O filme “Meu Malvado Favorito 3”, da Universal/Illumination, faturou dos principais cinemas da China o equivalente a US$ 24 milhões no sábado (8) – a menos de 2,5% de alcançar o maior recorde do país, que é de US$ 25,7 milhões. O dono da cifra é o filme “Zootopia”, da Disney, em março do ano passado, que estabeleceu um novo recorde para as animações exibidas no país, com um faturamento final de US$ 235 milhões.
LEIA TAMBÉM: Ferrari 458 é encontrada estampada de Minions
O total de “Meu Malvado Favorito 3” no sábado registrou um aumento de 18% em relação a estreia na sexta-feira (7), primeiro dia de um final de semana que arrecadou, no total, US$ 65 milhões. O valor é cerca de um terço menor do que os US$ 99 milhões que a obra arrecadou nos cinemas da América do Norte no seu final de semana de estreia (30/06), mas é muito mais do que os US$ 15,5 milhões que “Meu Malvado Favorito 2” contabilizou em sua estreia em 2014 e também ultrapassa os US$ 50 milhões de “Minions” (spin-off pertencente à franquia) em sua primeira semana em 2015.
Apesar de os cinemas chineses estarem, atualmente, passando por um blackout temporário imposto pelo governo, que proíbe filmes estrangeiros de serem lançados no país, “Meu Malvado Favorito 3” vai se beneficiar da isenção que dispensa as animações da regra.
A medida continuará valendo em julho, o que significa que “Meu Malvado Favorito 3” terá muito tempo para encantar o público chinês antes que os filmes live-action de Hollywood voltem aos cinemas do país e passem a competir com a animação. Muitos outros filmes do estilo estão previstos para estrear nas próximas semanas, mas é improvável que qualquer um deles prejudique “Meu Malvado Favorito 3”.
VEJA MAIS: Sapatos de Minions de Sandra Bullock são leiloados por R$ 141 mil
O filme provavelmente não vai quebrar o recorde total de “Zootopia”, mas deve chegar a um resultado próximo de US$ 100 milhões de bilheteria. Este tem sido um longo caminho desde o começo da franquia, em 2010, quando as autoridades chinesas negaram a licença de importação do primeiro filme, alegando que ele não teria apelo. Depois de um esforço corporativo, a Universal persuadiu o governo a autorizar o lançamento de “Meu Malvado Favorito 2” e seus sucessores.
Não é só a falta de concorrência que está conduzindo o sucesso da produção de US$ 80 milhões da Illumination Entertainment. A Universal e seus parceiros chineses de distribuição investiram na imagem do filme, redecorando espaços públicos, como estações de trem e o metrô, com imagens dos personagens, e trabalhando com parceiros promocionais, como a startup de bicicletas compartilhadas Ofo, que colocou versões do veículo inspiradas nos Minions em suas estações de recolhimento.
A sequência da animação já arrecadou US$ 447,6 milhões ao redor do mundo. A soma dos valores arrecadados com os quatros filmes já beira os US$ 3 bilhões.