Na manhã de hoje (12), o PayPal divulgou a quarta edição da pesquisa Perfil do Consumidor Online, feita em parceria com o Ipsos. No período analisado, entre março de 2017 e março de 2018, foram apurados os hábitos de consumo em mais de 31 países, com alguns recortes focados no mercado brasileiro – afinal, segundo a FGV, o país superou, no último ano, a marca de um smartphone por habitante, somando, no total, cerca de 220 milhões de celulares do tipo.
LEIA MAIS: PayPal anuncia parceria com Itaú Unibanco e Rede
No período de apuração da pesquisa foram entrevistadas mais de 34 mil pessoas de 31 nacionalidades, com o objetivo de mapear a maneira como as pessoas consomem no ambiente digital. Pensando no perfil do consumidor brasileiro, alguns dados desvendados são interessantes: nos últimos 12 meses, 76% dos brasileiros compraram online (via aplicativos ou website), o que representa um aumento de 9% em comparação ao mesmo período de 2016. Outro indicativo interessante é de que 45% dos adultos brasileiros acreditam que seus gastos online irão aumentar nos próximos 12 meses.
Confira abaixo, na galeria de fotos, 10 fatos revelados pela pesquisa:
-
Compras online e via mobile
A Ipsos estima que o número total de compras online aumentou 21% no Brasil entre 2016 e 2017: saltou de R$ 137,4 bilhões para R$ 166,2 bilhões. E que as compras online via smartphone no mesmo período sofreram um boom estimado de mais 60% – indo de R$ 26 bilhões para R$ 41,8 bilhões. A estimativa é um crescimento do mercado online de 19% em 2018; 18% em 2019; e 17% em 2020, quando deve atingir cerca de R$ 272 bilhões. Já as compras via smartphone devem crescer 36% em 2018; 35% em 2019; e 34% em 2020, batendo os R$ 103 bilhões.
-
Média de gastos online por canal
62% foram gastos em sites brasileiros por meio de app ou website
16% foram gastos em marketplaces via app ou website
13% foram gastos em sites estrangeiros por meio de app ou website
9% foram gastos via redes sociais -
Sazonalidade das compras feitos pelos consumidores cross-border (que utilizam sites internacionais)
43% na Black Friday (49% em 2016)
39% no Natal (43% em 2016)
29% em vendas sazonais (38% em 2016)
15% no Dia das Mães (21% em 2016)
13% no Dia das Crianças (item novo na pesquisa)
11% no Dia dos Namorados (16% em 2016)
11% no Dia dos Pais (14% em 2016)
9% na Páscoa (10% em 2016)
8% no Dia da Mulher (item novo na pesquisa)
7% na Cyber Monday (11% em 2016) -
Perspectivas para os próximos 12 meses
45% disseram que comprarão mais
27% disseram que manterão o atual padrão de compras online
8% disseram que comprarão menos -
Anúncio publicitário -
De onde são os sites que os brasileiros mais compraram nos últimos 12 meses
Ásia: 35% (contra 30% em 2016). 30% desse total foi na China
América do Norte: 21% (contra 19% em 2016)
Europa: 9% (contra 7% em 2016)
América do Sul (menos Brasil): 5% (contra 4% em 2016) -
Principais razões para justificar o aumento dos gastos online nos próximos 12 meses
Conveniência na hora de comprar online (63%)
Mudança no rendimento disponível (46%)
Aumento no número de plataformas de comércio online (32%)
Mudanças na economia (25%) -
Top 5 das categorias de produtos adquiridos online pelos brasileiros em sites de outros países no período de 12 meses
Roupas, calçados e acessórios: 60%
Joias e relógios: 57%
Brinquedos e itens colecionáveis ou para hobby: 49%
Produtos de beleza e cosméticos: 47%
Equipamentos eletrônicos, computadores/tablets/smartphones: 45% -
Métodos de pagamento mais usados nas compras feitas em sites internacionais:
PayPal: 49%
Mastercard: 33%
Visa: 27% -
Métodos de pagamento mais usados nas compras feitas em sites nacionais:
Boleto bancário: 54%
PayPal: 47%
Mastercard: 47%
PagSeguro: 42%
Visa: 38% -
Top 5 das categorias de produtos adquiridos online pelos brasileiros no período de 12 meses
Roupas, calçados e acessórios: 65%
Equipamentos eletrônicos, computadores/tablets/smartphones: 55%
Eletrodomésticos, utensílios domésticos e móveis: 51%
Produtos de beleza e cosméticos: 50%
Ingressos para cinema, teatro, shows e eventos esportivos: 44%
Compras online e via mobile
A Ipsos estima que o número total de compras online aumentou 21% no Brasil entre 2016 e 2017: saltou de R$ 137,4 bilhões para R$ 166,2 bilhões. E que as compras online via smartphone no mesmo período sofreram um boom estimado de mais 60% – indo de R$ 26 bilhões para R$ 41,8 bilhões. A estimativa é um crescimento do mercado online de 19% em 2018; 18% em 2019; e 17% em 2020, quando deve atingir cerca de R$ 272 bilhões. Já as compras via smartphone devem crescer 36% em 2018; 35% em 2019; e 34% em 2020, batendo os R$ 103 bilhões.