Enquanto alguns estão curtindo as festas de final de ano da firma, muitos profissionais têm sido impactados por demissões de grandes empresas, como fizeram Spotify, Amazon e Citi, que anunciaram cortes recentes.
Diante desse cenário, o fim do ano é sempre um bom momento para fazer um balanço da sua carreira e estabelecer metas de acordo com os seus objetivos.
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O crescimento na carreira exige assumir riscos calculados. Embora empreendimentos arriscados possam fracassar, eles também ajudam a construir resiliência, uma característica valiosa para profissionais de quaisquer indústrias.
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1. Comece o próprio negócio
Empreender pode ser muito arriscado, mas também gratificante. Se você tem uma ótima ideia e o desejo de tirá-la do papel, o empreendedorismo pode ser o caminho para o sucesso e a riqueza.
Muitas pessoas acreditam que são mais inteligentes que seus chefes. Ficam se queixando de que o seu supervisor e a liderança executiva estão fora de sintonia, não têm iniciativa e permitem que o negócio fique estagnado. Em vez de reclamar, pense em construir sua própria empresa. Pegue tudo o que você aprendeu no seu trabalho e as experiências que já teve e tome a decisão ousada de criar algo novo.
Se você quiser algo mais seguro, comece como uma atividade paralela ou tente ser um intraempreendedor. Lidere um projeto que te dê muito ânimo no trabalho.Ou corra atrás das paixões fora. Isso pode levar a oportunidades inesperadas e te ajudar a desenvolver novas habilidades que podem ajudar no seu dia a dia.
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2. Invista em si mesmo
Considere voltar a estudar ou buscar cursos online para aprender novas habilidades e expandir suas qualificações. Essa pode ser a chave para conseguir um emprego melhor ou progredir na sua carreira.
Você pode investir seu tempo ouvindo podcasts e lendo artigos e livros voltados para o setor que oferecem uma educação informal, mas ainda assim valiosa.
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3. Faça networking de forma estratégica
Participe de eventos e encontros do seu setor, junte-se a organizações profissionais e conecte-se com pessoas da sua área. O networking pode te apresentar novas oportunidades e abrir portas para o sucesso.
Embora possa parecer desconfortável no início, converse com estranhos. Isso vai te ajudar a melhorar as suas habilidades de conversa fiada, que são bem importantes, e aos poucos também vai aumentar sua confiança.
As conexões sociais desempenham um papel relevante no seu crescimento e desenvolvimento profissional. O palestrante Jim Rohn disse a famosa frase: “Você é a média das cinco pessoas com quem passa mais tempo”. Cerque-se de pessoas que reflitam seus valores e objetivos.
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4. Busque um mentor
Por mais intimidante que possa ser pedir uma orientação, você nunca vai conseguir o que deseja se não for atrás. E você não precisa fazer isso sozinho. Crie um conselho de administração ao seu redor para te ajudar a crescer e ter sucesso. Entre em contato com pessoas que você respeita e pergunte se elas poderiam ser seus mentores. Procure um programa de aprendizagem em uma empresa na qual você gostaria de ingressar. Esteja cercado de pessoas que possam te ajudar a alcançar seus objetivos.
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5. Exija reconhecimento
Em vez de reclamar com seus colegas de trabalho, amigos e familiares sobre ser maltratado e desvalorizado no escritório, comece a resolver o problema com as suas próprias mãos.
Solicite uma reunião com seu chefe, com alguém do RH ou um executivo de nível sênior para comunicar suas queixas e quaisquer expectativas ou necessidades que você tenha no futuro.
Deixe-os saber como você se sente. Mostre dados de que você superou as expectativas e merece um aumento, promoção, bônus ou um novo título.
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6. Saia da sua zona de conforto
Você aprende e cresce pessoal e profissionalmente se esforçando e se desafiando.
Não tenha medo de buscar uma mudança de carreira ou de emprego se estiver insatisfeito com a sua função, empresa ou profissão atual.
Você tem que se sentir confortável em se sentir desconfortável. Uma maneira de ampliar seus horizontes é mudar de cidade ou país. A mudança pode parecer assustadora, mas também pode ser uma ótima maneira de avançar na sua carreira. Se você estiver disposto a se expor, poderá ter mais oportunidades e um salário mais alto. -
7. Busque mais
Assuma um papel de liderança em um projeto ou iniciativa, demonstrando sua capacidade de liderar e inspirar outras pessoas. Levante a mão e seja voluntário para participar ou executar a iniciativa. Demonstre seu valor para a organização e sua prontidão para novos desafios. Isso vai te ajudar a ser notado pelos principais executivos da empresa.
Seja intelectualmente curioso e adote novas tecnologias. Inteligência artificial, segurança cibernética, análise de dados, programação e outros trabalhos relacionados à tecnologia estão em alta e continuam a crescer. Faça cursos online para aprender novas habilidades exigidas hoje. Você precisa construir e aumentar seu conjunto de competências para permanecer relevante e ficar à frente da concorrência.
Também se esforce para estabelecer limites e dizer “não” com mais frequência. Não tenha medo de recusar coisas que não estejam alinhadas com seus objetivos ou valores. Isso vai te liberar mais tempo e energia para se concentrar nas coisas mais importantes para você. -
8. Aceite o fracasso
Todos nós nos preocupamos em falhar em alguma coisa. O medo do fracasso é tão grande que algumas pessoas nunca saem da zona de conforto nem tentam fazer algo diferente. Se você tem paixão e aptidão para alguma coisa, vá em frente. Comece pequeno e vá buscando mais. Se funcionar, ótimo. Caso contrário, é uma experiência de aprendizado e crescimento. Você pode adicionar esse conhecimento ao seu kit de ferramentas para o futuro.
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9. Seja você mesmo
Não tente ser alguém que você não é. Abrace sua personalidade e talentos únicos e deixe-os brilhar em tudo que você faz. A coisa mais importante que você pode fazer é acreditar em si mesmo e em suas habilidades. Se você não acredita que pode alcançar seus objetivos, ninguém mais vai acreditar.
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10. Faça uma pausa
Você pode estar se sentindo mal e cansado desses sentimentos. Talvez seja hora de tirar um tempo para você. Se você se sente esgotado, desconectado e desligado do trabalho, você não está se ajudando (nem contribuindo com as outras pessoas e a empresa). Considere tirar um período sabático, férias ou uma pausa na carreira para recarregar as energias e focar novamente.
1. Comece o próprio negócio
Empreender pode ser muito arriscado, mas também gratificante. Se você tem uma ótima ideia e o desejo de tirá-la do papel, o empreendedorismo pode ser o caminho para o sucesso e a riqueza.
Muitas pessoas acreditam que são mais inteligentes que seus chefes. Ficam se queixando de que o seu supervisor e a liderança executiva estão fora de sintonia, não têm iniciativa e permitem que o negócio fique estagnado. Em vez de reclamar, pense em construir sua própria empresa. Pegue tudo o que você aprendeu no seu trabalho e as experiências que já teve e tome a decisão ousada de criar algo novo.
Se você quiser algo mais seguro, comece como uma atividade paralela ou tente ser um intraempreendedor. Lidere um projeto que te dê muito ânimo no trabalho.
Ou corra atrás das paixões fora. Isso pode levar a oportunidades inesperadas e te ajudar a desenvolver novas habilidades que podem ajudar no seu dia a dia.
* Jack Kelly é colaborador sênior da Forbes USA. Ele é CEO, fundador e recrutador executivo da WeCruitr, uma startup de recrutamento e consultoria de carreira.
(Traduzido por Fernanda de Almeida)