Para muita gente, tomar decisões simples, como escolher entre uma camisa branca ou preta, por exemplo, pode ser um verdadeiro desafio. E essas dúvidas se estendem para outras áreas da vida: em que bairro morar, qual carro comprar, que curso fazer na faculdade…
Quando o assunto é trabalho, ser sempre tão indecisa é um problemão, afinal, você pode perder prazos e até clientes.
Se você faz parte desse time e sabe que tomar uma decisão importante pode a deixar não apenas estagnada, mas também atrapalhar a eficiência e o gerenciamento do seu tempo no trabalho, veja abaixo três dicas práticas (e muito simples) para tomar decisões de maneira rápida, muito mais assertiva e inteligente.
Seja curiosa
O grande problema das pessoas indecisas é que elas precisam acreditar que evidências e fatos vão de acordo com que elas pensam ou já sabem. Entretanto, quando se trata de tomar uma decisão rápida ou importante, principalmente no trabalho, manter a mente aberta ajuda a criar um resultado muito melhor. O motivo? Quando ficamos curiosas sobre outras opiniões e perspectivas, não ficamos surpresas ao percebermos que nem sempre estamos certas. Pelo contrário: a curiosidade nos ensina a analisar os diferentes cenários de uma mesma situação, diminuindo as chances de arrependimento quando finalmente damos nossa resposta definitiva.
Minha sugestão? Diante de uma decisão complexa e importante, procure analisar de três a cinco opiniões diferentes do ponto de vista de impactos e consequências. Assim, fica mais fácil escolher qual delas oferece o resultado mais próximo ao que você deseja.
Não se deixe influenciar por o que os outros fariam no seu lugar
Faz sentido imaginar o que pessoas bem-sucedidas fariam no nosso lugar ou até mesmo checar com o resto da equipe se eles concordam com a nossa opinião, mas não se esqueça de que, se cabe a você a palavra final, o melhor é pensar por si mesma, mesmo que isso signifique ser impopular ou assumir uma posição controversa.
Toda a nossa tomada de decisão é influenciada pelos mesmos princípios de persuasão: opiniões de amigos e colegas, reciprocidade, simpatia, autoridade e consistência. Entretanto, antes de sair confiando demais na opinião dos outros, pondere como essas pessoas conhecem o assunto em questão e o quanto estão a par da situação. Elas sabem realmente mais que você? Leve em conta seus conhecimentos, suas experiências e instintos. Isso ajuda, e muito.
Trabalhe a sua indecisão
Se o seu problema é pensar demais e dificultar decisões “simples”, tente não se culpar tanto e veja sua indecisão por outra perspectiva: para ações que não exigem uma decisão rápida, gastar um tempo maior pensando em todas as possibilidades e resultados diminui as chances de atitudes precipitadas e impulsivas que podem colocar a perder o trabalho de toda uma vida.
Procure avaliar se você está com medo de ser impulsiva ou se a sua indecisão é resultado de uma ansiedade exagerada. Se perceber que você está paralisada e o prazo estiver apertado, o melhor é recorrer às suas ideias originais, aquelas que não foram criadas quando você estava analisando demais. Normalmente, elas surgem por instinto e acabam sendo a melhor opção. Tudo o que você precisa é se dar um voto de confiança. Você consegue.
Fabiana Scaranzi é apresentadora, com passagens na Globo e na Record, à frente dos programas Jornal Hoje, Jornal Nacional, Bom Dia Brasil, Jornal da Globo, Globo Rural, Fantástico e Domingo Espetacular. É autora do livro “Mulheres Muito Além do Salto Alto”, CEO da FAB PRODUÇÕES e formada em Coach de Vida e Carreira pelo ICI – Integrated Coaching Institute. Em 2019, abriu o primeiro coworking feminino do Brasil.
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