Resumo:
- Segundo a Statista, a rede social alcançou 1 bilhão de usuário médios no terceiro semestre de 2018;
- Os usuários do Instagram, em sua maioria, são jovens de 18 a 28 anos e de classe alta;
- 80% dos usuários usam o celular nos primeiros 15 minutos do dia e às 9h e 18h, antes ou depois do período de trabalho e estudo.
Desenvolvida pelo Facebook e lançada em outubro de 2010, o Instagram é uma plataforma de mídia social baseada em imagens. Segundo a Statista, a rede social tinha 90 milhões de usuários mensais no primeiro trimestre de 2013. No início do terceiro trimestre do ano passado, a plataforma já registrava 1 bilhão de usuários por mês, e a previsão é de que continue a crescer. Embora o Facebook ainda seja mais amplamente utilizado (2 bilhões de usuários por mês segundo estimativas), o Instagram está em constante crescimento, e há algumas diferenças no perfil dos usuários das duas redes.
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As duas principais áreas em que o Instagram e o Facebook diferem são idade média e renda familiar dos usuários. A audiência no Instagram é inclinada para o público mais jovem (18-29 anos). Além disso, a maior parte dos usuários do rede social tem renda mais alta, de acordo com o estudo.
É por isso que os profissionais de marketing têm um grande interesse no Instagram e no Facebook, mesmo com públicos distintos. Por causa das diferenças nos perfis dos usuários, a rede social pode ser um lugar melhor para marcas que visam públicos mais jovens ou mais ricos para engajamento. Por exemplo: enquanto uma empresa pode ter como alvo uma audiência no Facebook, o Instagram pode ser melhor para marcas de estilo de vida que atraem um público mais jovem e mais na moda.
Como impulsionar o engajamento no Instagram
Muitos profissionais de marketing dão menos importância às mídias sociais se as postagens não forem impulsionadas, tornando-as publicidades paga. Quando as postagens não estão sendo monetizadas, elas são chamadas de orgânicas e, do ponto de vista de marketing, destinam-se a cumprir algumas metas estratégicas importantes:
Promova a conscientização da marca
Muitas empresas não veem a necessidade de estar na mídia social se não estiverem anunciando diretamente alguma coisa, mas até mesmo essas campanhas que “parecem vivas” têm benefícios. Principalmente se uma marca publica conteúdo significativo e relevante em uma base consistente, os membros da audiência teriam mais chances de mantê-la em mente.
Envolva-se com os usuários
Um dos benefícios das mídias sociais é a capacidade de responder às avaliações dos usuários em tempo real. Dar à sua marca uma voz empática pode ajudar muito a conquistar os corações e mentes de novos usuários.
Esses dois objetivos dependem da sua capacidade de alcançar o maior número possível de pessoas quando posta no Instagram, o que nos leva à pergunta mais difícil: quando é a melhor hora para publicar na rede social?
Para descobrir quando suas postagens terão mais impacto, você precisa entender completamente quem é seu público-alvo. Como e quando eles estão mais propensos a se envolverem com marcas como a sua? Como eles acessam a mídia social e quando é mais provável que a usem ao longo do dia? Aqui estão algumas dicas para entender seu mercado-alvo específico:
O Instagram é mais usado em dispositivos móveis
Ao contrário do Facebook, que por causa da idade média dos usuários é mais acessado em computadores domésticos e laptops, o Instagram é mais usado em dispositivos móveis, como telefones celulares e tablets.
A maioria das pessoas verifica o celular ao acordar
De acordo com a pesquisa, 80% dos usuários checam seus smartphones nos primeiros 15 segundos depois de acordar. Para a maioria das pessoas, isso significa rolar na cama e imediatamente pegar o telefone depois que o alarme toca. Apesar da noção de que a luz azul das telas eletrônicas poderia afetar negativamente a qualidade do sono, muitos usuários olham para seus telefones antes de irem para a cama também.
Com essas dicas em mente, podemos fazer algumas deduções antes de analisarmos a pesquisa sobre os tempos certos de postagem. Primeiro, podemos concluir que, se estivermos postando no Instagram, a maioria dos nossos usuários verá esse conteúdo em seus telefones. Segundo, é provável que essa visualização seja a primeira e a última coisa que os usuários fazem em um determinado dia. Por essa lógica, no início da manhã e tarde da noite devem ser dois dos melhores horários para postar.
O que os dados mostram
Os melhores horários de publicação dependem do público. De acordo com a HubSpot, é verdade que, independentemente de quem sua marca está segmentando com conteúdo, postar no início do dia é uma boa estratégia. De terça a sexta-feira, a HubSpot informa que postar por volta das 5 horas da manhã é ótimo para o engajamento.
As segundas-feiras, normalmente, não são bons dias para postar. Isso pode ser devido ao menor uso no início da semana ou ao fato de que mais marcas publicam conteúdo às segundas-feiras, levando a maior concorrência por engajamento. No geral, os melhores dias para postar e ter engajamento máximo é entre terça e sexta-feira, das 9h às 18h. Isso ocorre porque as pessoas provavelmente verificam suas mídias sociais antes e depois de começarem a trabalhar de manhã e novamente antes e depois de terminarem o expediente.
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Claro, isso é para um público genérico. A HubSpot recomenda que você analise sua base de clientes e seu público-alvo específico – há momentos que eles têm mais chance de olhar as redes sociais. Para fazer isso, considere conduzir uma pesquisa de marketing para entender melhor seu público-alvo. Com base nos resultados, você pode otimizar a janela de tempo por uma ou duas horas em ambas as extremidades, porque esse setor específico pode chegar ter horários diferenciados de trabalho.
Conclusão: conheça sua audiência
O melhor momento para postar no Instagram pode variar para diferentes profissionais de marketing e, embora exista um corpo significativo de pesquisas que sugerem postar em momentos específicos, a única maneira de realmente saber como alcançar os olhos e ouvidos de seu público é construir um firme compreensão de quem eles são e como eles consomem conteúdo como o seu.
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