Um ano após o lançamento da coleção Bossa Nova da Rimowa, fabricada no Brasil e sucesso de vendas no mundo inteiro, a marca atinge mais um grande marco: esta é a primeira linha que contribui com uma parcela de seu lucro para uma boa causa. No último ano, a alemã optou por apoiar o Projeto Saúde e Alegria, dedicado a promover o desenvolvimento sócio-ambiental na Amazônia.
Sérgio Barreto, diretor executivo da Rimowa Brasil, entregou o cheque de € 301.040 (mais de R$ 1 milhão) a Eugênio e Caetano Scannavino, fundadores e coordenadores do Saúde e Alegria. Este apoio financeiro possibilitará a continuidade de projetos na região amazônica pelo Programa Floresta Ativa, que beneficia 22.000 moradores de mais de 70 comunidades ribeirinhas.
FOTOS: Rimowa lança réplica do primeiro avião de alumínio do mundo
Líder do projeto, o médico Eugênio Scannavino Netto ressalta a importância da colaboração: “A ajuda da Rimowa é muito importante para que possamos melhorar os processos e elevar a qualidade de vida na região. Sem apoio social e econômico, a Amazônia corre maiores riscos de destruição”.
Para Dieter Morszeck, CEO e presidente da Rimowa que visitou o Brasil pela primeira vez em 1983, trata-se ainda de uma oportunidade de relevância pessoal. “Sou apaixonado pelo país, sua cultura e seu povo”, declara. “Este é, de fato, nosso primeiro projeto social de grande alcance e estou muito orgulhoso de podermos entregar o primeiro cheque ao Projeto Saúde e Alegria, com a finalidade de ajudar esta bela região amazônica que aprecio muito.”
Programa Floresta Ativa
O Floresta Ativa tem como finalidade ajudar a geração de renda de moradores da região amazônica com a melhoria do aproveitamento dos produtos. O programa oferece formação em técnicas e sistemas produtivos mais modernos e eficientes aos interessados. Tudo isso sem deixar de lado os princípios da agricultura sustentável: o objetivo é substituir o modo de produção atual, baseado na queima e corte da floresta para roçados de baixa produtividade a sistemas mais produtivos em busca do desenvolvimento territorial integrado e sustentável.
Coleção Bossa Nova
A coleção Bossa Nova é produzida em Indaiatuba, interior de São Paulo. A instalação no Brasil é parte da expansão internacional de fábricas que começou em 2008. Além da planta na Alemanha, a Rimowa possui unidades na República Tcheca, no Canadá e no Brasil.
A linha de malas de verde intenso e detalhes em couro bege foi inspirada na artista e botânica amadora Margareth Mee (1909-1988). A britânica viveu na Amazônia, onde conheceu Dieter Morszeck, por 30 anos, período em que se especializou na pintura de flores e plantas da região.
No Brasil, a Rimowa conta com oito lojas físicas e uma virtual.