Resumo:
- O Facebook está treinando um novo assistente de inteligência artificial dentro do jogo “Minecraft”;
- A ideia dos pesquisadores é explorar a variedade do game e usar o aprendizado em futuras tecnologias do mundo real;
- A IA vai responder a ordens de voz dos jogadores e poderá ser baixada;
- “Minecraft” foi o jogo mais vendido do mundo, atingindo a marca de 170 milhões de unidades comercializadas, e tem hoje 90 milhões de jogadores mensais.
O Facebook está usando o popular jogo “Minecraft” para ajudar a treinar um novo assistente artificialmente inteligente. Em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), a rede social publicou discretamente, em julho, um artigo que detalha a função da tecnologia. O objetivo é treinar a inteligência artificial (IA) dentro do game para executar tarefas por comando de voz.
LEIA MAIS: Facebook leva reconhecimento facial a todos os usuários
“Neste trabalho, defendemos a construção de um assistente virtual situado no jogo, a fim de estudar o aprendizado pela interação e, principalmente, o aprendizado da interação com a linguagem”, explicam os pesquisadores na publicação.
De acordo com a equipe de cientistas, o “Minecraft” é o ambiente perfeito para treinar a IA, já que o game é um “sandbox”, modo de jogo em que os jogadores podem se mover, lutar, criar, explorar e construir objetos em um mundo virtual.
O assistente de IA criado pelos pesquisadores do Facebook Research e do MIT será essencialmente um robô no videogame. O assistente vai interagir com os jogadores e executar as tarefas que eles pedirem.
Os cientistas esperam que a IA aprenda com as diferentes interações com humanos e, finalmente, aumentar a gama de tarefas que é capaz de executar. Um exemplo é que os jogadores podem fazer com que o bot construa certos tipos de estruturas ou colete materiais específicos.
“Em vez de desempenho sobre-humano em uma única tarefa difícil, estamos interessados em competência em um grande número de tarefas mais simples, (talvez mal) especificadas por seres humanos”, afirmam os pesquisadores no artigo.
Jogadores interessados em usar o assistente para “Minecraft” do Facebook já podem baixar o bot no GitHub. Mesmo que esteja ainda nos primeiros passos, os estudiosos esperam que a IA possa eventualmente executar tarefas complexas, como “construir uma torre acima das nuvens usando água”. Veja, abaixo, o robô em ação:
“Queremos criar um assistente inteligente que possa fazer o que os usuários quiserem [no jogo]”, dizem os pesquisadores no documento. “Exemplos simples de tarefas do assistente podem variar desde a construção de estruturas simples ou complexas a paisagens de uma cidade inteira, quebrando, dançando, pegando multidões [criaturas de Minecraft] etc.”
O “Minecraft” é um dos jogos mais vendidos de todos os tempos, superando clássicos como “Tetris” e “Super Mario Bros.”, com mais de 170 milhões de cópias comercializadas. Mais de 90 milhões de pessoas jogam o game todos os meses.
Pesquisadores do Google já treinaram sistemas de IA para competir com jogadores profissionais de “Starcraft II” e o jogo de tabuleiro chinês “Go”. Mas eles acham que o sistema pode ajudar a superar um novo problema, ajudando os computadores a analisar e entender o complexo discurso humano.
Mesmo quando um jogador fala para ferramenta construir uma estrutura, o bot precisa entender o que cada palavra significa e distinguir medidas, materiais, localização e outras informações contextuais. Inevitavelmente, essa IA pode ser usada para executar tarefas complexas no mundo real.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Tenha também a Forbes no Google Notícias.