O lançamento do ChatGPT em novembro de 2022 criou certa angústia entre os responsáveis pelas admissões nas universidades dos Estados Unidos, preocupados com a possibilidade de receberem redações de estudantes escritas com a ajuda da IA (inteligência artificial).
Mas o fato é que o crescente interesse pela nova tecnologia acabou também sendo abraçada pelo ensino superior, com uma nova geração de alunos interessados em estudar e trabalhar na área. Como reação a isso, as instituições estão revendo seus cursos e grades para formar especialistas em IA.
Algumas universidades limitam o ensino de engenharia de IA a programas de pós-graduação, mas outras criaram recentemente cursos de graduação e de curta duração para os interessados em estudar o assunto.
A Universidade de Princeton – primeira colocada na lista da Forbes das melhores universidades dos EUA –, por exemplo, transformou seu popular programa de certificação em estatística e machine learning em um curso de graduação, que pode ser cursado a partir deste ano.
Veja universidades com especializações em IA e as posições que elas ocupam na lista da Forbes das melhores faculdades dos EUA
-
Getty Images 1. Universidade de Princeton – 1º lugar entre as melhores faculdades dos EUA
A Universidade de Princeton transformou seu popular programa de certificação em estatística e aprendizado de máquina em um curso de graduação, que pode ser cursado a partir do ano letivo de 2023.
-
Getty Images 2. Universidade Stanford – 3º
A formação em ciência da computação da Universidade Stanford oferece uma especialização em IA, com assuntos que incluem o estudo de robótica, aprendizado de máquina e computação cognitiva.
-
Getty Images 3. MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) – 4º
No MIT, os estudantes podem se graduar com um bacharelado em ciência especializado em IA e tomada de decisão na faculdade de engenharia.
-
4. Universidade da Califórnia, Berkeley – 6º
A universidade oferece um curso em sistemas eletrônicos inteligentes, que incluem temas como robótica, aprendizado de máquina e inteligência artificial.
-
Anúncio publicitário -
Getty Images 5. Universidade da Pensilvânia – 8º
Estudantes de ciências da computação e da informação na Universidade da Pensilvânia podem se especializar em inteligência artificial.
-
6. Universidade do Sul da Califórnia – 16º
A área de tecnologia da informação da Universidade do Sul da Califórnia criou um programa sobre as aplicações da inteligência artificial neste último ano letivo.
-
Getty Images 7. Universidade Duke – 18º
A faculdade de engenharia da Universidade Duke tem um programa de aprendizado de máquina e inteligência artificial.
-
8. Universidade da Flórida – 28º
A Innovation Academy da Universidade da Flórida adicionou uma formação em inteligência artificial ao seu programa de graduação em inovação.
-
Getty Images 9. Universidade de Maryland – 35º
O departamento de ciência computacional na Universidade de Maryland oferece uma especialização em aprendizado de máquina.
1. Universidade de Princeton – 1º lugar entre as melhores faculdades dos EUA
A Universidade de Princeton transformou seu popular programa de certificação em estatística e aprendizado de máquina em um curso de graduação, que pode ser cursado a partir do ano letivo de 2023.
Já no MIT (Massachusetts Institute of Technology), os alunos da graduação podem obter um bacharelado em inteligência artificial e tomada de decisão na faculdade de engenharia. Juntamente com os cursos de ciências da computação e de matemática, o programa também exige que os alunos concluam pelo menos uma aula que aborde as “responsabilidades sociais e éticas da computação”.
Leia também
- Com salários de até R$ 40 mil, IA é a habilidade tecnológica mais buscada pelo mercado
- 5 profissões que serão criadas pela Inteligência Artificial
Enquanto isso, os estudantes de ciência da computação e da informação da Universidade da Pensilvânia podem se especializar em inteligência artificial, assistindo a aulas como “aprendizado em ciência de dados” e “visão e fotografia computacional”. Os alunos também podem participar da AI@Penn, uma extensão universitária que faz parceria com a AI for Business Initiative, da Wharton Business School, e coordena palestras com ex-alunos e professores referência em IA.
* Sim Tumay é colaboradora da Forbes USA. Ela é jornalista em negócios e na cobertura das melhores faculdades dos EUA.
(Traduzido por Gabriela Guido)