Em Champagne, na região norte da França , como o clima é frio , os vinhos tem pouco álcool e muita acidez , ideal para os espumantes. Entre suas principais cidades estão : Reims , Epernay e Ay, que sob elas possuem mais de 200Km de túneis / adegas, que se transformaram nos principais pontos turísticos da região. As Uvas são as Chardonnay , Pinot Noir e Pinot Meunier .
Ali, as uvas são prensadas e vinificadas separadamente . De acordo com cada casa o enólogo vai dar a característica do produto. Depois que foi realizada o assemblage (gazeificação) , transfere-se então o vinho para as garrafas , que propositalmente tem que ser forte para suportar a pressão. Adiciona -se uma mistura de açúcar com fermentos , usa-se uma tampa convencional ( igual de cerveja ) e começa o processo da segunda fermentação.
As garrafas são transportadas para as pupitres (tábuas com aberturas para encaixar o gargalo ), ficando o fundo da garrafa livre para que todos os dias o remuer faça um movimento de giro e inclinação para que os sedimentos vá se concentrando para o gargalo, este profissional chega a girar por volta de 30.000 garrafas por dia .
Quando acontece a venda , o lote de garrafas é transportado de cabeça para baixo , a parte do gargalo passa por uma solução muito gelada , provocando assim o congelamento da parte sólida . Em seguida, uma máquina “degola” a tampa provisória e os sedimentos saem junto, o nível da garrafa é então completado com o licor d’expedition (mistura de vinho com cognac envelhecido ).
Os tipos :
Blanc de Blancs que são feitos só com a uva branca Chardonnay.
Blanc de Noirs Feito só com uva tinta.
Cremant Um tipo de vinho frisante, contem menos gás que o champanhe.
RD Recenment Degorgé Champagne que foi recentemente engarrafada depois de envelhecido com os resíduos.
Brut menos de 15 gramas de açúcar por litro.
Extra Dry de 12 a 15 gramas por litro.
Demi séc até 50 gramas por litro.
Nota : Não notamos a doçura no champanhe porque é balanceada pela alta acidez.
Normalmente o champanhe não tem safra , mas toda casa nas melhores safras produz seu Millesimé (safrado ).
O champanhe rosé , normalmente é feito com mistura de vinho tinto com branco , autorizado só nesta região , mais encorpado e ideal para acompanhar pratos mais elaborados.
As garrafas :
Quart – 18,7 centilitros
Demi – 37,5 centilitros
Bouteille – ( comum ) 75 centilitros
Magnum – 02 garrafas
Jeroboam – 04 garrafas
Rehoboham – 06 grfs
Mathusalem – 08 grfs
Salmanazar – 12 grfs
Balthazar – 16 grfs
Nabuchodonosor – 20 grfs
As principais casas:
Krug , Bollinger , Cristal ( Roederer ) , Dom Perignon , Pommery , Taitinger , Pol Roger , Piper-Heidsieck , Laurent-Perrier , Mumm , Billecart-Salmon , Delbeck , Moet & Chandon , Veuve Clicquot , Lanson , Deutz , Gosset , Drappier .
“ Estou bebendo estrelas “ teria exclamado o monge beneditino Dom Perignon por volta do ano de 1600, quando provou um vinho que havia inventado.
Um brinde a Dom Perignon! Ele merece!
Juscelino Pereira