Existe uma ideia recorrente de que boa parte da nossa comunicação é não-verbal. Mas você sabe de onde tiramos essa ideia?
Este conceito, apelidado de 7-38-55 (ou 55/38/7) por especialistas em comunicação, foi desenvolvido pelo pesquisador de linguagem corporal Albert Mehrabian no século passado. Ensina que as palavras que você diz constituem 7% da sua comunicação. E 38% da forma como suas palavras são interpretadas tem a ver com seu tom de voz, enquanto 55% da sua comunicação é composta por comunicação não-verbal, também conhecida como linguagem corporal.
É claro que este princípio tem algumas imprecisões, porque embora as palavras que dizemos e a forma como as transmitimos tenham um impacto direto na percepção que o destinatário tem da nossa mensagem, há alguns casos em que esta regra depende do contexto e, portanto, certas regras não-verbais as ações não devem ser tomadas isoladamente. No entanto, como regra geral, este princípio pode nortear aspirantes a líder que buscam desenvolver as habilidades necessárias.
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Isso acontece porque, como líder, seu trabalho principal se concentra em lidar com pessoas em uma ampla variedade de situações. Você pode estar se comunicando com seus colegas ou com a equipe de liderança sênior. Você pode acabar se comunicando com seu chefe, o conselho de administração ou clientes externos.
E, claro, na maioria das vezes, você estará se comunicando com seus subordinados diretos. Sua equipe merece que você demonstre habilidades de comunicação incomparáveis, pois você é o responsável por definir o tom da cultura do local de trabalho e criar um ambiente aberto e inclusivo.
Por meio de suas palavras, você pode inspirar, motivar e impulsionar o alto desempenho e treinar aqueles que apresentam desempenho insatisfatório. Esta é uma das principais razões pelas quais compreender como usar a linguagem corporal de forma eficaz e como ler a linguagem corporal dos outros pode ser uma adição muito útil ao seu kit de ferramentas de liderança.
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Onde quer que você esteja em sua jornada de liderança – quer você trabalhe atualmente em uma função de supervisão ou gerenciamento, já esteja trabalhando no nível C-suite ou ainda não esteja trabalhando na liderança, mas tenha como objetivo subir na hierarquia – os cinco aspectos não-verbais abaixo dicas de comunicação irão ajudá-lo a aprimorar suas habilidades de comunicação de liderança:
1. Controle suas expressões faciais
Pode ser cômico, mas é verdade. Muitas vezes dizemos mais do que pretendíamos, simplesmente levantando uma sobrancelha, franzindo a testa ou sorrindo. Esses gestos faciais sutis transmitem “mensagens silenciosas para a outra pessoa, às vezes sem que percebamos, e essas mensagens podem causar danos ou fazer alguém se sentir desconfortável, independentemente do que dizemos.
Como aspirante a líder, você encontrará todos os tipos de cenários e é importante lembrar de controlar seu rosto para permanecer calmo, e estar atento para ser respeitoso com as expressões faciais, assim como você é cuidadoso com as palavras que diz. Leve em consideração como os outros podem interpretar seu rosto enquanto você fala ou quando falam com você.
E não se esqueça do poder de um sorriso. Um sorriso genuíno e caloroso pode fazer maravilhas na redução de atmosferas desconfortáveis, transmitindo simpatia e construindo relacionamentos de confiança.
2. Lembre-se do contato visual
Você se pega conversando com outras pessoas com os olhos fixos no chão, olhando pela janela ou dançando pela sala – na verdade, em qualquer lugar, exceto no rosto? Infelizmente, isso pode transmitir a mensagem de que você está distraído ou desinteressado, inquieto, sem confiança ou até mesmo indigno de confiança. Portanto, da próxima vez que você conversar com alguém no trabalho, mantenha contato visual constante para demonstrar seu total envolvimento e confiança, mesmo que a conversa seja difícil ou delicada.
Se você estiver falando em uma reunião, o mesmo se aplicará. A cada frase, concentre a atenção de seus olhos em uma pessoa de cada vez na sala de reunião. Isso ajuda a reduzir o nervosismo em torno de falar em público e o medo de que todos os olhos estejam voltados para você, porque você está literalmente se concentrando em uma pessoa de cada vez, como se estivesse falando sozinho com ela. Também os ajuda a permanecer engajados.
3. Use gestos abertos
Fazer gestos abertos e acolhedores mostra que você está acessível, receptivo e relaxado. Ao falar ou apresentar, fique à vontade para usar os braços e mãos para articular o que está dizendo. Isso demonstra que você está animado com seu trabalho, qualidades essenciais para você como líder, pois sua energia e entusiasmo serão contagiantes.
Dobrar ou cruzar os braços transmite a ideia de que você está na defensiva ou desconfortável.
4. Mostre escuta ativa
A prática da escuta ativa garante que quem fala se sinta ouvido e compreendido. A escuta ativa vai além de práticas como repetir o que alguém disse para garantir clareza e eliminar confusão, ou abster-se de tirar conclusões
precipitadas para poder compreender o ponto de vista dele.
A escuta ativa é transmitida por meio de sua linguagem corporal e ajuda os membros da equipe a se abrirem mais e a discutir quaisquer dificuldades que possam encontrar em seu desempenho. Alguns gestos simples de escuta ativa podem incluir espelhar a linguagem corporal e o tom de voz do outro, usar a inflexão da voz para transmitir simpatia e inclinar-se ligeiramente para a frente ou balançar a cabeça ocasionalmente.
5. Cuidado com sua postura
Por último, mas não menos importante, não se esqueça da sua postura em todos os momentos. Quer esteja sentado ou em pé, as pessoas observam você e sua postura também reflete em sua atitude em relação ao trabalho. Evite curvar-se, andar com a cabeça baixa ou arrastar os pés. Mantenha uma postura ereta e firme tanto quanto possível e caminhe com firmeza no passo, com os ombros para trás e a cabeça erguida. Isso ajuda a transmitir presença de liderança e exala autoridade.