Bill Gates disse hoje que o isolamento total por seis a dez semanas é a única opção viável para minimizar perdas humanas e econômicas para que os Estados Unidos se recuperem da crise da Covid-19.
O bilionário-filantropo previu durante uma entrevista virtual do TED que, se o país adotar isolamento rigoroso, poderá haver resultados positivos em 20 dias.
Segundo ele, os Estados Unidos perderam o período crucial para desenvolver testes abrangentes –que precisariam ter ocorrido em fevereiro e poderiam ter sido usados como uma alternativa ao isolamento total em todo o país.
VEJA TAMBÉM: Como Bill Gates e outros 12 bilionários estão reagindo à pandemia de coronavírus
“Realmente não há meio termo. É muito difícil de dizer, ‘continue indo a restaurantes, compre novas casas, ignore a pilha de corpos no canto’. É muito irresponsável sugerir às pessoas que elas podem ter o melhor dos dois mundos”, disse.
Ele reiterou que os Estados Unidos precisam manter o isolamento neste momento para evitar resultados devastadores, como os de Wuhan e do norte da Itália.
Gates manteve seu otimismo em relação à crise, dizendo que a experiência mundial com a Covid-19 nos permitirá preparação a próxima pandemia.
Ele está confiante de que a inovação que ocorre nos países ricos do Hemisfério Norte no momento fortalecerá os países em desenvolvimento do Hemisfério Sul, que começam a enfrentar surtos agora.
Com um patrimônio líquido de US$ 97,4 bilhões, o fundador da Microsoft já doou 25% de sua riqueza para causas beneficentes por meio de sua organização filantrópica Bill & Melinda Gates Foundation, que inclusive direcionou até agora US$ 50 milhões para pesquisas sobre o novo coronavírus.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.