagina” ou “o sucesso vem para aqueles que acordam cedo”. Essas podem ser frases cansativas de se ouvir de um superior. Em vez de motivar as pessoas com um falso senso de entusiasmo, os funcionários podem ficar desengajados, frustrados e fingir que estão felizes para se conformar às circunstâncias. Isso pode ter um impacto negativo no ambiente de trabalho em geral, pois os problemas reais são negligenciados já que ninguém quer apontar os equívocos que acontecem com frequência.
A positividade tóxica pode acabar fazendo com que os profissionais sintam que a culpa por um problema é deles. Como todo mundo está aparentemente feliz no trabalho, você passa a se sentir deslocado no seu emprego. Se seu chefe o pressiona para ser feliz, isso fará com que você se sinta alienado e desconectado da empresa.
Muitas vezes a falta de sintonia com seus superiores pode resultar em um isolamento intencional da sua parte. Sentindo-se excluído por não se sentir igual aos outros colegas, o resultado do seu trabalho será prejudicado. Como muitos outros profissionais certamente estão na mesma situação que você, o engajamento e a produtividade da sua equipe vão despencar.
O que fazer quando a positividade tóxica reina no seu trabalho
Não tenha medo de se defender. Estabeleça limites rígidos se estiver sendo forçado a ser animado e feliz no trabalho. Seja honesto sobre como você sente que foi tratado. Deixe claro que você aprecia a positividade de todos, mas que quer respeito aos seus sentimentos – ou seja, que todos também devem apoiar como você quer pensar, dizer e agir, mesmo que não esteja de acordo com a cultura do seu superior.
A liderança corporativa deve agir quando problemas do tipo foram levantados. Caso contrário, a equipe ficará cheia de seguidores que têm muito medo de falar o que pensam. Muitos começarão a procurar novos empregos e será difícil reter os bons funcionários.
Os gerentes devem manter contato constante com suas equipes e ter conversas abertas e honestas. Lideranças, mesmo que adeptas à positividade, devem apoiar a maneira que seus funcionários pensam, mesmo que ela não esteja alinhada com a cultura predominante no ambiente profissional. Se não for permitido ser quem o empregado realmente é, as pessoas vão começar a sair. Elas irão para outra empresa que as valoriza por quem são, onde não precisam mais fingir ser alguém que não são.
* Jack Kelly é colaborador sênior da Forbes USA. Ele é CEO, fundador e recrutador executivo da WeCruitr, uma startup de recrutamento e consultoria de carreira.
(Traduzido por Gabriela Guido)