Quando se trata de fazer sucesso no Instagram atualmente, há muito com o que se preocupar. Conforme a competição fica cada vez mais acirrada, simplesmente usar hashtags inteligentes e postar com frequência não é mais suficiente para se destacar. Se você realmente quiser mais seguidores e curtidas – seja para se tornar um influenciador ou usar a rede social como uma ferramenta de negócios -, precisa saber tudo sobre as ferramentas da plataforma e suas tendências. Assim você poderá começar o novo ano sabendo que está fazendo tudo o que precisa para construir uma forte presença online.
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2019 promete ser um ótimo ano para os instagrammers e marcas que utilizam a rede social para marketing. Há diversas maneiras de promover e vender seus produtos, criar um bom conteúdo e fazer com que sua audiência seja altamente engajada.
Veja, na galeria de fotos abaixo, 8 tendências do Instagram em 2019:
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Getty Images 1. Filtros do Instagram Stories com realidade aumentada
Uma das maneiras mais originais e divertidas de promover sua marca é por meio de conteúdo interativo. No ano passado, o Instagram criou um programa para permitir que terceiros (celebridades, marcas etc) criassem seus próprios filtros de realidade aumentada nos Stories. Os usuários podem espalhar a sua marca apenas compartilhando seu filtro customizado.
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Getty Images 2. Ferramentas de crescimento
Não importa quão inteligente seja a sua estratégia de mídias sociais – o segredo é usar ferramentas de crescimento para conseguir mais seguidores, curtidas e outros tipos de engajamento. Para ter um público maior, use o site SocialSteeze, uma ferramenta que traz seguidores reais, pessoas que provavelmente ficarão interessadas em sua marca e produtos. Mas atenção: ter um número enorme de seguidores nem sempre significa aumento de vendas, tráfego e conversões.
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Getty Images 3. Autenticidade de influenciador
Quando se trata de contar com a colaboração de influenciadores, a autenticidade deve ser um dos fatores mais importantes. É fácil conseguir seguidores, mas os melhores influenciadores são aqueles que têm pessoas de verdade os seguindo, aquelas que estão realmente interessadas em seu conteúdo. Em outras palavras, influenciadores devem realmente influenciar seu público.
Antes de trabalhar com um influenciador, pesquise mais sobre ele e sua presença digital, além do número de pessoas que o acompanham: eles estão recebendo engajamento suficiente em seus posts? O público deles realmente se importa com o que têm a dizer? Com quais outras marcas eles já colaboraram e como eram as campanhas? Eles são verdadeiramente autênticos?
Você pode utilizar ferramentas como a Social Bakers para pesquisar e encontrar influenciadores no Instagram com base em sua localização, audiência e interesses.
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Getty Images 4. Compras no Instagram
Antigamente, se você quisesse vender um produto com a ajuda do Instagram, podia divulgá-lo e, então, os clientes clicavam em um link para efetuar a operação no site. Agora, com a ferramenta de compras da plataforma, seus seguidores podem comprar produtos diretamente lá, o que os torna mais propensos a concluir a negociação.
Esta é uma tendência que continuará crescendo em 2019 e nos próximos anos. Os millennials e a geração Z querem conveniência e a facilidade de conseguir produtos por meio das plataformas que realmente usam: Messenger (do Facebook), Instagram, Snapchat e outras.
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Anúncio publicitário -
Getty Images 5. Anúncios no Story
Com a popularidade da ferramenta Stories, é uma boa ideia usá-la para promover e vender seus produtos. De acordo com a pesquisa do Instagram, cerca de 400 milhões de usuários veem Stories todos os dias. Um terço dos mais vistos são de marcas. Além disso, cerca de um em cada cinco Stories recebe pelo menos uma mensagem direta dos seguidores.
Marcas como Gap, por exemplo, tiveram um sucesso incrível ao usar os anúncios do Story: uma taxa de cliques 73% maior do que nas campanhas anteriores da plataforma.
Para começar com os anúncios, use a sua conta do Facebook Ads Manager.
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Getty Images 6. Destaque no sStories
Os Stories são ótimos, mas desaparecem depois de 24 horas. E é por isso que os destaques surgiram: você pode salvar seus melhores posts e deixá-los em seu perfil por quanto tempo quiser. Seus fãs e seguidores – e qualquer um que visite sua conta – poderão ver seus destaques.
Há diversos modos de aproveitar esta ferramenta. Você pode, por exemplo, criar Stories que promovem a sua marca, produtos específicos ou eventos. Além disso, faça questão de salvar o Story com maior engajamento para que as pessoas continuem vendo.
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Getty Images 7. Cinemagrafia
Quando se trata de conteúdo para redes sociais, inovação e originalidade são extremamente importantes. Há muito competição em conteúdo, não apenas de outras marcas, mas também de influenciadores digitais e de amigos e familiares dos seguidores.
Uma das maneiras de se destacar é ter certeza de que as pessoas estão prestando atenção no que você está postando. Para melhorar seu engajamento, faça publicações variadas e experimente novos formatos próprios. Algo que tem feito sucesso na plataforma é a cinemagrafia, que são imagens com apenas um detalhe em movimento.
Para criar a sua, use o aplicativo PLOTAVERSE, que pode ser encontrado na App Store e na Play Store.
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Getty Images 8. IGTV e vídeo vertical
Compartilhar vídeos no Instagram é algo importante atualmente e, por isso mesmo, o IGTV é uma boa tendência. Esta plataforma é especificamente feita para a criação de vídeos verticais – apenas para serem vistos em celulares. É um recurso perfeito para a sua conta.
O Instagram anunciou sua nova ferramenta na metade do ano passado. O IGTV é, como a própria rede social diz, “um novo aplicativo para assistir vídeos verticais de formato longo de seus criadores favoritos”. Com ele, não existe mais o limite de um minuto – os vídeos podem durar até uma hora. E mesmo que haja um aplicativo exclusivo para isso, usuários do Instagram também podem visualizar esses vídeos verticais por meio do app da plataforma, o que é ótimo para as marcas, já que permite que elas alcancem a enorme audiência da plataforma – cerca de 1 bilhão de usuários.
Você pode usar o recurso para criar vídeos longos e atraentes para promover sua marca e seus produtos, destacar itens específicos e seus usos, compartilhar filmes de seus eventos, organizar entrevistas e criar todo tipo de conteúdo criativo que entreterá e envolverá seu público.
1. Filtros do Instagram Stories com realidade aumentada
Uma das maneiras mais originais e divertidas de promover sua marca é por meio de conteúdo interativo. No ano passado, o Instagram criou um programa para permitir que terceiros (celebridades, marcas etc) criassem seus próprios filtros de realidade aumentada nos Stories. Os usuários podem espalhar a sua marca apenas compartilhando seu filtro customizado.