Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Colunas / O Facebook está se tornando reduto dos mais velhos?

O Facebook está se tornando uma rede para o público mais velho?

Rede criada por Mark Zuckerberg vivencia êxodo de usuários mais jovens

Niall McCarthy
13/03/2019 Atualizado há 6 anos

Acessibilidade

Getty Images
Getty Images

Embora o relatório não forneça razões sólidas para esse comportamento, pode ser que os problemas de privacidade da rede social, além das violações de confiança, estejam começando a ter maior impacto. O surgimento e crescimento do Instagram e Snapchat também pode ser considerado outro motivo

Será que o Facebook está se transformando em uma plataforma social para adultos mais velhos? Por mais que essa pergunta pareça um pouco estranha, é perceptível que os jovens estão deixando a rede social de lado, enquanto um número cada vez maior de pessoas acima dos 55 anos está entrando nela.

LEIA MAIS: Zuckerberg quer unir WhatsApp, Insta e Face Messenger

A rede criada por Mark Zuckerberg está lutando para manter sua base de usuários, uma vez que, em relação a 2017, registra 15 milhões de pessoas a menos só nos Estados Unidos. Segundo dados divulgados na última quarta-feira (6) pela Edison Research, 67% da população acima de 12 anos usou o Facebook em 2017, índice que atualmente é de 61%.

Os jovens formam o principal público a migrar para outras redes, enquanto pessoas com mais de 55 anos estão se inscrevendo no Facebook. Em 2017, a Edison Research descobriu que 79% do grupo demográfico de 12 a 34 anos usava o Facebook, índice que caiu para 62%. Os usuários na faixa etária de 35 a 54 anos eram 72% em 2017. No ano passado, eles caíram para 69% e permanecem assim em 2019. Os dados também mostram que a proporção de pessoas com mais de 55 anos que usam o Facebook cresceu de 49% para 53% entre 2017 e 2019. Não é de admirar que todos os adolescentes se queixem dos pedidos de amizade de pais, tias e tios.

Mas por que os usuários mais jovens estão abandonando o Facebook? Embora o relatório não forneça razões sólidas para esse comportamento, pode ser que os problemas de privacidade da rede social, além das violações de confiança, estejam começando a ter maior impacto. O surgimento e crescimento do Instagram e Snapchat também pode ser considerado outro motivo, sendo ambas as plataformas atraentes para os usuários mais jovens, não só devido à simplicidade, mas também pelo fato de que elas coletam menos informações pessoais. Contudo, o Instagram pertence ao Facebook, e os problemas de migração de usuário podem forçar a empresa a implementar um sistema de mensagens universal para acabar com o êxodo. Caso contrário, o Facebook pode ter que aceitar que está no caminho para se tornar uma rede social para os mais velhos.

Veja, no gráfico abaixo, os dados do Facebook em relação aos três últimos anos:

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Forbes no Facebook: http://fb.com/forbesbrasil
Forbes no Twitter: http://twitter.com/forbesbr
Forbes no Instagram: http://instagram.com/forbesbr

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Análise de Dados
  • dados
  • estados unidos
  • Facebook
  • grupo
  • idosos
  • Instagram
  • jovens
  • mídias sociais
  • migração
  • população
  • público
  • redes sociais
  • Snapchat
  • Tendência

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • forbes bill gates bilionarios
    Carreira

    Bilionários sem Diploma: 15 Nomes da Lista Forbes que Fizeram Fortuna sem Ensino Superior

  • Forbes Agro

    Pés de Galinha: Tarifas de Trump Travam Comércio de uma Iguaria para a China

  • Logo da Copa do Mundo de 2026 na Times Square (NY): temor com restrições a imigrantes (Foto: Reuters)
    Forbes Money

    Gol Contra: Medidas de Trump Podem Afetar Público da Copa do Mundo 2026

Últimas Notícias

  • acordo

    Ibovespa e Dólar Avançam, Repercutindo Acordo entre EUA-China

  • Como a RAR Agro & Indústria Quer Faturar R$ 1 Bi com Maçã, Queijo, Vinho e Azeite

  • Brasil Quer Ampliar Presença do Agro Brasileiro na China

  • USDA Eleva Previsão de Safra 2024/25 de Milho do Brasil; Mantém Soja

  • Colheita de cana-de-açúcar

    Raízen Vende Usina Leme por R$ 425 Milhões

  • soja

    Analista Revisa para Cima Previsão de Colheita e Exportação de Soja da Ucrânia

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.