Muitos de nós crescemos ouvindo nossos pais dizerem que, se nos esforçarmos no trabalho, colheremos os frutos. No entanto, se você já tentou abrir seu próprio negócio ou avançar na carreira, sabe que esse caminho pode ter mais reviravoltas do que um documentário da Netflix.
Entre gerenciar egos, fazer escolhas e renúncias e convencer os outros a acreditarem nos seus sonhos e a enxergarem o seu potencial, o sucesso é muito mais complexo do que fomos levados a acreditar.
Leia também
Conhecer os três paradoxos a seguir pode te ajudar a navegar melhor nesse cenário e alcançar seus objetivos profissionais.
1. O paradoxo da oportunidade: Aceitar qualquer coisa pode te deixar sem nada
Todo mundo quer ter escolhas, especialmente no caminho profissional. Mas, curiosamente, de acordo com o “paradoxo da oportunidade”, ter oportunidades demais pode levar ao fracasso, não ao sucesso.
A famosa expressão “mais vale um pássaro na mão do que dois voando” também se aplica à sua carreira. Quando temos muitas oportunidades disponíveis, podemos ser tentados a aceitar todas elas. Isso é ainda mais comum quando as oportunidades oferecem salários maiores ou cargos aparentemente mais altos. No entanto, quanto mais assumimos novos e “empolgantes” desafios, menor é a chance de nos aprofundarmos e explorarmos plenamente nosso potencial.
Um estudo realizado em 2021 por pesquisadores chineses descobriu que pessoas altamente empregáveis tendem a se destacar em seus cargos atuais, mas também são mais propensas a estar com “um pé fora”. Em outras palavras, elas estão constantemente em busca da próxima oportunidade.
Ter muitas opções pode te impedir de aproveitar o que você já tem de bom. É como ser excelente em encontros casuais, mas nunca se comprometer porque acha que algo melhor pode aparecer. No final, você pode deixar as melhores oportunidades escaparem porque está sempre olhando para fora.
2. O paradoxo da persuasão: Ser sutil fala mais alto do que gritar
Muitos acreditam que ser a pessoa mais visível e barulhenta é o caminho para ganhar aprovação, mas isso nem sempre é verdade.
No livro “Influence: Science and Practice”, o Dr. Robert Cialdini escreve que a persuasão é mais como um fogo lento do que um aquecimento de micro-ondas. Ou seja, trata-se de preparar o terreno antes de plantar as sementes.
Imagine a seguinte cena: você encontra duas pessoas discutindo sobre um tema que interessa a você. Ambas fazem argumentos válidos, mas uma delas é calma e calculada, enquanto a outra está agressiva e exaltada. Com quem você tende a concordar? Não importa quão válido seja o argumento da pessoa agressiva, sua abordagem automaticamente a torna menos persuasiva.
Você não precisa ser a pessoa mais barulhenta para ser a mais influente. Muitas vezes, a melhor forma de mostrar que você tem influência real é fazer seu trabalho bem feito e conquistar a confiança das pessoas de forma discreta. Só porque você diz em voz alta que é o melhor no que faz, não significa que isso seja verdade. Em vez disso, permaneça em silêncio e deixe seu trabalho falar por você.
Seja para atrair investidores ou conquistar novas oportunidades de negócios, não tente ser aquele exibido que “prova que sabe o que está fazendo”. Conheça o mercado e mostre com ações que você é a melhor pessoa para o trabalho.
3. O paradoxo do esforço: Fazer coisas mais difíceis torna a vida mais fácil
Uma pesquisa publicada na revista “Trends in Cognitive Sciences” em 2018 descobriu que, às vezes, as pessoas escolhem tarefas específicas justamente porque exigem mais esforço. É como optar por subir as escadas em vez de usar o elevador, mas há lógica por trás disso. O esforço tem valor intrínseco e, quanto mais você se esforça para realizar uma tarefa, mais valor ela terá para você.
Esse valor pode se manifestar na forma de se tornar melhor em algo difícil ou no fato de que uma tarefa que a maioria considera complicada se torna fácil para você. Pense nos gurus financeiros das redes sociais que dizem como ganhar e poupar dinheiro é algo simples. Para eles, isso é fácil porque investiram tempo e esforço para aprender algo que muitos de nós achamos desafiador.
Quanto mais esforço você coloca em enfrentar desafios complexos na sua carreira, mais confiança você ganha, e mais fácil será alcançar o sucesso. É como o bolo caseiro que sempre tem um sabor melhor do que os industrializados. O ingrediente secreto? Esforço.
O sucesso na carreira é, para a maioria, um caminho em zigue-zague, complicado e cheio de contradições – mas isso não é necessariamente ruim. As contradições não são o problema; o verdadeiro desafio é encontrar maneiras de resolvê-las.
*Mark Travers é colaborador da Forbes USA. Ele é um psicólogo americano formado pela Cornell University e pela University of Colorado em Boulder.