Você com certeza entendeu que ginástica não é exatamente para gostar, é para dar resultado, tanto no shape quanto na saúde. Não espere adorar fazer ginástica, pois isso é para poucos.
LEIA MAIS: Dietas de desintoxicação funcionam?
E quem gosta de jogar frescobol na praia, por exemplo, e acha que por isso arrasa nos exercícios, lembre-se de que a prática não muda seu corpo, é mais diversão do que malhação. Se gosta de caminhada e alongamento, lembre-se de que essas atividades são complementares e que sozinhas não fazem verão nenhum acontecer. A dupla dinâmica do sucesso corporal continua sendo musculação e alimentação correta (e um pouco de aeróbico para completar).
Musculação requer disciplina e esforço, mas compensa muito. Já em relação a alimentação correta, todo mundo deve prometer que na próxima semana começa uma dieta, com aquele papo de que “assim que passarem as festas, irá emagrecer”. E sabem qual é o maior inimigo de uma dieta bem feita?
Errou quem pensou nos doces ou nas frituras, no álcool ou nas festas. O maior inimigo é falta de planejamento. Isso mesmo. Para que você consiga seguir um programa de alimentação por dois ou três meses e alcançar os resultados pretendidos, precisa, antes de tudo, de planejamento.
Veja na galeria de fotos abaixo algumas armadilhas e truques para planejar sua dieta e chegar aos resultados rapidamente:
-
iStock Café da manhã é fundamental
Não deixe para tomar café da manhã na rua. Planeje, faça compras e tenha em sua casa aveia, iogurte, peito de peru e pão de centeio. Também vale uma fruta, mas sem exagero! Café com leite e pão com manteiga é do tempo da vovó, e todas ficavam gordinhas.
-
iStock Para quem sai cedo de casa
Tenha em mãos algo para fazer um lanche no meio da manhã. Óbvio que não vale bolacha (comida de criança pequena e olhe lá) nem bombom. Leve castanhas do Pará ou um iogurte desnatado.
-
iStock No almoço
Essa é muito fácil, aqui no Brasil sempre há um restaurante por quilo para resolver o problema. Nem olhe para as frituras, para o arroz branco ou as tortas. Vá direto às saladas, legumes e grelhados. E, claro, só pode comer sobremesa quem está magro ou quem não liga de estar fora de forma.
-
iStock Da tarde
É a parte mais dura. Dá aquela fominha e lá vem o colega de trabalho com a dupla bolacha-bombom. Você come e enche de alegria suas celulites e os pneus do abdômen. Leve com você uma barra de proteína ou um sanduíche de peito de peru e pão de centeio. Não conte com a sorte, nada saudável vai saltar na sua frente, é preciso planejar seu lanche (a propósito, pão de queijo é péssimo).
-
Anúncio publicitário -
iStock Jantar
Se você planejou e seguiu a dieta o dia inteiro, não vá errar logo nessa hora! Essa etapa tem de ser perfeita. Para evitar cair em tentação, não compre o que não pode comer. Você olha para as besteiras e elas, para você, e pronto, estragou o dia todo. Foco, amigo, foco! Só assim você emagrece.
Café da manhã é fundamental
Não deixe para tomar café da manhã na rua. Planeje, faça compras e tenha em sua casa aveia, iogurte, peito de peru e pão de centeio. Também vale uma fruta, mas sem exagero! Café com leite e pão com manteiga é do tempo da vovó, e todas ficavam gordinhas.
Flávio Settanni é educador físico com especialização em musculação estética e performance esportiva, vasto conhecimento em nutrição de resultados e criador do Método Settanni. Com mais de 20 anos de experiência, lidera o grupo de coordenadores e é responsável por manter o padrão técnico da equipe SETT.