A demanda por engenheiros no mercado de trabalho americano alcançou um nível recorde. Enquanto isso, análises recentes apontam uma escassez de talentos, especialmente de profissionais com habilidades em engenharias de software, industrial, civil e elétrica. Há também uma necessidade crescente de engenheiros com expertise em tecnologias recentes, como robótica avançada, impressão 3D e inteligência artificial.
A lacuna entre a demanda por essas competências e a oferta dos profissionais continua a crescer. Um relatório publicado pela consultoria BCG e pela SAE International, uma associação profissional de engenheiros, projeta que a necessidade de habilidades em engenharia aumentará cerca de 13% até 2031. A disparidade entre os novos cargos de engenharia e os engenheiros que ingressam anualmente no mercado americano pode resultar em um terço das novas vagas sem preenchimento.
A escassez de talentos leva as empresas a buscar profissionais no mundo todo, inclusive no Brasil. A pandemia, a digitalização e a institucionalização do trabalho remoto fez com que os brasileiros fossem mais desejados por empresas internacionais. Requisitados não só dentro, mas fora do país, os brasileiros têm, então, a possibilidade de ser nômades digitais – um tendência que ganhou força com a pandemia e já soma mais de 35 milhões de adeptos pelo mundo.
Leia também
Engenheiros qualificados são altamente requisitados e, portanto, podem escolher suas perspectivas de emprego. Com isso em mente, a Forbes, junto com a empresa de pesquisa de mercado Statista, criou o primeiro ranking das Melhores Empresas dos EUA para Engenheiros, uma lista para ajudar profissionais a alinhar suas habilidades com empregadores que oferecem remuneração competitiva, trabalho desafiador e um ambiente envolvente. A lista deste ano reúne 175 companhias.
A Sony aparece em 1º lugar como a melhor empresa dos EUA para esses profissionais, seguida da Apple e do Google, na 2ª e 3ª posições. A Microsoft e a NASA completam o top 5 do ranking de 2025.
Veja as 10 melhores empresas dos EUA para engenheiros
-
Getty Images 10. Sempra
Serviços públicos
Sede: San Diego, Califórnia, Estados Unidos
Ano de fundação: 1998 -
Getty Images 9. Intuit
Serviços e software de TI
Sede: Califórnia, Estados Unidos
Ano de fundação: 1983 -
Reuters 8. SpaceX
Aeroespacial e defesa
Sede: Califórnia, Estados Unidos
Ano de fundação: 2002 -
Getty Images 7. Burns & McDonnell
Construção, químicos, matérias-primas
Sede: Missouri, Estados Unidos
Ano de fundação: 1898 -
Anúncio publicitário -
Getty Images 6. Grupo Michelin
Automotivo (automóveis e fornecedores)
Sede: Carolina do Sul, Estados Unidos
Ano de fundação: 1889 -
Getty Images 5. NASA
Aeroespacial e defesa
Sede: Washington, Estados Unidos
Ano de fundação: 1958 -
Getty Images 4. Microsoft
Serviços e software de TI
Sede: Washington, Estados Unidos
Ano de fundação: 1975 -
Getty Images 3. Google
Serviços e software de TI
Sede: Califórnia, Estados Unidos
Ano de fundação: 1998 -
iStock 2. Apple
Tecnologia de hardware e equipamentos
Sede: Califórnia, Estados Unidos
Ano de fundação: 1976 -
Reuters 1. Sony
Semicondutores, eletrônicos e engenharia elétrica
Sede: Tóquio, Japão
Ano de fundação: 1946
10. Sempra
Serviços públicos
Sede: San Diego, Califórnia, Estados Unidos
Ano de fundação: 1998
Metodologia
Para elaborar a lista inaugural, mais de 22 mil engenheiros que trabalham em empresas com pelo menos mil funcionários no país foram entrevistados. Os profissionais foram questionados sobre a probabilidade de recomendar sua empresa atual, seu empregador anterior (nos últimos dois anos) e companhias conhecidas por meio de colegas do setor ou amigos e familiares que trabalham nelas.
Os engenheiros também avaliaram seus empregadores com base em critérios como benefícios, oportunidades de desenvolvimento profissional e flexibilidade no local de trabalho.
As respostas foram analisadas e contabilizadas — junto com dados de três anos de pesquisa — com um peso maior dado às avaliações dos funcionários atuais.