À medida que as empresas finalizam as reestruturações de fim de ano, é importante ficar atento a comportamentos comuns que podem sabotar suas chances de promoção. Muitas vezes, ações no ambiente de trabalho (ou fora dele) que passam despercebidas podem prejudicar suas chances de ser promovido durante a temporada de festas.
Estamos na época em que as empresas planejam mudanças organizacionais para o próximo ano. É o momento ideal para demonstrar suas ambições e seu potencial de liderança, de acordo com Matthew Woodward, diretor da empresa de marketing Search Logistics.
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Woodward compartilha dez erros comuns que os profissionais não devem cometer se querem ter sucesso na temporada de promoções.
1. Ignorar eventos sociais informais
Muitos profissionais subestimam o valor de encontros informais após o expediente, especialmente durante a temporada de festas. Para Woodward, esses eventos podem oferecer oportunidades de networking mais relevantes que as reuniões formais. “As conversas que mais impactam sua carreira raramente acontecem em salas de reunião”, diz ele. “Conexões mais significativas costumam ocorrer em eventos informais, como festas de fim de ano. Já vi muitas decisões de promoção influenciadas por quem comparece e interage com os colegas nesses encontros.”
2. Não compartilhar histórias pessoais
Durante o período movimentado de festas, é ainda mais importante ser relacionável. Segundo Woodward, não interagir e deixar de compartilhar experiências pessoais pode fazer com que você pareça distante. “As pessoas se conectam com colegas autênticos que compartilham experiências pessoais apropriadas – com ênfase no apropriado.”
3. Evitar o humor no escritório
Quando o estresse do final de ano atinge o auge e os prazos começam a coincidir com os compromissos festivos, Woodward sugere que um momento de leveza bem colocado pode transformar o ambiente de trabalho. “Saber compartilhar uma risada com sua equipe mostra que você entende a dinâmica. Mas claro, leia o ambiente e mantenha o profissionalismo.”
4. Não celebrar os sucessos dos outros
“Reconhecer as conquistas dos seus colegas constrói o tipo de cultura de equipe que os executivos procuram em futuros líderes”, afirma Woodward. “Você pode usar as reuniões de fim de ano e os happy hours da firma para destacar vitórias específicas dos colegas durante o ano, seja um projeto bem-sucedido, um cliente impressionado ou um desafio superado.”
5. Ignorar a dinâmica do ambiente de trabalho
Entender as dinâmicas não-ditas do escritório pode melhorar (ou acabar com) as suas chances de promoção. “À medida que as equipes planejam os projetos do próximo ano, preste atenção em quais ideias foram aprovadas e quem as apoiou. Depois, construa esses relacionamentos-chave antes de apresentar suas próprias propostas.”
6. Evitar relacionamentos com outras áreas
Em vez de focar apenas em construir uma boa relação com a sua equipe direta, use os eventos de final de ano como uma oportunidade para se conectar com pessoas de outros departamentos. “Muitos funcionários cometem o erro de permanecer na ‘bolha’ da sua equipe, perdendo conexões valiosas em toda a empresa.”
7. Deixar de interagir com os novos contratados
A temporada de festas oferece oportunidades naturais para se conectar com os novos membros da equipe. Ignorar essa chance é uma oportunidade perdida. “Tire um tempo para ajudar os novos membros a navegar pela primeira temporada de festas da empresa. Isso marca você como um líder. É uma das maneiras mais claras de demonstrar que está pronto para mais responsabilidades.”
8. Ignorar sinais não-verbais
Woodward destaca a importância da linguagem corporal para conquistar a tão sonhada promoção. “Muitos candidatos à promoção focam nas palavras, mas ignoram sinais não-verbais poderosos”, afirma. “Preste atenção na linguagem corporal e no tom durante as reuniões de fim de ano e as festas. Normalmente, eles revelam mais sobre como suas ideias e contribuições estão sendo realmente recebidas.”
9. Não aproveitar os feedbacks informais
O clima relaxado dos eventos de final de ano cria momentos perfeitos para conversas informais sobre desempenho. “Às vezes, os melhores insights vêm de conversas casuais – e as festas são perfeitas para isso”, afirma. “Quando os colegas estiverem mais relaxados, você pode receber um feedback honesto que talvez nunca apareceria nas avaliações formais. Esses momentos são ouro para entender onde você realmente está.”
10. Não ser flexível e adaptável
As festas de fim de ano são um período em que os fluxos de trabalho normais são interrompidos pelas demandas sazonais, e esse período oferece uma vitrine para uma habilidade importante: a adaptabilidade. “A temporada de festas joga as rotinas regulares pela janela. As pessoas que são promovidas tendem a ser aquelas que se destacam quando os colegas estão de férias ou ajudam a gerenciar os desafios sazonais.”
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*Bryan Robinson é colaborador da Forbes US. Ele é autor de 40 livros de não-ficção traduzidos para 15 idiomas. Também é professor emérito da Universidade da Carolina do Norte, onde conduziu os primeiros estudos sobre filhos de workaholics e os efeitos do trabalho no casamento.