Como fica evidente no relatório do LinkedIn com as habilidades mais procuradas pelos empregadores, liderança e gestão estão entre as cinco principais competências fundamentais dos candidatos a emprego. Mesmo que mesmo você não esteja buscando uma posição de liderança no momento, essa competência será importante para te ajudar a crescer na carreira.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Mas como realmente pensam os líderes de sucesso? Quais são os segredos do crescimento de seus negócios e de suas carreiras? Como você pode adaptar os pensamentos de liderança deles para impulsionar sua própria trajetória?
Leia também
- Quer ser um bom chefe? Veja 5 tendências para a liderança em 2024
- O poder da liderança em todos os níveis: uma receita para o sucesso
Pensar como um líder não significa imaginar que você tem uma grande equipe para comandar e que precisa construir sua trajetória até uma posição de poder. Há oito princípios fundamentais que sustentam uma mentalidade de liderança.
8 princípios da mentalidade de liderança
-
Getty Images 1. Líderes rompem as barreiras do possível
Líderes excepcionais ganham fama porque ultrapassam os limites do que parece ser possível. Eles não se contentam com o status quo. Se todos dizem que algo não pode ser alcançado, eles procuram compreender o porquê e como tal desafio pode ser superado. Quando você vai além do que é percebido como possível, tem como resultado a criação de novos produtos, ideias e serviços inovadores nos mercados – o que não teria sido possível se você decidisse continuar na sua zona de conforto.
-
Getty Images 2. Líderes são focados em soluções
É fácil reclamar do que você não gosta ou do que gostaria de ver acontecer menos no seu trabalho. Mas pense o que poderia acontecer de positivo se você apresentasse, de forma proativa, uma solução? Inovação, criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas são habilidades interpessoais altamente valorizadas pelos empregadores, e você pode até usar IA para gerar novas ideias e pensar em soluções para essas questões.
-
Getty Images 3. Líderes assumem responsabilidade
Como alguém que quer ser um líder no futuro, é importante desenvolver suas habilidades de inteligência emocional e aprender a assumir responsabilidade para que outros comecem a vê-lo como uma possível liderança. Responsabilize-se pelo seu trabalho e pelos seus resultados, independentemente de eles serem bons ou não, e se orgulhe dos seus projetos. Assuma sua parcela do trabalho, tenha controle dela e compreenda como você pode entregá-la com maior qualidade e eficiência.
-
Getty Images 4. Líderes inspiram outras pessoas
É fácil começar uma conversa sobre como determinada reunião foi terrível, como você mal pode esperar para terminar o trabalho na sexta-feira ou sair mais cedo, ou como é difícil conseguir que todos da equipe concordem no alinhamento do trabalho a ser feito. E se você tomar a iniciativa de transformar esses bate-papos em algo significativo e inspirador? Você pode impulsionar a mudança e se tornar uma referência positiva em seu trabalho.
-
Anúncio publicitário -
Getty Images 5. Líderes comandam pelo exemplo
Um aspecto fundamental de ter uma mentalidade de liderança é lembrar que seu comportamento dá exemplo aos outros, você estando consciente disso ou não. Orgulhe-se de realizar seu trabalho com ética, estabeleça altos padrões para seu próprio desempenho e seja aquele que mantém um caráter inquestionável e está de acordo com os valores do seu empregador.
-
Getty Images 6. Líderes geram novas perspectivas
Você ficará obsoleto como líder se não buscar novas ideias todos os dias. Procure expandir e liberar sua criatividade fazendo networking com outros profissionais, aprendendo com eles, buscando mentoria e novos parceiros para melhorar os resultados dos projetos da sua equipe.
-
Getty Images 7. Os líderes priorizam o bem coletivo
Uma característica que irá definir você como líder é sua capacidade de pensar fora da caixa e considerar seu impacto nos outros funcionários de forma abrangente. Qual poderia ser o seu impacto a longo prazo no local onde você trabalha, na indústria em que você atua, na economia local e nas futuras gerações de trabalhadores?
-
Getty Images 8. Lideranças lutam por seus interesses
Como líder, é importante estabelecer a sua marca pessoal. Torne-se uma referência em seu setor e lidere compartilhando suas ideias para as áreas que você domina. Redes sociais como Twitter e LinkedIn são excelentes lugares para mostrar seu conhecimento e demonstrar sua credibilidade.
1. Líderes rompem as barreiras do possível
Líderes excepcionais ganham fama porque ultrapassam os limites do que parece ser possível. Eles não se contentam com o status quo. Se todos dizem que algo não pode ser alcançado, eles procuram compreender o porquê e como tal desafio pode ser superado. Quando você vai além do que é percebido como possível, tem como resultado a criação de novos produtos, ideias e serviços inovadores nos mercados – o que não teria sido possível se você decidisse continuar na sua zona de conforto.
Tornar-se um líder exige uma transformação de mentalidade antes mesmo de ganhar mais responsabilidades ou mudar de cargo. Se você não dominar algum aspecto dessa mentalidade, seja paciente e pratique um pouco a cada dia até que se torne parte do seu comportamento diário no trabalho.
*Rachel Wells é fundadora e CEO da Rachel Wells Coaching, uma empresa dedicada a desbloquear o potencial de carreira e liderança para a GenZ e os millenials.
(Traduzido por Gabriela Guido)