
Tornar-se um líder exige uma transformação de mentalidade antes mesmo de ganhar mais responsabilidades ou mudar de cargo
Como fica evidente no relatório do LinkedIn com as habilidades mais procuradas pelos empregadores, liderança e gestão estão entre as cinco principais competências fundamentais dos candidatos a emprego. Mesmo que mesmo você não esteja buscando uma posição de liderança no momento, essa competência será importante para te ajudar a crescer na carreira.
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Mas como realmente pensam os líderes de sucesso? Quais são os segredos do crescimento de seus negócios e de suas carreiras? Como você pode adaptar os pensamentos de liderança deles para impulsionar sua própria trajetória?
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Pensar como um líder não significa imaginar que você tem uma grande equipe para comandar e que precisa construir sua trajetória até uma posição de poder. Há oito princípios fundamentais que sustentam uma mentalidade de liderança.
8 princípios da mentalidade de liderança
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1. Líderes rompem as barreiras do possível
Líderes excepcionais ganham fama porque ultrapassam os limites do que parece ser possível. Eles não se contentam com o status quo. Se todos dizem que algo não pode ser alcançado, eles procuram compreender o porquê e como tal desafio pode ser superado. Quando você vai além do que é percebido como possível, tem como resultado a criação de novos produtos, ideias e serviços inovadores nos mercados – o que não teria sido possível se você decidisse continuar na sua zona de conforto.
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2. Líderes são focados em soluções
É fácil reclamar do que você não gosta ou do que gostaria de ver acontecer menos no seu trabalho. Mas pense o que poderia acontecer de positivo se você apresentasse, de forma proativa, uma solução? Inovação, criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas são habilidades interpessoais altamente valorizadas pelos empregadores, e você pode até usar IA para gerar novas ideias e pensar em soluções para essas questões.
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3. Líderes assumem responsabilidade
Como alguém que quer ser um líder no futuro, é importante desenvolver suas habilidades de inteligência emocional e aprender a assumir responsabilidade para que outros comecem a vê-lo como uma possível liderança. Responsabilize-se pelo seu trabalho e pelos seus resultados, independentemente de eles serem bons ou não, e se orgulhe dos seus projetos. Assuma sua parcela do trabalho, tenha controle dela e compreenda como você pode entregá-la com maior qualidade e eficiência.
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4. Líderes inspiram outras pessoas
É fácil começar uma conversa sobre como determinada reunião foi terrível, como você mal pode esperar para terminar o trabalho na sexta-feira ou sair mais cedo, ou como é difícil conseguir que todos da equipe concordem no alinhamento do trabalho a ser feito. E se você tomar a iniciativa de transformar esses bate-papos em algo significativo e inspirador? Você pode impulsionar a mudança e se tornar uma referência positiva em seu trabalho.
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5. Líderes comandam pelo exemplo
Um aspecto fundamental de ter uma mentalidade de liderança é lembrar que seu comportamento dá exemplo aos outros, você estando consciente disso ou não. Orgulhe-se de realizar seu trabalho com ética, estabeleça altos padrões para seu próprio desempenho e seja aquele que mantém um caráter inquestionável e está de acordo com os valores do seu empregador.
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6. Líderes geram novas perspectivas
Você ficará obsoleto como líder se não buscar novas ideias todos os dias. Procure expandir e liberar sua criatividade fazendo networking com outros profissionais, aprendendo com eles, buscando mentoria e novos parceiros para melhorar os resultados dos projetos da sua equipe.
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7. Os líderes priorizam o bem coletivo
Uma característica que irá definir você como líder é sua capacidade de pensar fora da caixa e considerar seu impacto nos outros funcionários de forma abrangente. Qual poderia ser o seu impacto a longo prazo no local onde você trabalha, na indústria em que você atua, na economia local e nas futuras gerações de trabalhadores?
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8. Lideranças lutam por seus interesses
Como líder, é importante estabelecer a sua marca pessoal. Torne-se uma referência em seu setor e lidere compartilhando suas ideias para as áreas que você domina. Redes sociais como Twitter e LinkedIn são excelentes lugares para mostrar seu conhecimento e demonstrar sua credibilidade.
1. Líderes rompem as barreiras do possível
Líderes excepcionais ganham fama porque ultrapassam os limites do que parece ser possível. Eles não se contentam com o status quo. Se todos dizem que algo não pode ser alcançado, eles procuram compreender o porquê e como tal desafio pode ser superado. Quando você vai além do que é percebido como possível, tem como resultado a criação de novos produtos, ideias e serviços inovadores nos mercados – o que não teria sido possível se você decidisse continuar na sua zona de conforto.
Tornar-se um líder exige uma transformação de mentalidade antes mesmo de ganhar mais responsabilidades ou mudar de cargo. Se você não dominar algum aspecto dessa mentalidade, seja paciente e pratique um pouco a cada dia até que se torne parte do seu comportamento diário no trabalho.
*Rachel Wells é fundadora e CEO da Rachel Wells Coaching, uma empresa dedicada a desbloquear o potencial de carreira e liderança para a GenZ e os millenials.
(Traduzido por Gabriela Guido)