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Início / Forbes Money / Azul Obtém Mais R$600 Milhões em Financiamento Adicional

Azul Obtém Mais R$600 Milhões em Financiamento Adicional

Financiamento acontece, após oferta primária de ações ser abaixo do esperado

Redação com Reuters
30/04/2025 Atualizado há 2 semanas
Azul
Divulgação/Azul
Segundo a companhia aérea, o financiamento adicional "fortalece a posição de liquidez, após a conversão da dívida, onde 35% das notas com vencimento em 2029 e 2030 foram convertidas em ações preferenciais".

Acessibilidade

A Azul anunciou nesta quarta-feira (30) que obteve financiamento adicional de R$ 600 milhões junto a atuais credores da companhia aérea, o que permite um fortalecimento da liquidez do grupo. Os recursos extras foram concedidos, após a empresa realizar neste mês uma oferta primária de ações, que pretendia levantar até US$ 4,1 bilhões (R$ 23,20 bilhões), mas que acabou obtendo apenas US$ 1,66 bilhão (R$ 9,39 bilhões), o que gerou forte desvalorização nas ações da Azul na semana passada.

Segundo a companhia aérea, o financiamento adicional “fortalece a posição de liquidez, após a conversão da dívida, onde 35% das notas com vencimento em 2029 e 2030 foram convertidas em ações preferenciais”.

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A Azul afirmou que notas são garantidas por alguns recebíveis de cartões de crédito e débito gerados pelas operações de transporte de passageiros. “A emissão das notas não exigiu qualquer alteração ou renúncia a qualquer uma das notas garantidas e debêntures conversíveis garantidas existentes da Azul”, declarou a empresa, citando que “continua a atuar junto às partes interessadas para fortalecer ainda mais sua posição financeira”.

Situação atribulada

Além da frustrada tentativa de levantar recursos com a oferta primária de ações, as ações da Azul também foram afetadas por anúncio do Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A instituição resolveu analisar o compartilhamento de voos da companhia aérea com a GOL, prática chamada de codeshare. As empresas comercializam as passagens uma da outra desde julho de 2024 de 40 rotas.

Além do acordo, a Azul discute há meses com a holding controladora da Gol, Abra, uma possível combinação de negócios das companhias. Um memorando de entendimento entre as duas empresas foi assinado em meados de janeiro. Um eventual acordo resultaria em um mercado doméstico 60% controlado pelo grupo combinado, superando os 40% da chilena Latam.

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  • Azul
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